Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts do dia 1 dezembro 2008

Semana `HAVOC`, parte I: GP da Inglaterra, 1973

01 de dezembro de 2008 1

Para quem não sabe, ou não lembra, HAVOC era o nome de uma série de documentários que mostravam os acidentes mais espetaculares no automobilismo. Podíamos alugar em vídeolocadoras, mais ou menos o que fazemos hoje no You Tube, só que de graça…Vamos então a uma semana com acidentes espetaculares em todas as categorias…

O segundo maior acidente da história da Fórmula-1 aconteceu em 1973, no GP da Inglaterra em Silverstone. Esta batida ficaria como “maior carambola” da história da categoria até o GP da Bélgica de 1998, disputado em Spa-Francorchamps e já analisado aqui no Almanaque Esportivo.

Na segunda volta da corrida de 35 anos atrás, em pista limpa e seca. O novato sul-africano Jody Scheckter, da McLaren, largou bem e estava em quarto lugar ao final da primeira volta.

Na última curva, ele rodou sozinho e ficou no meio da pista. Alguns carros bateram nele, outros bateram ao desviar, uma catástrofe:

O resultado: Schekter e mais Jean-Pierre Beltoise (BRM), Graham Hill e George Follmer (Shadow), Mike Hailwood, José Carlos Pace e Jochen Mass (Surtees), Roger Williamson (March) e Andrea de Adamich (Brabham) se envolveram na batida. Por mais de meia hora, os bombeiros tiveram dificuldades de tirar Adamich dos destroços, que quebrou um tornozelo.

Ao final, oito pilotos abandonaram a prova, apenas Hill continuou. O vencedor do GP foi o norte-americano Peter Revson, com o sueco Ronnie Peterson em segundo e o neo-zelandês Dennis Hulme em terceiro lugar.

Dois anos depois, outro acidente marcaria de novo o GP da Inglaterra… Isto veremos amanhã…

Postado por Perin, que nem pensava em nascer nesta época…

Disputas de pontos corridos decididas nos instantes finais!

01 de dezembro de 2008 5

Parecia que eu estava adivinhando. Na semana passada, postei quatro textos relatando campeonatos de pontos corridos no futebol mundial que sofreram grandes reviravoltas nas rodadas finais.

O primeiro texto falava sobre temporadas nas quais o líder jogou fora uma larga vantagem e acabou perdendo o título.
A segunda série de artigos eram sobre disputas de pontos corridos que foram decididos nos últimos minutos da última rodada.

Nesta série de artigos, o primeiro post fala de duas temporadas na Alemanha. Primeiro, o Campeonato Alemão de 91/92, com Eintracht Frankfurt, Borussia Dortmund e Stuttgart sendo campeões em 90 minutos. Depois o de 2000/01, quando o Bayern de Munique foi campeão por 91 minutos, o Schalke 04 por dois minutos até que o Bayern garantisse a taça aos 49 do 2º tempo.

No segundo post, o Campeonato Argentino Apertura de 2005 e ainda o Campeonato Italiano de 99/2000. No primeiro, o Boca Juniors jogou fora o título nas últimas duas rodadas, dando o caneco para o Estudiantes. E no segundo, a Juventus jogou fora oito pontos de vantagem e perdeu o título para a Lazio na última rodada, em um jogo contra o Perugia que durou mais de três horas…

No texto final da série, o incrível Campeonato Inglês de 1988/89, decidido na rodada final em um jogo com os líderes Liverpool e Arsenal. Este tinha que vencer fora de casa o então multicampeão Liverpool por dois gols de diferença para levar o caneco. E conseguiu aos 49 do 2º tempo.
Nesta longa semana que se avizinha, os gremistas sonham com a repetição do Argentino de 2005, quando estavam em situação idêntica ao Estudiantes faltando duas rodadas. Já os são-paulinos esperam a confirmação das histórias de times que estavam muitos pontos na frente e perderam o título (caso do Tricolor Gaúcho, que chegou a ter 11 pontos de vantagem sobre o Tricolor Paulista.
De qualquer maneira, pontos corridos é o melhor, o mais justo e, como podemos ver acima, tão emocionante quanto quaisquer finais.

`Mondo Bizarro`: O lado grotesco do futebol

01 de dezembro de 2008 0

Voltando das férias, uma coletânia do “Mondo Bizarro” do futebol mundial. Confiram uma seleção de vídeos com lances grotescos do futebol mundial.

Vale de tudo: gols perdidos, gols contra, juízes marcando gols, gandulas artilheiros, erros de arbitragem, etc:

GOLS TOSCOS, GOLS PERDIDOS

1º Coletânea
http://wp.clicrbs.com.br/almanaqueesportivo/2008/02/11/gols-bizarros-pelo-planeta/

2º Coletânea
http://wp.clicrbs.com.br/almanaqueesportivo/2008/03/10/video-para-alegrar-a-semana-de-todos/

3º Coletânea
http://wp.clicrbs.com.br/almanaqueesportivo/2008/02/27/lance-bizarro-do-ano-de-2008-real-x-getafe/

ERROS BIZARROS DE ARBITRAGEM

1º Campeonato Escocês de 1992/93