Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Hungria, parte I: Mansell humilha Senna em 1989

01 de agosto de 2008 3

Na semana do pior GP de qualquer tempo, no lixo de pista chamado Hungaroring em Budapeste, Hungria, vamos recordar o de melhor e o de pior que já aconteceu naquelas bandas. Hoje o assunto é Nigel Mansell e uma humilhante ultrapassagem sobre o mítico Ayrton Senna no ano de 1989.

Nigel Mansell, o maluco inglês que por uma década deu show e provocou risadas na Fórmula-1, era mesmo especial. Capaz de barbeiragens antológicas, Mansell também tinha momentos especiais.

Campeão, enfim, em 1992 com um carro infinitamente superior aos rivais e sem concorrência interna na inglesa Williams contra o italiano (e coadjuvante eterno) Riccardo Patrese, Mansell foi vice-campeão nas temporadas de 1986, 1987 e 1991, e conquistou expressivas 31 vitórias na carreira, só atrás das lendas Senna (41), Prost (51) e Schumacher (91).

Mas Mansell era capaz de momentos únicos. Só ele mesmo para fazer uma corrida inesquecível no kartód…, ops, autódromo de Hungaroring em 1989. Largou em 12° lugar com sua nada competitiva Ferrari, mas passou quatro carros ainda na primeira curva. Aroveitou problemas com Alessandro Nannini e depois passou por Thierry Boutsen e Alex Caffi.

Enquanto isto, Patrese liderava seguido por Senna, enquanto Alain Prost era somente o quarto. Quando Patrese foi ultrapassado por Senna, Mansell não perdeu tempo e passou Prost. Na volta 54, Patrese abandonou e Mansell estava à caça de Senna. Três voltas depois, o inglês superou o brasileiro em uma magnífica manobra, como podemos ver abaixo:

Foi a segunda vitória de Mansell na Ferrari, depois de ganhar logo em sua estréia no Brasil (o famoso GP que Senna errou feio e se atrapalhou com Satoru Nakajima, quebrando o bico da McLaren e terminando em terceiro lugar).

Quando era o dia “não” do Mansell, só saía besteira. Mas quando era seu dia… Bem, aí, ninguém segurava o “Leão”.

Postado por Perin, que odeia Hungaroring até no GP4

Comentários (3)

  • Fernando Voigt diz: 1 de agosto de 2008

    Caro Alexandre. O GP Brasil de 1989 foi no Rio, e Senna após uma batida na primeira volta abandonou a corrida algumas voltas depois. O incidente com Nakagima foi no GP Brasil de 1990, em que Alain Prost venceu. Um abraço, e parabéns pelo blog. Muito bom

  • Luís Felipe diz: 1 de agosto de 2008

    explica aí por que odiar Hungaroring.

    EDITADO: porque ela existe, pista chata, travada e estreita

  • Francisco Luz diz: 1 de agosto de 2008

    Vomitoring é mesmo dose pra mamute. O pior é que, na única vez que uma corrida decente aconteceu por lá, em 2006, eu não vi. Mas, incrivelmente (ou, talvez, por ser mesmo Hungaroring), lá tivemos duas das ultrapassagens mais sensacionais de todos os tempos.

Envie seu Comentário