Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts do dia 5 julho 2008

'The Heidi Game' - O jogo que mudou as transmissões no esporte dos EUA

05 de julho de 2008 2

Para quem não ouviu falar (ou seja, 99% das pessoas normais e não freaks que nem eu) esse jogo de futebol americano chamado “THE HEIDI GAME” ocorreu em 1968 e o Los Angeles Raiders venceu por 43 x 32 o New York Jets. Além de ter sido uma virada incrível nos segundos finais de jogo, a partida mudou a relação entre a TV norte-americana e o esporte daquele país.

Faltando menos de um minuto, o Jets bateu um field-goal que lhe deu a liderança, 32×29. Então, restando somente 32s de partida, após o retorno do kickoff pelo Raiders (até a jarda 23 de defesa) a NBC, que transmitia o jogo ao vivo pra todo o EUA, foi pros comerciais e… NÃO VOLTOU PRO JOGO!

Ou seja, o resto do país achou que o jogo tinha terminado com a derrota dos Raiders, mas a frustração de não assistir a jogada final foi bem grande. Só que o jogo NÃO terminou assim…

Durante a semana, se viu o problema entre a exibição prevista do filme HEIDI, um infantil contando a história da garota suíça de um livro de sucesso. Ficou a dúvida se, no horário pontual das 19h, começaria a ser transmitido o filme, ou isto aguardaria o término do filme.

Com o placar apertado, durante o jogo inteiro, milhares de espectadores ligaram para a NBC para pedir que não mudassem para o filme, ou ainda perguntando se ia mudar mesmo no meio do jogo. Então os executivos viram que era melhor deixar o jogo, mas não conseguiram contato com a área técnica. Aí ocorreu o desastre.

Pontualmente às 19h começou a exibição do filme Heidi, em acerto feito com o patrocinador TIMEX (de relógios). O presidente da NBC chegou a ligar direto para o chefe de operações, mas não obteve contato. Tudo já estava sendo desligado no estádio de Pasadena, e não havia mais tempo pois o jogo terminou instantes depois. Então todos os milhões de teleespectadores perderam a sensacional virada do Raiders, com dois touchdowns no final.

No primeiro, Lamonica (QB do Raiders) começou um drive sensacional. Com um passe curto, seguido por um penalty (face mask), o RB Charlie Smith levou o Raiders até a jarda 43 do Jets. Depois Lamonica novamente passou para Smith que bateu todo mundo na corrida e chegou à end-zone do Jets, em um drive de 77 jds em incríveis 23 segundos. Após um fumble no retorno de kickoff do Jets, o Raiders recuperou a bola na jarda 2 e foi só correr pro segundo TD. Em 9 segundos o Raiders marcou 2 TDs!

Para completar a burrada, a NBC colocou, justamente, na cena mais dramática do filme (reparem no instante 02min50s quando Clara consegue andar) o resultado final do jogo!

Isto é, a incrível virada dos Raiders que ninguém viu!!! Para quê, além de esqueceram o filme (que, aliás, é muito melodramático para o meu gosto), a revolta ficou ainda maior contra a NBC. Simplesmente não existem imagens dos dois lances ao final da partida!

Muito anos depois, as imagens apareceram:

Revoltados com a NBC, milhares de ligações torraram o circuito da central telefônica da NBC. Depois disto, o alvo foram as afiliadas da empresa, as rádios, polícia e até o New York Times. O “The Heidi Game” foi capa do centenário jornal novaiorquino, tal foi o impacto da confusão.

Centenas de milhares de bonecas “Heidi“, com facas nas costas, caveiras, deformadas, livros da história foram enviados aos executivos da NBC, que passou meses em uma campanha publicitária para arrumar a besteira feita.

Depois disto, mudou muita coisa. Todos os eventos esportivos, sobretudo a NFL (a queridinha da TV americana) são transmitidos na íntegra. Sete anos depois, a estréia de “A Fantástica Fábrica de Chocolate” foi atrasada para o término de um jogo da NFL. Em contrato, a NFL exige que o jogo seja transmitido na íntegra, sobretudo para a cidade do time visitante da partida.

Para vocês terem uma idéia do impacto do incidente, o “The Heidi Game” foi eleito o mais famoso jogo em 10.000 partidas da história de temporada regular da NFL.

Como gato escaldado não passa perto da água, a NBC criou uma ligação direta dos executivos com a equipe de operações chamada “The Heidi Phone“, que não passa pelos circuitos do evento.