Sim, este é exatamente o nome do filme da Disney sobre um bando de jamaicanos malucos que resolveram disputar competições na neve. Em “Jamaica Abaixo de Zero”, estrelado pelo finado John Candy, o roteiro se baseia levemente no primeiro time jamaicano de bobsled (o trenó na neve em alta velocidade). “Cool Runnings” (“Correndo no Frio”, tradução livre) se tornaram parte da história do esporte mundial ao disputar os Jogos de Inverno em Calgary, 1988. Mas o que é lenda e o que é verdade?
Buenas, dois norte-americanos, com relações na Jamaica, resolveram formar um time de bobsled da ilha caribenha. Neste esporte, que necessita de muita velocidade, primeiramente eles procuraram a equipe nacional de atletismo, e foram sumariamente dispensados. Os dois malucos, que se chamam George Fitch e William Malone, apresentaram então sua idéia ao coronel Ken Barnes, que apoiou a idéia. E aí obrigou os melhores atletas do exército jamaicano a participarem da idéia. O resto é história…
O primeiro time formado foi:
- Devon Harris, um tenente do Exército;
- Dudley Stokes, um capitão da Força Aérea;
- Michael White, dos reservistas da Guarda Nacional;
- Samuel Clayton, um engenheiro ferroviário
Obviamente nenhum deles já tinha treinado no esporte. Aliás, nenhum deles sequer havia visto a neve. Do início de setembro de 1987 até outubro, o time treinou intensamente com… bobsleighs, que a rigor eram carrinhos de rolimã empurrados morro abaixo. A primeira competição foi em outubro de 1987, a “Tirol Cup” em Salzburgo (Áustria). Os resultados não foram ruins, e os atletas conseguiram a classificação para os Jogos Olímpicos, que aconteceriam somente três meses depois.
Em fevereiro, já em Calgary, os atletas já eram `estrelas` dos Jogos de Inverno, certamente pelas razões errada. Na primeira descida, o time fez o pior tempo. Na segunda, o time jamaicano de quatro pessoas foi muito bem no início, e tinha o sétimo melhor tempo até um erro do piloto Devon Harris causar um acidente. Miraculosamente ninguém se machucou gravemente. Os jamaicanos completaram a pé, com o trenó sendo empurrado pelas equipes de apoio. Vejam as imagens reais:
Em 1992, novamente os jamaicanos foram para os Jogos de Inverno, desta vez em Albertville na França. Os resultados não foram muito animadores
Mas isto mudou em 1994 nos Jogos de Inverno em Lillehammer, na Noruega.De maneira sensacional, os jamaicanos chegaram em um excepcional 14° lugar, à frente de países tradicionalíssimos como Estados Unidos, Rússia, França e Itália!
Confiram os resultados de 1988 até 2002 (última classificação jamaicana no bobsled):
Jamaica Bobsled National Team
1988 – Jogos Olímpicos de Inverno – Calgary (Canadá)
- Duplas: não completaram
- Quarteto: não completaram
1992 – Jogos Olímpicos de Inverno – Albertville (França)
- Duplas: 35º e 36º de 49 competidores
- Quarteto: não disputaram
1994 – Jogos Olímpicos de Inverno – Lillehammer (Noruega)
- Duplas: não se qualificaram
- Quarteto: 14º de 30 competidores
1998 – Jogos Olímpicos de Inverno – Sapporo (Japão)
- Duplas: 29º de 39 competidores
- Quarteto: 21º de 32 competidores
2002 – Jogos Olímpicos de Inverno – Salt Lake City (Estados Unidos)
- Duplas: 28º de 38 competidores
- Quarteto: não competiram
ATLETAS BIZARROS EM OLIMPÍADAS :
Comentários