Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Randy Mamola: o maluco genial das motos!

19 de setembro de 2008 4

Randy Mamola no meio da corrida, empinando!/Don Morley

Entre os malucos pilotos das corridas de moto (e todos são doidos, na minha opinião!), existia um mais surtado que todos juntos. Também um dos mais talentosos, daqueles que levavam milhares aos autódromos. Lendas como Gilles Villeneuve e sua mítica Ferrari 27 na Fórmula-1. E pilotos como RANDY MAMOLA.

Eu comecei a gostar de corridas ainda criança, e a motovelocidade me chamou atenção pela primeira vez quando tivemos o GP Brasil em 1987. Na época, os pilotos mais famosos eram Wayne Gardner, Eddie Lawson e Randy Mamola, todos disputando o título na última prova.

Pelo estilo corajoso, talentoso e agressivo, quase beirando o irresponsável, Mamola se tornou um ídolo entre os jovens, inclusive eu. O norte-americano se tornou uma lenda do motociclismo mundial, mesmo sem ter sido uma única vez campeão do mundo!

Ele foi quatro vezes vice-campeão (1980, 1981, 1984 e 1987) e venceu 13 corridas em sua carreira. Foi vendo Mamola que eu presenciei um dos instantes mais incríveis da história da MotoGP, categoria 500cc. Na pista italiana de Misano em 1985, Mamola perdeu o controle de sua moto e isto ocorreu:

Este momento é considerado a manobra mais espetacular da história deste esporte. Preciso dizer mais? Evidentemente que sim! Mamola não foi só isto!

Sabem aquelas comemorações teatrais de Valentino Rossi, a lenda do motociclismo da atualidade? Pois bem, foi Mamola que começou com isto, jogando luvas e capacete para a torcida após cada vitória!

No ano seguinte, Mamola era o segundo colocado no GP da França em Le Mans. Longe do líder Eddie Lawson e igualmente longe do terceiro colocado, Mamola simplesmente foi para fora da pista em uma sequência do asfalto e empinou a moto ao contrário! Reparem na foto que a pista está lá atrás e ele tá pertinho dos fiscais! DEMÊNCIA! Depois ele voltou para a corrida, como se nada tinha acontecido!

As câmeras de TV não registraram o momento, mas um fotógrafo sim, e entregou a imagem para Mamola na semana seguinte. Ele adorou a imagem, mas o dono de equipe, o legendário Kenny Roberts, não curtiu nenhum pouco. Mamola foi sumariamente dispensado, mas depois acabou sendo readmitido.

Por estas e outras, que só haverá um único: “Randy Mamola”.

Postado por Perin, que adorava este maluco!!!!

Comentários (4)

  • Francisco Luz diz: 22 de setembro de 2008

    Mamola era f#da mesmo, me lembro dos bons tempos que o Waine Rainey e o Kevin Schwantz disputavam os títulos e os caras da tv só falavam nele. Depois, o Schwantz meio que assumiu esse posto, mas não era tão doente.

    Ao menos, agora podemos ver o Vale contra uma cambada de novos dementes que realmente soltam a mão, como Dani Pedrosa, Jorge Lorenzo e Andrea Dovizioso (melhor desses guris).

  • Daniel Machado diz: 22 de setembro de 2008

    cara, e o Mamona conseguiu subir na moto e continuar a corrida?

     

    EDITADO: YES, em Terceiro Lugar!

  • Reinaldo diz: 4 de julho de 2009

    Grande Mamola! De fato, a corrida pouco importava: o que a gente queria mesmo era ver as peripécias dele, um show à parte! Naquela época, início dos anos 90, o resultado era religiosamente transmitido no final do Fantástico.

  • Murdock diz: 23 de junho de 2009

    Quando eu era moleque, ficava com meu irmão e meu pai torcendo pro Randy Mamola ganhar a corrida só para vê-lo comemorar empinando a moto. Detalhe que a gente não via a corrida, só o resultado no final da noite de domingo, acho que era no Esporte Espetacular.

Envie seu Comentário