Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts do dia 1 fevereiro 2009

Van der Sar: como o vinho, melhor mais velho

01 de fevereiro de 2009 1

Van der Sar. 38 anos. E quem se importa?

Nesta semana, o holandês Edwin Van der Sar se tornou notícia duas vezes por bater dois recordes seguidos. No início da semana, no massacre de 5×0 sobre o West Brommich Albion, o goleiro do Manchester United completou 11 jogos sem tomar gols pelo Campeonato Inglês, superando os 1.024 minutos do tcheco Petr Cech, completados em 2006 pelo Chelsea.

O mais incrível é que o Man Utd tem sofrido com lesões na defesa: todos os jogadores do elenco principal e alguns do elenco de juniores já tiveram que ser utilizados, e nem assim a defensiva dos “Red Devils” sofreu gols (apesar de muitos sustos e algumas bolas na trave).

Neste sábado, Van der Sar se tornou o recordista de minutos seguidos sem levar gols do futebol inglês na vitória de 1×0 sobre o Everton ao chegar aos 1.122 minutos sem tomar gols. O recorde anterior era de 1.103 minutos do goleiro Steven Death, defendendo o Reading em 1979 pela Segunda Divisão.

Se não tomar gols até os 29 do 2° tempo do próximo jogo, contra o West Ham em Londres, o goleiro holandês irá superar o mais uma marca: desta vez o recorde britânico do ex-goleiro da Inglaterra Chris Woods que ficou 1.196 minutos sem tomar gols pelo Glasgow Rangers entre 1987 e 1988.

Van der Sar surgiu no futebol dando show no lendário time do Ajax, treinado por Louis van Gaal e que tinha estrelas do porte de Marc Overmars, Clarence Seedorf, Edgar Davids e Patrick Kluivert. O arqueiro holandês ganhou todos os títulos pelo time de Amsterdã, incluindo um tricampeonato nacional, uma Copa da UEFA, uma Liga dos Campeões e a Copa Intercontinental (contra o Grêmio).

Depois de uma desastrosa passagem pela Juventus, ele foi recomeçar a carreira no modesto Fulham, de Londres. Ao invés de baixar o nível, o goleiro se recuperou no time treinado então por Jean Tiganá. Em três temporadas voltou ao nível anterior de excelência. Isto chamou a atenção de Alex Ferguson, que estava sem um goleiro confiável desde a saída do mito Peter Schmeichel em 1999 e resolveu apostar no veterano.

Deu certo e Van der Sar já conquistou seis títulos desde que foi para o Manchester United: uma Copa da Liga Inglesa, dois Campeonatos Ingleses, uma Supercopa Inglesa, um Mundial de Clubes da FIFA e uma Liga dos Campeõesda Europa. Nesta foi decisivo ao longo de toda a competição e na final, quando pegou a cobrança de Nicolas Anelka na disputa de pênaltis e decidiu o título. Mesmo sofrendo com lesões, o legendário arqueiro já teve seu contrato renovado por mais um ano.

O recorde de tempo sem levar gols pertence a um brasileiro, o ex-goleiro gremista Mazarópi. Ele ficou 1.816 (18 partidas e pouco) minutos sem tomar gols pelo Vasco da Gama entre 1977 e 1978, contando jogos do Campeonato da Guanabara e alguns do Brasileirão (o que diminui a comparação). Depois dele, o belga Dany Verlinden ficou 1.390 minutos sem tomar gols pelo Club Brugge, seguido pelo espanhol

Postado por Perin, com dados estatísticos e fã de van der Sar

Janela de Transferências: Europa termina dia 02

01 de fevereiro de 2009 0

Thiago Silva, vendido ao Milan: maior craque a sair do Brasil em janeiro

Até o final da janela de transferências, torcedores (e diretores financeiros) de todo o país aguardam por proposta que simplesmente não estão chegando. Apesar dos europeus terem adiado até o dia 2 de fevereiro o término da janela (sempre fazem isto quando a janela termina no final de semana), os grandes jogadores em atividade no Brasil não receberam propostas e ficaram: exemplos de Hernanes, Alex (a despeito de algumas especulações de que ele teria sido vendido neste sábado por oito milhões de euros) e Nilmar.

Porém para mercados de segunda linha, como Leste Europeu, Oriente Médio e Ásia, a janela não terminou: até o início de março times podem contratar jogadores.

O que ocorre é o seguinte: existem duas janelas, uma curta e longa. Cabe a cada associação decidir qual delas quer seguir: se a longa é no início ou no meio do ano.

Os grandes centros europeus utilizam a janela longa entre julho e agosto, e a curta em janeiro. Já Rússia, Ucrânia, Oriente Médio, Japão e Coréia do Sul preferem a janela longa no início do ano, o mesmo ocorrendo com os países sul-americanos.

Sendo assim, existe ainda a possibilidade de jogadores serem negociados com o leste europeu, o futebol árabe ou ainda do extremo oriente. Lembrem que Diogo Rincón foi somente em fevereiro para o Corinthians.

VEJA TAMBÉM:

Sábado, 02 de fevereiro de 2008

Janela de Transferências

Sábado, 09 de fevereiro de 2008

O Desafio das transferências continua!

Quinta-feira, 24 de abril de 2008

Janela de Transferências: a banca levou a aposta!

Postado por Perin, com dados sobre transferências…