Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts do dia 9 setembro 2008

Os maiores tenistas de todos os tempos, parte I

09 de setembro de 2008 6

Por sugestão do grande amigo Sérgio Braz, e influenciado pelo fantástico pentacampeonato do suíço Roger Federer no Aberto dos Estados Unidos, vamos falar hoje sobre os maiores tenistas da história, tanto no masculino quanto no feminino.

O suíço Roger Federer, atual número dois do mundo, liderou o ranking da ATP por 237 semanas consecutivas, recorde individual e absoluto, desde 2004 até o mês passado. É, sem dúvida, o sucessor do norte-americano Pete Sampras no domínio do tênis mundial na década atual.

Porém Federer tem tido dificuldades nos últimos tempos, e mais uma vez fracassou em sua busca pelo “Career Grand Slam” (conquistar os quatro títulos de Grand Slam em um mesmo ano) ao perder em Roland Garros para o espanhol Rafael Nadal, atual número 1 do mundo, pela terceira vez consecutiva.

Após perder em Wimbledon, de novo para Nadal em uma fabulosa final (analisada aqui no Almanaque Esportivo), Federer viu o rival conquistar o título de simples nos Jogos Olímpicos de Pequim. Porém o suíço não esmoreceu e deu a volta por cima nesta segunda-feira, ao derrotar o escocês Andy Murray por categóricos 3 sets a 0. É um reinado em Flushing Meadows que começou em 2004 e continua até hoje, repetindo o que Federer havia obtido entre 2003 e 2007 em Wimbledon.

Assim, Federer superou o australiano Rod Emerson e possui agora 13 títulos de Grand Slam. O líder histórico é Pete Sampras com 14 conquistas, feito que pode ser igualado no Aberto da Austrália, em 2009.

No total, são cinco títulos em Wimbledon, outros cinco no Aberto dos Estados Unidos e mais três no Aberto da Austrália. Nomes consagrados como o sueco Bjorn Borg e o também australiano Rod Laver possuem 11 títulos.

Já os norte-americanos André Agassi, Ivan Lendl (este tchecoeslovaco de nascimento) e Jimmy Connors estão bem mais para trás, com oito Grand Slam. O brasileiro Gustavo Kuerten tem três, todos em Roland Garros: 1997, 2000 e 2001.

Em títulos na carreira, Federer está longe dos primeiros com seus 56 títulos. O primeiro é o australiano Rod Laver, com 185 conquistas(mas só 40 na Era Profissional). Bem atrás, Connors com 148 (109 pela ATP) e Lendl, com 144 conquistas (94 da ATP).

Amanhã, dados do tênis feminino e principais tenistas de todos os tempos!

Postado por Perin, que gosta muito de tênis