Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

John McEnroe: isto sim é `boca-suja`

27 de junho de 2008 0

Um dos maiores tenistas da história do esporte foi o norte-americano John McEnroe. Tricampeão em Wimbledon, foi ainda quatro vezes vencedor do US Open e um dos maiores duplistas de todos os tempos (em especial jogando ao lado de Peter Fleming).

Foram 155 troféus, sendo 84 de simples, um de duplas mistas e o resto de duplas.Mac” (como era conhecido) e nutriu uma rivalidade imensa com o sueco Bjorn Borg, incluindo duas finais antológicas em Wimbledon e no US Open de 1980, ambas decididas no 5° set . Outros rivais nas quadras foram o tchecoeslovaco Ivan Lendl (que uma vez nocauteou McEnroe involuntariamente com uma bolada) e seu compatriota Jimmy Connors, este já em final de carreira.

Porém ele tinha um pequenino problema… O gênio! Foi suspenso por xingar juízes, assistentes e bandeirinhas diversas vezes. Foi suspenso por dois meses em 1986 depois de uns xingamentos ocasionais no US Open. A pior foi em 1990, no Australian Open, quando foi sumariamente desclassificado da competição por xingar um juiz pela terceira vez na mesma partida.


McEnroe não tinha nenhum tato e proferia palavrões a torto e direito. Ou ainda jogava a raquete na primeira coisa que via, poderia ser o solo da quadra, umas bananas, o copo de suco ou a parede. Classe, finesse? Bem capaz! McEnroe ultrapassava o limte da falta de educação e era antipatizado pela maioria dos torcedores, especialmente no calmo mundo do tênis (ainda mais na época).

Seu temperamento explosivo não impediu de conquistar recordes 13 títulos em uma só temporada (1984), com apenas 3 derrotas em 85 partidas (Federer chegou perto, com 81-3 em 2005). Mesmo assim, neste mesmo ano Mac estourou com a arbitragem após um `erro` (na sua visão) no Torneio de Estocolmo:


O pior de tudo isto é que recentemente foram utilizados recursos computacionais para verificar se, nos lances que McEnroe causou uma enorme confusão, ele tinha razão ou não. Em todos os cinco principais momentos analisados por uma equipe norte-americana, o resultado foi: cinco vezes McEnroe estava errado!

Este era John McEnroe. 170 semanas líder do ranking da ATP. Quatro vezes líder do ranking ao final da temporada. Pentacampeão mundial da Copa Davis. Um dos cinco maiores tenistas dos Estados Unidos em todos os tempos.

E um louco desbocado em quadra.

Postado por Perin, escondendo as crianças destes vídeos…

Envie seu Comentário