Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

A `maldição do CenteNADA`: quem se deu bem!

24 de janeiro de 2009 5

Real Madrid campeão no Centenário de 2002: timinho, hein????

Ontem contamos histórias sobre times que foram um fiasco no Centenário de sua fundação. Porém a história possui alguns casos de times que foram campeões neste ano marcado por comemorações especiais. O melhor exemplo vem do Rio de Janeiro, o Vasco da Gama de 1998.

Injetado de dinheiro pela milionária venda de Edmundo para a Fiorentina, o então campeão brasileiro Vasco da Gama montou um time caríssimo para a Libertadores daquele ano. E obteve sucesso!

Com Luizão e Donizete no ataque, e treinado por Antônio Lopes, a equipe de São Januário ganhou com sobras a competição continental. Eliminou o Cruzeiro, o Grêmio e o poderoso River Plate antes de bater facilmente o Barcelona-EQU na decisão. De quebra, o Vasco ainda levou o Estadual de 1998 com folga. E quase ganhou do Real Madrid em Tóquio, perdendo em um jogo duríssimo por 2×1.

Outro time brazuca a se dar bem no Centenário foi o Vitória. O time baiano, então com muito dinheiro, foi campeão estadual em 1999 e ainda levou a valorizada Copa do Nordeste, fazendo ótima campanha no Brasileirão e chegando as quartas-de-final.

No mundo, o Centenário com sucesso mais marcante foi o do Real Madrid, o time mais poderoso do mundo no ano de 2002. Com Zidane, Casillas, Figo, Ronaldo, Raúl, Roberto Carlos & Cia, o timaço espanhol perdeu miseravelmente a Copa del Rey para o Deportivo La Coruña.

Depois ficou em terceiro no Campeonato Espanhol (Valencia campeão) e só sobrou a Liga dos Campeões, justamente o mais difícil. Depois de eliminar o Barcelona (que não ganhou nada no Centenário em 1999 e aguardava ansiosamente por repetir a sina), “Los Merengues” venceram na finalíssima a zebra alemã Bayer Leverkusen (de Lúcio e Ballack) com um golaço antológico de Zinedine Zidane no palco de Saint Denis. CenteNADA? Só para os blaugranas de Barcelona

O Bayern de Munique também foi muito bem em seu Centenário: foi campeão da “Tríplice Coroa” nacional em 2000: do Campeonato Alemão, da Copa da Alemanha e da Copa da Liga Alemã.

Já o Liverpool levou a Copa da Inglaterra em 1992 (seu último título por quase uma década), enquanto a Internazionale de Milão levantou ano passado o `scudetto`, garantindo um raríssimo tricampeonato nacional.

EDITADO: O Martin e o grande amigo Fabrício lembraram bem: o Olímpia foi campeão da Libertadores no ano de seu Centenário, em 2002. E campeão paraguaio também!

Enfim, histórias. Quais serão os destinos de Internacional e Coritiba em 2009?

Dia 31 de dezembro voltamos a conver

Postado por Perin, que lembra do Vasco e do Real…

Comentários (5)

  • Martin diz: 24 de janeiro de 2009

    Perin, muito bom levantamento.

    Só faltou falar do Olimpia, que foi campeão da Libertadores (em cima do São Caetano, e perdendo o primeiro jogo em casa) no ano de seu centenário, em 2002. Na final da Copa Intercontinental, perderam justamente para o Real Madrid.

  • Fabricio Sabbadini diz: 24 de janeiro de 2009

    Amigo Perin,
    Muito boa a matéria dos CenteNADAs, porém, entre os centenários que conquistaram, esqueceste do Club Olimpia do Paraguai que venceu a Libertadores em 2002, com direito a eliminar o Grêmio.

  • miquelangelo diz: 24 de janeiro de 2009

    O olimpia só foi campeão da libertadores por obra de seu grande amigo Nicolas Leoas, que armou, ou alguém em alguma edição anterior mandou voltar cobranças de Penalti ou ainda anular gol com impedimento no qual o jogador impedido estava a 10 metros do lance.

  • Geronimo diz: 24 de janeiro de 2009

    Enciso manda lembranças.

  • Leandro diz: 28 de julho de 2013

    olimpia campeão no ano do centenário, eliminando o gremio na semifinal e com direito
    a jogador enciso jogando com camisa do inter por baixo kkkkkkkk

Envie seu Comentário