Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Mercedes e sua trágica relação com Le Mans - II

12 de junho de 2008 2

Ontem falamos sobre a maior tragédia do automobilismo em todos os tempos: o acidente de 1955 nas 24 horas de Le Mans. E a relação dramática da montadora Mercedes-Benz com a pista francesa teria um novo capítulo na mesma pista, na mesma competição, mas com um resultado felizmente menos traumático.

Na mesma pista, quarenta e cinco anos depois, os pilotos Mark Webber (treinos) e Peter Dumbreck (na corrida), decolaram por problemas no design do carro da Mercedes nos treinos e corrida de 24 de Le Mans de 1999.

Em 1999, Webber bateu duas vezes, uma no treino oficial e outra no warm-up. Não existem registros das imagens do acidente ao vivo, só das consequências, mas reparos foram feitos no carro mudando a aerodinâmica:

Porém o problema se repetiu durante a prova, e aí o mundo inteiro viu que o carro tinha problema, e sério. A imagem é impressionante: Dumbreck decolou durante a prova, indo parar nas árvores ao lado da pista.

Por precaução, a equipe se retirou da prova com o carro restante, o número 6 de Bernd Schneider/Pedro Lamy/Frank Lagorce. O projeto do Mercedes CLM foi abandonado imediatamente.

Postado por Perin, que lembra da repercussão na época

VEJA TAMBÉM:

Comentários (2)

  • Eduardo Tomedi diz: 13 de junho de 2008

    Muito bom o seu blog Alexandre!!!

    Sobre o erro do projeto.. ele aconteceu na parte de baixo do carro, o ar que passava por baixo do mesmo não tinha vazão necessária pelos extratores e fazia com que se formasse uma bolha de ar embaixo do carro, fazendo com que ele levantasse do chão.. o acidente durante a corrida foi pior, pois o problema aconteceu justamente em um ponto da pista de muita velocidade que o terreno não era plano, que fez com que o carro fosse “catapultado”

  • Fernando Kesnault diz: 12 de junho de 2008

    Existem imagnes feitas por um fotógrafo salvo engano, um brasileiro, sei que tenho isto em uma revita, creio ser a Racing(o acidente de Mark Webber).

Envie seu Comentário