Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Treze anos e 46 jogos sem pênaltis para o Inter

14 de agosto de 2008 23

Há 13 anos que o Internacional não tinha um pênalti marcado a seu favor em um clássico Gre-Nal. Ontem, no clássico 371, Guiñazu sofreu penalidade de Jean, convertida por Daniel Carvalho.

Em um jogo fraco tecnicamente no qual o Colorado mostrou seu desentrosamento, falta de preparação física, organização do time, enquanto o Tricolor manteve as virtudes que apresentou nos últimos meses, mesmo atuando com os reservas.

O curioso desta penalidade, além de ter sido a primeira em treze temporadas em favor do Internacional, é que ela foi somente a quinta em todo este período. Antes do lance, houve apenas quatro pênaltis a favor do Grêmio: em 1999, 2001, 2004 e 2008.

Este foi o primeiro pênalti marcado em favor do Internacional durante um clássico Gre-Nal desde o distante 02 de Abril de 1995. Na ocasião, em jogo válido pelo Gauchão daquela temporada, o Internacional saiu na frente com gols de Nando e Leandro Machado, enquanto o Grêmio descontou com Paulo Nunes. Foi Leandro Machado que cobrou a penalidade em favor do Colorado, ainda no primeiro tempo.

Para vocês verem quanto tempo já passou desde aquele dia: Paulo Nunes, Arce, Rivarola, Adílson, Dinho, e Wágner Mancini hoje estão aposentados no Grêmio, o mesmo valendo para Leandro Machado, Argel, Nando, Márcio Bittencourt no Inter…

EDITADO: Esclarecendo que Leandro Machado anunciou sua aposentadoria após romper os ligamentos do joelho no jogo Sport 2×2 Grêmio, Brasileirão 2008. Só clicar na matéria.

O mais incrível é que desde jogo em diante, passaram-se quatro anos sem uma penalidade em um Gre-Nal. Somente no dia 20 de novembro de 1999 foi marcado outro pênalti, desta vez em favor do Grêmio após toque de mão do zagueiro colorado Lúcio.

Ronaldinho, que voltava de jogos na Ásia pela Seleção Brasileira e estava muito mal fisicamente, bateu bem no gol de João Gabriel e fez o primeiro no empate de 1×1 no Olímpico, jogo válido pela Seletiva Pré-Libertadores.

Depois disto, voltamos a ter uma penalidade para o Grêmio em 2001. No massacre gremista de 4×2 no Gauchão de 2001( justo em um 1º de abril, para desespero dos vermelhos), o time treinado por Tite (hoje no rival), fechou a goleada com um gol de Zinho nos minutos finais de jogo, cobrando pênalti. O Grêmio chegou a abrir 3×0, levou dois gols no segundo tempo mas selou a vitória após penalidade sofrida por Rodrigo Mendes no estádio Olímpico.

Três anos se passaram, e outro pênalti para o Grêmio. Na Copa Sul-Americana de 2004, Cláudio PitBull cobrou e marcou o gol de empate na virada gremista de 2×1 no Olímpico. Depois do gol, Clemer se desentendeu com Luciano Santos e ambos foram expulsos. Coube ao goleiro colorado André fechar o gol nos minutos finais e garantir a classificação do Inter sobre o Grêmio (no jogo de ida, vitória colorada por 2×1).

2007:

Paulo Nunes, Dinho e um tal Felipão? Deu a lógica! – Brasileirão 1996
Uh, Fabiano: O Gre-Nal do 5×2 – Brasileirão 1997
Ronaldinho e Dunga: Um pirralho e um veterano – Gauchão 1999
Daniel Carvalho e o fim do sofrimento – Gauchão 2003
Fernandão e o gol 1000 – Brasileirão 2004
Quem ri por último, ri melhor – Brasileirão 2007

2008:
Muitos erros do Alício Pena Júnior – Brasileirão 2008
Pênalti sobre Nilmar – Brasileirão 2008
Grêmio não perde no Beira-Rio há quatro anos – Sul-Americana 2008

Comentários (23)

  • Valdir Moreira diz: 15 de agosto de 2008

    Leandro Machado continua na ativa.

  • Eu diz: 15 de agosto de 2008

    O Leandro Machado já se aposentou sim, depois da copa do brasil deste ano em razão de lesões!! O Perin está certo e to vendo varios leitores desinformados, pra saber mais http://www.diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=341085

  • colorado diz: 15 de agosto de 2008

    que post inutil seu gremista recalcado

  • Edleno Vargas diz: 15 de agosto de 2008

    Leandro Machado ainda joga no Sport.

  • Érico Ferreira diz: 15 de agosto de 2008

    Poxa cara, acho que deve ter sido na década de 80, e acho que antes de 87, pq realmente não lembro de ver o Grêmio perdendo penalty para o Inter. ( fora decisão nos penaltys, no caso foi o Alcindo em 92).

    Já do Inter, lembro que o Mazzaropi pegou penalty em 89, no gauchão, se não me engano num grenal de 3×1, parece que do Edu. Mas se contar decisão por penaltys, pode ter sido na própria decisão do campeonato de 89, arriscaria Edu de novo.

  • Gíton Simionovski diz: 15 de agosto de 2008

    ultimo penalti que o gremio perdeu foi em 1990 com Nílson cobrando e Maizena defendendo, smj foi 1×0 pro Inter no Beira-Rio, no 2o turno da primeira fase do Gauchão, e o Inter foi em 1989 no Beira-Rio com Mazaropi defendendo o pênalti de Nórton. Isso nos 90 minutos pois estou desconsiderando as decisões por penaltis que tivemos em 1989 e 1992.

  • Rafael Diverio diz: 15 de agosto de 2008

    Cara, eu tenho feito essa pergunta há mto tempo. Do Inter, eu não lembro. Do Grêmio, acho que não foi o Nílson que errou em 1990, e, sim, o Alfinete!

  • Zé diz: 15 de agosto de 2008

    o Leandro não é centroavante do Sport???

  • VOLKER diz: 15 de agosto de 2008

    o Leandro Machado está jogando poelo Soprt recife

  • Gabriel Lopes diz: 15 de agosto de 2008

    É uma informação interessante esta passada neste blog. Qual é a probabilidade de que não tenha havido 1 único pênalti sequer a favor do Inter em todos esses anos de clássicos GRENAL, com dezenas de jogadas de área a cada jogo?!? Virtualmente, nenhuma possibilidade. Deve ter havido vários pênaltis sonegados pelas arbitragens (e sabemos que isto realmente aconteceu, factualmente). Isto somente comprova o tamanho da catástrofe que é a arbitragem de futebol no Brasil !!!!

  • Guilherme diz: 15 de agosto de 2008

    também nao me recordo, mas acredito que foi na decisão do gauchão 1988, onde houve uma decisão por penaltis. Acho que o airton perdeu pelo Grêmio e o Dacroce pelo Inter, vou consultar meus arquivos e volto a postar.

  • pedro silva diz: 15 de agosto de 2008

    o ultimo penalti perdido pelo gremio foi no beira rio 3×1 inter 3 gols do geraldão, ano 82 ou…

  • Diego diz: 15 de agosto de 2008

    do Inter deve ter sido o Luis carlos Wink,lá nos anos 80, ele errava penaltis em clássicos direto, pelo Gaymio o último que lembro foi numa semi-final de copa do brasil, mas ai nas cobranças de penaltis para saber quem iria a final.

  • marcone brocca minotto diz: 15 de agosto de 2008

    O ultimo penalti perdido pelo Gremio, me parece que foi o cobrado por Lima, num Gre-nal valido pelo Gauchao de 1987, defendido por Ademir Maria, naquela ocasião o Gremio venceu por 3 a 0, com gols de Cristovão e dois do proprio Lima. E o ultimo penalti desperdiçado pelo Inter, me parece que foi um cobrado pelo ex zaqueiro Norton, no gauchão 89, defendido por Mazzaropi, em partida disputada no Beira Rio , vencida pelo Gremio por 3 a 1.

  • rodrigo diz: 15 de agosto de 2008

    quanto as perguntas no fim do post eu nao sei, mas q é estranho tanto tempo sem dar um penalti para o inter isso é. Mas bem legal o teu levantamento desses dados todos. legal mesmo. parabéns

  • Etojipa diz: 15 de agosto de 2008

    Que eu me lembre o Inter perdeu um penalty em 1989 pelo gauchão no beira-rio com Norton e o Mazzaropi pegou, foi no Beira-Rio com vitória do Grêmio por 3 a 1. Gols de Kita e 2 do Paulo Egidio(Grêmio) e L F Rosa Flores (Inter) já o Grêmio no jogo que perdeu em 1990 no Beira-Rio por 1 a 0 com gol do Edu Lima, foi o Maizena pegou um penalty do Nilson (não lembro se foi ele) valeu

  • Hélio Sassen Paz diz: 15 de agosto de 2008

    O ano exato do último pênalti que o tradicional adversário perdeu contra o GRÊMIO não lembro. Mas deve ter sido entre 1986 e 1990, pois deve ter sido o Luiz Carlos Winck.

    Se não me engano, ele perdeu dois ou mais pênaltis nesse período.

    []`s,
    Hélio

  • LUCAS SENGER JACOBUS diz: 15 de agosto de 2008

    Bah não lembro de pênaltis perdidos tão cedo em Grenais. Lembro das decisões de pênaltis em 1992 (Copa do Brasil) e em 1989 (Gauchão), mas com bola ROLANDO, acho que vai até antes disso…

  • Rodrigo Cabelo diz: 15 de agosto de 2008

    “Antes do lance, houveram apenas quatro pênaltis…” Está errado. O certo é HOUVE apenas quatro pênaltis.

     

    EDITADO: corrigido, obrigado pela informação

  • Érico Ferreira diz: 15 de agosto de 2008

    Respeitem o Perin gurizada, o cara tá antenado: O Leandro Machado encerrou a carreira a poucos dias, devido a uma lesão.

  • Guilherme diz: 15 de agosto de 2008

    houve a decisão por penaltis em 1992 pelas quartas de final da copa do brasil, o Grêmio perdeu suas 3 cobranças, Jandir, Vilson e o outro nao me recordo

  • Gabriel diz: 15 de agosto de 2008

    Eu sei que tu eh gremista e nao te interessa jogadores do colorado, mas como jornalista, deveria saber que o Leandro Machado nao esta aposentado.

  • eu diz: 15 de agosto de 2008

    gazela! :x

Envie seu Comentário