Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

A África pede socorro... Há centenas de anos!

23 de dezembro de 2008 1

Quem pode ajudar, nada faz. /AP

Fugindo do assunto de Esportes… Cresci lendo a coluna “Bola Dividida” do Mario Marcos de Souza na Zero Hora. Sim, eu sou daqueles que lê o jornal “de trás para frente”. Tenho muitas colunas de sábado do Mário Marcos salvas e catalogadas em meus organizados artigos sobre futebol. 

Semana passada li que uma de suas memoráveis colunas (Flores para a pequena Senyo“), recebeu uma justa menção honrosa no prêmio ARI, categoria Reportagem Esportiva.

A coluna fala da visita do craque inglês (e astro midiático internacional) David Beckham e de seu encontro com uma pequena menina chamada Senyo a um dos lugares mais miseráveis do planeta: a África Subsaariana e seu expoente, o violento e paupérrimo Serra Leoa.

Caro Mario Marcos, existe um prêmio maior que você pode receber. Aliás, todos nós, seres humanos, podemos.

A melhor premiação existente seria que o mundo não precise da visita de David Beckham, da Princesa Diana, de uma campanha como a “USA for Africa“, de 1985, para saber que existe uma catástrofe humanitária, sanitária e social na África. 

Ele já sabe. Há muito tempo, tantos filmes como “O Jardineiro Fiel”, “Diamantes de Sangue” (este justamente em Serra Leoa), “O Senhor das Armas”, “Hotel Rwanda”. Livros como “Muito Longe de Casa”, de Ishmael Beach, ou a história de Paul Rusesabagina no genocídio de Ruanda foram mais do que suficientes para esta visão.

Parafraseando o filme “A Volta do Planeta dos Macacos”:

“Em uma das incontáveis bilhões de galáxias do universo, existe uma estrela de porte médio, o Sol.

Em um de seus planetas, um insignificante planeta azul denominado Terra por seus habitantes, existem pessoas que possuem o poder de mudar o destino da África.

Mas não fazem. “

A África pede ajuda. Há séculos

Postado por de NEGREIROS Perin, em silêncio…

Comentários (1)

  • Thiago Alexi diz: 23 de dezembro de 2008

    MUITO chato o banner com som do blog
    dá vontade de sair e não ler.. e é o que vou começar a fazer até ele sair
    gosto muito do teu blog mas assim infelizmente não dá

Envie seu Comentário