
Limpeza geral! Assim pode ser considerado futuro do elenco do Internacional para a temporada 2009, que terá poucas contratações e uma enorme quantidade de dispensas.
No ano de seu Centário, o clube colorado irá disputar seis competições: o Campeonato Gaúcho, a Copa do Brasil, o Campeonato Brasileiro, a Copa Suruga Bank, a Recopa Sul-Americana e a Copa Sul-Americana, defendendo os títulos do Gauchão e da Copa Sul-Americana.
Fora da Libertadores em 2009, o maior objetivo do clube na temporada que se avizinha é a reconquista do Campeonato Brasileiro, competição que não vence há quase 30 anos.
Vice-campeão brasileiro em 87, 88, 2005 (no ano do `Zveitão`) e 2006, o Colorado fez uma péssima campanha em 2007 (11º lugar, a pior desde 2002) e foi apenas regular em 2008 (6º lugar, mas muito longe do título e da briga por vagas na Libertadores).
Para a próxima temporada, continuando a tríade Píffero-Carvalho-Luigi no comando do clube e do futebol, e também mantendo o técnico Tite, o Inter já deixou claro que está enxugando fortemente o elenco.
Para evitar os problemas de 2008, quando mudou completamente o elenco na metade da temporada, o objetivo colorado é vender no máximo uma das estrelas do elenco. Como D`Alessandro não irá sair agora, Nilmar, Guiñazu e Alex são os candidatos, com grandes chances do último deixar o clube.
Até agora, o Inter não anunciou oficialmente nenhuma contratação, mas deixou claro que as laterais e o ataque são prioridades. Para o gol, volantes e zagueiros, não haverá reforços (salvo uma negociação inesperada).
Os nomes mais próximos do Beira-Rio são Marcelo Cordeiro (lateral-esquerdo, do Vitória)), Giuliano (meia-atacante de 18 anos do Paraná) e de Ricardo Noir (atacante argentino, do Boca Juniors). Além destes, virtualmente assinados com o Inter, deveremos ver ainda contratações de um lateral-direito e de um novo atacante, um brasileiro proveniente do exterior.
O que mais chama a atenção é a quantidade de jogadores que estão fora dos planos, a serem liberados ou dispensados. Existe ainda a possibilidade dos titulares Edinho e Índio serem negociados para o Exterior na janela de janeiro, mas até agora nenhuma proposta chegou. Se isto ocorre, a reposição será dentro do grupo, sem novos reforços para estes setores.
Doze jogadores já foram emprestados, liberados ou assinam recisão em breve. Destaques para Adriano Gabiru, autor do gol do Mundial em 2006, e para Daniel Carvalho, a decepção do ano colorado. Outros quatorze atletas ainda aguardam empréstimos ou negociações em definitivo, como Bustos, Maycon e Gil. São mais de 25 atletas totalmente fora dos planos!
A folha salarial, que já baixou em 300 mil reais, deve reduzir-se em até 700 mil reais após as dispensas finais. E istojá considerando o fato de que alguns dos emprestados continuarão com parte dos vencimentos pagos pelo Internacional.
O time-base do técnico Tite está muito próximo disto: Lauro; contratação, Índio, Sorondo e Marcelo Cordeiro; Edinho, Magrão, Guiñazu
Postado por Perin, projetando o ano do Centenário Colorado
Comentários