Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Ranking da CBF, parte I: critérios equivocados

11 de dezembro de 2008 22

Antes de mais nada: esqueçam as paixões, vejam os fatos. Vamos somente aos fatos, caros leitores. Confio na inteligência de vocês!


Nesta época do ano, sai a
“atualização do ranking da CBF”. E em todos os anos, eu me irrito com a estupidez da entidade máxima do futebol nacional em não rever estes critérios. Peço a atenção da imprensa esportiva brasileira, que deve exigir da CBF uma revisão urgente. 

Especialmente porqu o ranking da CBF é crucial para definir a quantidade de vagas por estado na Copa do Brasil. Ou seja não é um ranking meramente “ilustrativo” e sim um índice que define o futuro de diversos times e campeonatos pelo país.

Antes de mais nada, acessem http://www.cbf.com.br/ranking/criterios.pdf e vejam as pontuações adotadas. Feito isto, vamos agora abordar as principais incoerências do principal critério para definir o número de vagas na Copa do Brasil:

ERRO UM: Supervalorizar todos os campeonatos da Série A com 20 ou menos participantes. Isto ocorreu somente em 1971, 1987, 1990, 2006, 2007 e 2008, míseras seis vezes de um total de 38 nacionais.

O 21º colocado em diante da Série A recebe arbitrariamente 4 pontos, enquanto o 20º colocado da mesma Série A recebe 41 pontos.

RESULTADO: o Grêmio, que fez uma campanha apenas razoável em 1979, ficando em 22º lugar de um total de 94 participantes. Com este resultado, o Tricolor ganhou ridículos 4 pontos no ranking, mesma pontuação do 94º colocado neste mesmo ano. Já um lanterna absoluto da Série A em 2007 como o América-RN fez 41 pontos!

ERRO DOIS:A distorção do `degrau` se torna maior ainda se compararmos resultados em divisões inferiores.

Exemplo: a Luverdense (MT), 16º colocada na Série C 2008, ganhou mais pontos que a Ponte Preta (SP), 21º colocada na Série A de 2003 (escapando por pouco do rebaixamento). A equipe mato-grossense recebeu cinco pontos por ter sido rebaixada à Série D. Já o time paulista quatro pontos após garantir presença na Série A!


ERRO TRÊS: Os critérios se tornam ainda mais prejudiciais aos times competentes quando analisamos a questão da Libertadores: quem está no torneio continental por definição não joga a Copa do Brasil . E assim é irremediavelmente prejudicado nos critérios bizarros do ranking da CBF. O mais incrível é que o ranking foi criado em 2003 e nesta época a regra “Libertadores não disputa Copa do Brasil” já existia!

VEJAM A ANÁLISE COMPLETA, PUBLICADA EM 2008:

Comentários (22)

  • Lucas diz: 12 de dezembro de 2008

    O principal erro não foi mencionado. Neste tipo de ranking + importante até do que o número de pts que a competição dá é a diferença em pts que esta posição proporciona em relação aos demais particpantes. O campeão brasileiro faz apenas um ponto a mais que o vice, o campeão da Copa Brasil abre 10 pts em relação ao vice. Se um time vencer 10 vezes o brasileirão e for 10 vezes vice da Copa Brasil, terá feito menos pontos que um time que for campeão 10 vezes da CB e 10 vezes décimo do brasileirao

  • Thiago Z diz: 12 de dezembro de 2008

    Acho que a Copa do Brasil é SUPERVALORIZADA. Sendo que é considerado um campeonato da Zebra, onde já tivemos Guaratinguetá, Paulista, e ano passado, Sport como campeão. Deveria existir um sistema de pontos em que o 1º colocado ganhasse sei lá, 60 pontos, diminuindo 1 ponto por cada colocação, até uns 41.

    Apartir da segunda divisão: o primeiro ganharia 30, e não 40. POR FAVOR NEH, SEGUNDA DIVISÃO É PIADA, DAR 40 PONTOS PRO CAMPEÃO DA SEGUNDONA? TINHA ERA QUE DESCONTAR PONTO POR ESTAR LÁ!

  • plínio garcia diz: 12 de dezembro de 2008

    concordo com o matias…não tem como acresecentar pontos de competições internacionais no ranking que é da CBF!

  • PAULO TRICOLOR diz: 12 de dezembro de 2008

    ISSO MACHUCA OS COLORADOS. PENSAM QUE SÃO OS MELHORES E ESTÃO EM OITAVO LUGAR. SE A FORMA É CERTA OU NÃO A QUESTÃO TODA É QUE OS COLORADOS FICAM REVOLTADOS POR SABEREM QUE O GRÊMIO O QUE ELES CHAMAM DE CAVALO PARAGUAIO, OU O QUASE CAMPEÃO ESTÁ EM PRIMEIRO LUGAR PELO RANKING CBF. ISTO QUER DIZER, QUANDO O MUNDO TODO ENTRA NO SITE DA CBF VÊ QUE O GRÊMIO É O PRIMEIRO DO BRASIL. TADINHO DOS COLORADOS, E O PIOR, A PRAGA DO CENTENÁRIO ESTÁ CHEGANDO..
    GRÊMIO TRI DA AMÉRICA EM 2009!

  • Thiago Z diz: 12 de dezembro de 2008

    Tudo bem, descontar é um pouco demais, mas tá tudo errado aí. Claro, Libertadores/Mundial/Sul-Americana/Recopa (havia me esquecido da Recopa anteriormente) não deveria dar + pontos que brasileirão e copa do brasil, por tratarem-se de torneios Internacionais, o Ranking ser nacional. Mas deveriam ser considerados, sem dúvida, pela sua importância para qualquer clube brasileiro.

    Era isso.

    abraço

  • Cesar diz: 12 de dezembro de 2008

    TAVA DEMORANDO PARA UM COLORADO FAZER UMA “ANÁLISE” DESSAS…PELO MENOS TIRA ESSA CAMISA VERMELHA, TCHÊ

  • Luis Fernando diz: 11 de dezembro de 2008

    Tava a tempos esperando que alguém fizesse uma análise como essa tua! Admito, até para mandar à alguns gremistas, que se acham todos pro serem “os lideres do ranking”. ou seja, não tem maior furada do q essa!!

  • Luciano diz: 12 de dezembro de 2008

    Sou gremista e concordo que o ranking apresenta algumas distorções, mas é muito difícil fazer um ranking que contemple as várias fórmulas de disputa que existiram ao longo desses anos. E provavelmente a CBF terá que alterar de alguma maneira o critério do ranking atual para poder pontuar os times da série D.

  • Matias Guenter diz: 11 de dezembro de 2008

    Sou gremista e concordo contigo. Só não esqueca que o ranking é da CBF, portanto desempenho na libertadores, mundial e outros campeonatos internacionais de menor expressão (sul-americana por exemplo :D) não devem entrar na conta! Exemplo: SP e Fluminense este ano. Quem deve ganhar mais pontos no ranking da CBF? O fluminense (que foi mais longe na Libertadores) ou o SP (que foi mais longe no Brasileirão)?? resposta: SP! Ainda neste ano, Inter ou Gremio? resposta: Gremio.

    EDITADO: Concordo integralmente contigo, Matias! Leia amanhã o posts e conseguirá algumas respostas muito interessantes, meu caro colega de curso na UFRGS…

  • Fábio Schumacher diz: 12 de dezembro de 2008

    Antes de mais nada concordo com o blogueiro, mas não com o corneteiro. Levando em conta esses equívocos de pontuação, acredito que o Grêmio sai prejudicado, pois em 2004 foi rebaixado, 2005 série B, tem disputado pouco a Copa do Brasil, então, o que explica essa boa colocação?

  • Diego diz: 12 de dezembro de 2008

    O que seria o Grêmio então? Um monstro?
    Primeiro no ranking do Brasil e Terceiro no da Conmebol por país.
    Perin, não chora, só por que teu time não tá bem em nenhum dos dois. Ele que comece a jogar a partir de agora. Estes títulos desse ano, são que nem churrasco na laje, só da alegria pra pobre.

    Pobre torcida colorada.
    Aproveita e manda sugestões a Conmebol para levantar o Inter da décima colocação.

  • juliano diz: 12 de dezembro de 2008

    Tô esperando o dia em que tu vai fazer algum post beneficiando a torcida tricolor.

  • Thiago Z diz: 12 de dezembro de 2008

    Isso aí de só dar pontos para quem disputa só campeonatos nacionais é BURRICE! Que culpa tem o São Paulo, por exemplo, de ser competente e ir pra Libertadores ao invés de ir pra Copa do Brasil?

    Todos os campeonatos grandes deveriam contar pontos, menos os Estaduais.

    Copa do Brasil, Brasileirão, Libertadores, Sul-Americana, Mundial Inter-Clubes.

    Agora quantos pontos os critérios eu não sei. Deve ser tudo RECALCULADO, é ridiculo o São Paulo ser HEXACAMPEÃO BR e TRI-MUNDIAL e estar em 2º.

  • jamerson diz: 28 de dezembro de 2008

    caro amigo ,pensei que estivesse so nesse assunto, mas graças a deus que nos que nao fazemos parte do futebol oficial, exergamos melhor do que aqueles que ganham muito para administra-lo. parabens pelo assunto, pena que esses idiotas nao leem esse forum. abraço.

  • mark diz: 25 de abril de 2009

    qdo o corinthians passar vcs no ranking (e isso vai acontecer logo pq eles nunca vao p libertadores) quero ver vcs ficarem quietos e aceitar esse sistema de pontuaçao tosco da cbf.Meritos do gremio, concordo, pq se mantem sempre entre os primeiros nos torneios nacionais, mas pelamordedeus, achar q esse assunto eh papo de colorado com dor de cotovelo eh no minimo ignorancia!!!basta ver os fatos e concluir q o sistema todo ta errado e prejudicando os grandes clubes, inclusive o de vcs…sequelados

  • Cláudio diz: 19 de dezembro de 2008

    Concordo com as colocações, da pra notar que não tem verdade nenhuma nesse criterio usado pela cbf. Bom mesmo era chegar essa reportagem até a CBF e a tv fazer sua parte..precisamos mudar essa mentalidade dos diretores da CBF

  • Sergio Nascente Filho diz: 17 de dezembro de 2008

    o choro é livre…
    choooora 8º colocado….

  • Januário Antunes diz: 17 de dezembro de 2008

    Isso é mais engraçado ainda, pq tão reclamando que quem participa da libertadores não joga copa do brasil que valeria mais pontos, sendo que o inter jogou poucas libertadores e mesmo assim ta em pior colocação que o gremio que jogou bem mais libertadores. Ta cada vez mais engraçado!!! CHORA COLORADO DONO DO BLOG, QUANTO MAIS TU CHORA MAIS EU DOU RISADA!!!

  • Alex Sandro Teixeira de Oliveira diz: 17 de dezembro de 2008

    Os critérios deveriam valorizar mais O BRASILEIRO SÉRIE A. Tambem poderiam criar outro ranking, desta forma teriamos o ranking OFICIAL e o RANKING GERAL, o OFICIAL consideraria só a SERIE A, queria ver se teria time que frequentou a SEGUNDONA entre os primeiros.
    Uma forma de valorizar os melhores, seria multiplicar por 100 os atuais pontos da série A e deixar o resto do jeito que esta.
    Acho que os pontos do campeão da copa do Brasil deveriam ser computados para os times em libertadores.

  • Marcelo diz: 16 de dezembro de 2008

    aviso aos navegantes: o “colorado” dono do blog só tá alertando que o ranking da cbf apresenta distorções. se vocês querem continuar se enganando com um ranking que dá mais pontos pra quem é rebaixado num ano e volta como campeão da série B do ano seguinte do que um clube que se classifica entre os 10 primeiros todos os anos, vão em frente… melhor pra nós… abraços

  • Washington Assis diz: 24 de maio de 2009

    Esses critérios da CBF para estalecer um ranking do futebol brasileiro são o que mais de absurdo já se inventou no futebol. Chega-se ao paradoxo de um time ser punido por sempre estar entre os 4 primeiros do Brasileirão e disputar a libertadores seguidamente.
    O São Paulo já ganhou 6 Brasileiros e foi vice-campeão em outras 5 oportunidades, no entanto está em 5º lugar no ranking. É um absurdo.
    A CBF presica, urgentemente, corrigir essa injustiça.
    O Colorado merecia um melhor colocação também.

  • Josias Gremista diz: 15 de dezembro de 2009

    “O que seria o Grêmio então? Um monstro?
    Primeiro no ranking do Brasil e Terceiro no da Conmebol por país.
    Perin, não chora, só por que teu time não tá bem em nenhum dos dois. Ele que comece a jogar a partir de agora. Estes títulos desse ano, são que nem churrasco na laje, só da alegria pra pobre.

    Pobre torcida colorada.
    Aproveita e manda sugestões a Conmebol para levantar o Inter da décima colocação.”

    Concordo!
    Aí vem um colorado dizer:
    -Ah, mas quem disputa libertadores não ganha pontos na copa do brasil!
    Minha resposta:
    -Libertadores? Eu tenho duas.

Envie seu Comentário