Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

História do futebol: vaga decididas no sorteio!

28 de janeiro de 2009 8

O que já se imaginava acabou realmente acontecendo: no Sul-Americano Sub-20, uma das vagas para a próxima fase foi decidida no sorteio! Quem se deu bem foi a Colômbia, que ficou em 3° lugar e à frente do Equador após ter empatado em todos os critérios possíveis!

Com o eliminado Peru perdendo todos os jogos, e ocorrendo empates em todas as partidas envolvendo Argentina, Venezuela, Equador e Colômbia, todos os times chegaram na última rodada com cinco ponto. E o que ocorreu?

Dois empates! A Argentina sofreu para empatar em 2×2 com o Equador. Os argentinso chegaram a estar perdendo, mas empataram nos 15 minutos finais e se classificaram antecipadamente.

Mais dramática foi a vaga da anfitriã Venezuela: um 1×1 obtido nos acréscimos do segundo tempo graças ao goleiro Romo, que pegou uma penalidade colombiana

O time da casa, que seria eliminado se tivesse tomado o gol, acabou em 1° lugar, seguido pela péssima equipe da Argentina e pela Colômbia, enquanto Equador e Peru estão fora.

OUTROS CASOS MARCANTES:

1954 – Eliminatórias da Copa do Mundo da Suíça – Turquia x Espanha – SORTEIO

Em Copas do Mundo, muitos sorteios: em 1954 a Turquia foi para a Copa do Mundo da Suíça após vencer a Espanha no sorteio! Depois de uma vitória para cada lado, e empate no jogo-extra em campo neutro, um sorteio na FIFA definiu a ida dos turcos para o Mundial. Luigi Franco Gemma, o menino italiano que tirou o nome da Turquia, foi levado como `mascote` da delegação durante o Mundial

1968 – Eurocopa – SEMIFINAL – Itália x União Soviética – SORTEIO

A mais importante decisão por sorteio foi as semifinais da Eurocopa de 1968, quando a Itália superou a União Soviética nas `papeletas`. A partir de 1970, a disputa de pênaltis (cruel, mas muito mais justo) começou a ser usada pela UEFA.

1970 – Copa do Mundo – SEMIFINAL – Itália x Alemanha Ocidental – QUASE SORTEIO

A histórica semifinal de 1970, entre alemães ocidentais e italianos (um 4×3 com direito a 3×2 em dupla virada na prorrogação) quase foi decidida no sorteio… Um gol italiano no finalzinho evitou um constrangimento. 

1976 – Eurocopa – FINAL – Tchecoslováquia x Alemanha Ocidental – 1º decisão por penais.

A UEFA adotou a disputa de pênaltis a partir de 1972, e já em 1976 tivemos o primeiro caso importante. Foi assim que a Eurocopa foi decidida entre Tchecoslováquia (de Antonin Panenka) e Alemanha Ocidental. Vitória dos tchecoeslovacos, com direito à inovadora e magistral cobrança do astro Antonin Panenka (vejam o vídeo no link acima).

1970 – COPA DO MUNDO – ELIMINATÓRIAS AFRICANAS – 1º FASE – Marrocos x Tunísia

Em 1970 coube a Marrocos representar o continente africano. Mas isto só ocorreu pois na primeira fase eliminou a Tunísia no sorteio.

Comentários (8)

  • Flavio diz: 30 de janeiro de 2009

    Quando pensei já ter visto quase tudo, nessa neurose dos torcedores da dupla GRENAL, acusando todos os comentários de serem parciais, ou Gremismo ou Coloradismo, me vejo surpreendido por um que consegue acusar o blogueiro de ser muito IMPARCIAL, desisto de tentar entender, abraços.

  • Gustavo diz: 28 de janeiro de 2009

    Muito interessante o tema, porém o texto escrito está muito confuso. Poderia explicar melhor (com referências, etc) os casos. Por exemplo: em 1990 qual era o grupo? foi sorteado quem contra quem? Acima tu afirma que em 1970 começou-se a utilizar os penalties, e logo abaixo afirma que a data é 1978????

  • Érico Ferreira diz: 28 de janeiro de 2009

    Uma vez eu ouvi que o Grêmio perdeu para o Coritiba na “moeda”. Não sei se foi uma vaga ou um título, PRAVÁVELMENTE EM TORNEIO AMISTOSO…

    ABRAÇO

  • daniel correa diz: 28 de janeiro de 2009

    Num campeonato gaucho dos anos 80, ou inicio dos 90, Caxias e Gremio disputaram o campeao do primeiro turno no sorteio, no caso acho que foi uma moeda. Deu caxias.

    abraço
    Daniel

  • juliano diz: 28 de janeiro de 2009

    E o enfadonho brasileiro de pontos corridos que tu adora prevê sorteio caso haja empate em todos os quesitos para decidir o campeão…é verdade ou estou enganado? Abraço e sempre prestigiando esse belo blog.

  • la2009 diz: 28 de janeiro de 2009

    cara tava dando uma olhada nesse teu blog vc é muito imparcial,so critica o gremio e elogia o sc2006,deixa de ser cara de pau,disfarça um pouco sua preferencia.

  • ezequiel diz: 28 de janeiro de 2009

    no museu do Coritiba (no Estadio Couto Pereira) tem uma foto dos anos 50 ou 60 de um campeonato aqui dos times do Sul foi decidido entre Coritiba e Grêmio no sorteio.
    Se não me engano, deu Grêmio!

  • Daniel Colorado diz: 28 de janeiro de 2009

    Na Copa de 94, no grupo em que estavam Itália, México, Irlanda e Noruega, se não falha a memória, todas as equipes terminaram com 4 pontos (uma vitória, um empate e uma derrota pra cada). Se não me engano a classificação se resolveu no número de gols marcados, e a Noruega acabou sobrando.

Envie seu Comentário