Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts do dia 8 setembro 2008

GP DA BÉLGICA: a mais sensacional de sempre

08 de setembro de 2008 7

Veja neste post, em uma câmera onboard, o duelo entre Lewis Hamilton e Kimi Raikkonen no final do GP da Bélgica de Fórmula-1 em Spa-Francorchamps. A grande corrida do último domingo, vencida na pista pelo inglês Hamilton mas que teve seu resultado alterado quando os comissários de pista deram a vitória para o brasileiro Felipe Massa, deixando Hamilton em 3º lugar após penalização de 25 segundos.

No vídeo, as últimas duas voltas da corrida realmente sensacional. De dentro da McLaren de Hamilton e da Ferrari de Raikkonen, todas as imagens do duelo final entre ambos. Vale a pena ouvir o motor Mercedes nas longas retas de Spa.

O vídeo incluiu ainda a polêmica manobra de Hamilton sobre Raikkonen na antiga “Bus Stop“, sua pseudo tentativa de “devolver a posição“, e as rodadas seguintes na pista encharcada de Spa, culminando com o abandono de Kimi.

Quem se deu bem foi o brazuca Felipe Massa, que herdou uma vitória do nada e  ficou apenas dois pontos atrás do líder Hamilton. De quebra, ainda viu o companheiro de equipe, atual campeão mundial e teoricamente o piloto número 1 da Ferrari, bater na chuva e ficar longínquos 17 pontos de distância na tabela de classificação.

Estou instituindo, a pedidos, o “Troféu Dick Vigarista” para a manobra mais “cachorra” do GP.

Confiram os demais prêmios do Almanaque Esportivo para o GP da Bélgica (a atrasadíssima premiação do GP da Europa em Valencia vai amanhã):

Troféu “Jim Clark”: Para Kimi Raikkonen. Fez uma excepcional largada, liderou praticamente a corrida inteira e se não fosse a imprevisível chuva do final da prova, teria vencido com méritos. Está praticamente fora do título, mas finalmente correu como um campeão mundial. Menção honrosa para Sebastien Bourdais, que foi excepcional nos treinos ontem e estava no pódio até a última volta da prova, mas com pneus lisos na chuva terminou em sétimo lugar.

Troféu “Chris Amon”: Para Sebastien Bourdais e Kimi Raikkonen. Pelo motivo citado acima: eram destaques da prova até a chuva chegar e tirar o primeiro pódio do francês, e a vitória do finlandês. Quem mais deve lamentar é Bourdais. O piloto da STR começou a volta em terceiro lugar e terminou em sétimo, atrás do companheiro de equipe e sensação da temporada Sebastien Vettel. Depois de passar o ano inteiro levando uma surra do garoto de 21 anos, justo quando o tricampeão da CART dá um show ainda assim termina atrás. Deve ser muito chato…

Troféu “Fiofó de Ouro”: Felipe Massa. Relembrando os tempos da “sorte+competência” de Michael Schumacher, o brasileiro não cometeu um único erro na prova com pista molhada (seu ponto fraco), e ainda herdou a vitória graças à manobra irregular de Hamilton. Só não foi perfeito porque Hamilton e Raikkonen conseguiram desviar de Rosberg, se eles batem…

Troféu “Didi Mocó Prize For Technical Achievements”: Para Nelsinho Piquet. Errou no treino, ficando no decepcionante 12º lugar, e repetiu a dose na corrida, batendo na hora que a pista estava mais seca. Erro feio do brazuca. Menção honrosa para mais um lixo de corrida da Honda.

Troféu “Dick Vigarista”: Para Lewis Hamilton, por sua vergonhosa ação de “fair-play”, devolvendo a posição com direito a pegar o vácuo de Kimi. Tenho um palpite que Hamilton será habitué por aqui…

Troféu “Rouge & Blanc”: Para Heikki Kovalainen, que mais uma vez teve uma péssima largada, recuperou um monte de posições, levou uma punição, passou mais um monte de gente antes que sua transmissão quebrasse na penúltima volta.

Troféu “Porquê Eu Não Fiquei Com Minha Boca Fechada”: Para Cléber Machado. Destreinado e afastado da F-1 nos últimos tempos, o narrador global errou muitas vezes os nomes dos pilotos e das equipes durante o GP. Foi diversas vezes socorrido por Reginaldo Leme, que voltou à boa forma, e por Luciano Burti, que é um show em suas análises e foi o primeiro a “gritar” sobre a manobra irregular de Hamilton.

A sugestão de vídeo foi enviada pelo leitor Giovani Geremia, obrigado pela participação!

EDITADO: A FOA  não é muito camarada com o You Tube, se o vídeo for removido, eu procuro outra fonte.. he he he