Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts do dia 21 janeiro 2009

Barcelona: hoje o melhor time do mundo

21 de janeiro de 2009 3

Para mim, hoje o Barcelona é disparado o melhor time do mundo. Tem um futebol vistoso, competitivo, bem organizado taticamente e ainda está sendo referendado pelos números na temporada 2008/09.

Após 19 rodadas, com incríveis 50 pontos em 19 jogos (16 vitórias, dois empates e uma mísera derrota), o time treinado pelo novato técnico Josep Guardiola detém a melhor campanha desde 1994, quando passou a adotar três pontos por vitória.

Nem parece o decadente clube da temporada passada, envolvido em confusões diárias com Ronaldinho Gaúcho e Samuel Eto`o. O time-base do Barcelona de “Pep Guardiola”, uma lenda no Camp Nou, tem sido: Valdes; Daniel Alves, Puyol, Rafa Márquez (Piqué) e Abidal; Touré, Xavi e Iniesta (Keita); Messi, Eto`o e Henry.

A única derrota foi na primeira rodada, 1×0 para o Numancia, seguido por um 1×1 com o Racing Santander. Nas 17 rodadas seguintes foram 16 vitórias e 1 empate. Goleadas expressivas sobre o Sporting Gijón (6×1 fora), Atlético de Madrid (6×1), Basel (5×0 fora), Almería (5×0), Valladolid (5×0), Sporting (5×2 fora), Sevilla (3×0 fora), Valencia (4×0) e Deportivo (5×0 no último sábado) deixam claro o potencial do time que tem jogadores da estirpe de Thierry Henry, Samuel Eto`o, Xavi e Lionel Messi, o melhor talento individual do mundo hoje.

Comandado por um futebol simplesmente monumental de Messi, o Barça vem patrolando na Liga dos Campeões (aqui favorecido pelos medianos Sporting Lisboa e fracos Basel e Shaktar Donetsk) e na Liga Espanhola. Isto além de arrasar o bom time do Atlético de Madrid nas quartas-de-final da Copa do Rei (com direito a aplausos de pé da torcida adversária para Messi, que fez três gols em pleno estádio Mestalla).

A defesa ainda não é nenhuma solidez absoluta, mas já possui um bom padrão tático, sendo a melhor da competição com 13 gols sofridos. Não está no nível da formidável defensiva do Manchester United (atual campeão europeu e mundial) e Juventus (que levaram poucos gols nos nacionais e mantiveram o nível na Liga dos Campeões), mas já não é a peneira dos últimos meses de Frank Rikjaard.

Mas, como é tradicional nos clubes espanhóis, é o ataque que chama a atenção: incríveis 59 gols marcados, mais de três gols por jogo. Messi já fez 21 gols (doze na Liga, cinco na Liga dos Campeões e outros quatro na Copa do Rei), enquanto Eto`o tem 18 no Espanhol e  um na Liga, e Henry já está com 11 no Espanhol e um na Liga dos Campeões. O brasileiro Daniel Alves tem gastado a bola na lateral-direita, enquanto o talentoso Xavi é o armador da maioria das jogadas do time catalão.

Na próxima fase da Liga dos Campeões, o time espanhol pega o decadente Lyon, e é o favorito para passar de fase. Com as potências se enfrentando(Internazionale vs. Manchester United; Real Madrid vs. Liverpool; Chelsea vs. Juventus), o Barça tem tudo para se tornar o principal candidato ao título europeu, que seria o terceiro após as conquistas de 1992 e 2006.

Tricolor busca recuperar a hegemonia no Gauchão

21 de janeiro de 2009 0

Alex Mineiro, o principal reforço do Grêmio em 2009/Reprodução site oficial do Grêmio

OBS: post atualizado em 18/03 – Confira elenco atualizado aqui

Em 2009, o Grêmio quer a América. Quer o Mundo. Mas antes de qualquer coisa, quer conquistar títulos, e ganhar o Gauchão em cima do arquirrival Internacional não será desprezado.

Na estréia contra o Internacional de Santa Maria, Celso Roth irá atuar no 3-5-2, depois de muitos treinamentos no 4-4-2 na pré-temporada. De ótimas atuações em Bento Gonçalves, Souza vai começar como titular jogando no meio-campo. Assim, Tcheco vai jogar mais recuado e sai Diogo do time.

Em outra configuração, o 4-4-2 será utilizado com a entrada de Diogo; Tcheco e Souza como meias e a saída do zagueiro Rafael Marques. Como a diretoria do Grêmio está abertamente buscando um novo atacante, Reinaldo é o jogador com a titularidade mais ameaçada. Um lateral-direito e outro volante devem ser contratados para fechar o grupo de 2009.

Em 2008, o time base Tricolor no Gauchão foi: Victor; Paulo Sérgio, Léo, Pereira e Anderson Pico; Eduardo Costa, William Magrão, Júlio dos Santos (André Luís) e Roger; Perea e Reinaldo. Cinco jogadores continuam no elenco: Victor, Léo, William Magrão (destaque no Gauchão do ano passado), Perea e Reinaldo.

Melhor campanha da primeira fase, o Tricolor deu adeus à competição logo na segunda, quando venceu o Juventude fora de casa por 2×1, mas levou 3×2 em pleno Olímpico e ficou de fora, em um dos dois vexames do time em menos de uma semana (quatro dias depois, foi eliminado da Copa do Brasil pelo Atlético-GO).

ELENCO GRÊMIO 2009

GRUPO REMANESCENTE
Victor, Marcelo Grohe, Matheus, Hélder, Réver, William Thiego, Héverton, Willian Magrão, Makelele, Adílson, Maylson, Tcheco, Orteman, Souza, Douglas Costa, Perea, Reinaldo, Morales

CONTRATADOS
Ruy (Náutico), Fábio Santos (Cruzeiro), Alex Mineiro (Palmeiras), Fabio Ferreira (Corinthians), Rafael Marques (Goiás), Diogo (Figueirense), Jadílson (São Paulo)

PROMOVIDOS
Alessandro (goleiro), Wellington (lateral-direito), Julio Cesar (volante), Paulinho (volante), Mithyuê (meia), Isael (meia), Roberson (atacante), Rafael Martins (atacante)

RESUMO POR POSIÇÃO<

Postado por Perin, analisando o elenco tricolor para 2009