Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Pênaltis "indiretos: início, meio e fim

26 de junho de 2008 4

No mês passado, na vitória de 2×1 do América-MG sobre o Ideal pela Segunda Divisão do Campeonato Mineiro, o atacante Euller tocou de calcanhar para Douglas (ex-Grêmio), que deslocou o goleiro e fez o gol. Tudo isto não seria nada demais se Euller não tivesse feito isto em uma cobrança de pênalti…

Euller apenas repetiu uma cobrança feita pelo gênio holandês Johan Crujff, no jogo Ajax 5×0 Helmond Sports, pelo Campeonato Holandês da temporada 82/83. Ao invés de bater direto, o meia apenas rolou a bola para o dinamarquês Jesper Olsen. Este por sua vez, devolveu para Crujff, que só rolou para as redes. Como bem sabem, o gol é perfeitamente legal: só não seria se a bola não rolasse uma vez sobre seu eixo, ou se na troca de passes, um dos jogadores estivesse à frente da linha da bola, ocasionando um impedimento.

Pior foi o que ocorreu no Campeonato Inglês de três temporadas atrás, no jogo Arsenal 1×0 Manchester City. O meia francês Robert Pires foi fazer a mesma coisa ao rolar para o compatriota Thierry Henry e tocou mal na bola. Ela não rolou e Pires tocou de novo, ocasionando um “dois-toques” e tiro livre em favor do Manchester City. Menos mal que o Arsenal ganhou aquele jogo…

Postado por Perin, com mais lances curiosos do Planeta Bola

Comentários (4)

  • Fernando Kesnault diz: 27 de junho de 2008

    Muito legal este post, já tinha visto acontecer este lance com o Cruyff, só um detalhe: Eu pensei que o lance havia ocorrido na década de 70, mais precisamente o ano de 1972, me desculpe se insisto neste ponto, mas…

     

    Editado: foi em 1982 mesmo, na segunda passagem de Crujff pelo Ajax (depois de brilhar na Espanha). Confira aqui no RSSSF

  • Alessandro diz: 27 de junho de 2008

    Grande Perin. Só uma observação sobre a regra, a bola precisa ir pra frente segundo Arnaldo Cesar Coelho porque o jogador deve buscar o gol.

  • Lucas Dornelles diz: 27 de junho de 2008

    acho que tem um link errado aqui, penaltys de fluminense e botafogo na copa sul-americana?

    Editado: ÓBVIO QUE TEM, ERREI… Valeu, Lucas

  • Roberto Franco Penno diz: 4 de agosto de 2008

    Alguns detalhes: não precisa ser jogada para frente, é uma falta como outra qualquer, podendo ser jogada em qualquer direção, somente o tiro inicial precisa ser tocado para frente. Outro detalhe é que fazem alguns anos que a bola precisa ser tocada, não precisa ser rolada em seu eixo para estar em jogo.

Envie seu Comentário