Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts do dia 2 outubro 2008

Villeneuve vs. Arnoux em 79: o maior duelo da F-1!

02 de outubro de 2008 4

Duelo entre Villeneuve e Arnoux em Dijon-1979

Este momento antológico ocorreu em Dijon-Prenois, GP da França de Fórmula-1. O ano? 1979. Os pilotos? O mítico canadense Gilles Villeneuve, a bordo de sua histórica Ferrari de número 27. E o francês René Arnoux, então um jovem piloto que em nada pareceu com a “chincane ambulante” do final de carreira.

Nas últimas três voltas, disputando o segundo lugar, Villeneuve e Arnoux trocaram sete vezes de posição, sem nenhuma manobra ilegal (VIU, HAMILTON?), jogando limpo e dando um show fantástico nas curvas velozes de Dijon-Prenois! Vejam e se emocionem:

Quem ganhou a prova? Ah, é mesmo: foi uma vitória histórica, a primeira vencida pelo francês Jean-Pierre Jabouille com um Renault Turbo!

Foi a primeira vitória de um motor turbo na Fórmula-1! Foi também uma vitória 100% francesa: um piloto francês, em um carro francês, com motor francês, gasolina francesa e pneus franceses!

Na corrida seguinte em Silverstone, Gilles Villeneuve e René Arnoux foram chamados a uma reunião com a cúpula da GPDA na época, formada por Niki Lauda, Emerson Fittipaldi, Clay Regazzoni e Jody Scheckter.

Lauda acusou: “Vocês pilotaram em Dijon de maneira perigosa e danificaram a imagem do esporte”.

O sempre explosivo Arnoux respondeu de imediato: “Com você, isto jamais teria acontecido… porque você levantaria o pé logo de cara!”.

O inesquecível e carismático Gilles, se tornando um mito dentro da Ferrari e favorito dos fãs em todo o mundo, simplesmente virou as costas aos pilotos e deixou a sala. Rindo

Ano passado, em condições menos especiais, um brasileiro e um polonês travaram um duelo semelhante… Isto veremos em outro dia…

Postado por Perin, que se emociona sempre revendo o duelo!

Fantasy Football: Participem da Liga dos Campeões 2008/09

02 de outubro de 2008 2

UEFA Fantasy Football
Pessoal,

Há muitos anos eu participo do UEFA Champions League Fantasy Football… A competição no site da UEFA (que pode ser acessado em português) dá vários prêmios, como Playstations e viagens para ver as finais da Liga dos Campeões 2008/09.

Na competição online você recebe uma quantia (100 dinheiros), escolhe os jogadores. Exatamente como no EuFC aqui do ClicRBS

Os jogadores fazem pontos por marcar gols, por entrar em campo, passes para gols. Perdem gols por errar pênalti, cartões amarelos e vermelhos. Se o jogador estiver machucado, você pode tirar do time, e colocar outro que esteja em melhor fase. O legal é que a quantidade de dinheiro é restrita e você tem que pensar bem a estratégia.

Dicas: eu jogo sempre no 3-4-3 com zagueiros goleadores. Não necessariamente um meia bom é melhor que um meia goleador, e não adianta ter zagueiro bom em time ruim que leve muitos gols.

Criei uma liga para o Almanaque Esportivo. Os resultados serão computados a partir do dia 21 de outubro, na próxima rodada da Liga dos Campeões.

Meu time está escalado agora com: Cech; Chiellini, Zebina e Lúcio; Gerrard, joe Cole, Mancini e Montolivo; Júlio Baptista, Gillardino e Van Nistelrooy

PARA PARTICIPAR:
Código da liga: 43054-8980

Entrem e vamos competir!

Postado por Perin, sugerindo para o pessoal a liga

POLÊMICA Gre-Nal: A estatística está errada!

02 de outubro de 2008 26

A estatística dos clássicos Gre-Nais está errada. Em quase todos os livros, sites e textos, se aponta os seguintes números: 138 vitórias do Internacional, 118 do Grêmio e 117 empates desde o Gre-Nal 373 disputado domingo no Beira-Rio, vitória colorada de 4×1. Porém isto está equivocado, e a culpa disto é de um Gre-Nal ocorrido há exatos 90 anos. Vamos aos fatos:

O Gre-Nal de número 11 da história ocorreu no dia 4 de agosto de 1918, no antigo estádio gremista da Baixada (hoje Parcão no bairro Moinhos de Vento). O Grêmio vencia por 1×0 até 43 minutos do primeiro tempo.

Então irrompeu uma briga entre torcedores, que na época não eram separados do campo por nenhum anteparo. Na confusão que invadiu o gramado, o torcedor gremista Manoel Costa deu uma facada no jogador colorado Álvaro Ribas. O ponteiro colorado se recuperou da grave agressão, mas nunca mais voltou ao futebol.

Depois do jogo, começou a primeira polêmica histórica nos Tribunais. Na época, quem coordenava o Citadino era a APAD – Associação Porto Alegrense de Desportos. Ela ordenou que fosse jogado os dois últimos minutos do primeiro tempo, mais toda a etapa complementar, porém o Tricolor se recusou. De forma unânime, a entidade atribuiu a vitória e os pontos do jogo para o Colorado.

Inexplicavelmente todos os historiadores, exceto Cláudio Dienstmann (de quem não gosto muito, mas está correto na questão), dão este resultado como vitória do Grêmio por 1×0.

Jornais da época confirmam a punição extra-campo para o Tricolor. O erro é tão crasso que o Cruzeiro de Porto Alegre só venceu o Campeonato Citadino daquele ano justamente por causa da vitória do Internacional. Em caso contrário, o vencedor seria o Grêmio!

Sendo assim, em respeito à história e corrigindo a quase todos, a estatística correta dos clássicos é esta:

Jogos: 373
Vitórias do Internacional: 139
Empates: 117

Vitórias do Grêmio: 117
Gols do Internacional: 532
Gols do Grêmio: 496

Postado por Perin, reestabelecendo a verdade