Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts do dia 16 fevereiro 2009

Lesão de W. Magrão lembra Émerson em 1995. Sorte?

16 de fevereiro de 2009 4

Émerson e William Magrão: lesões idênticas em ano de Libertadores/Montagem: Alexandre Perin
Evidentemente o William Magrão não tem nada a ver com isto e não gostaria de estar passando pela decepção de hoje, mas os supersticiosos gremistas conseguiram ver algo positivo na lesão séria que o volante sofreu ontem e que lhe deixará seis meses parado.

Afinal, é ao menos curioso lembrar que o volante Émerson, ex-capitão da Seleção Brasileira, ídolo no Bayer Leverkusen e Roma, atualmente defendendo o Milan, teve lesão semelhante quando começava sua carreira no Grêmio.

Em 1995, ele sofreu uma contusão idêntica à de William Magrão: rompimento dos ligamentos do joelho. Na ocasião, Émerson dividiu com Pedrinho, um obscuro volante do Brasil de Farroupilha na primeira rodada daquele estadual, uma goleada de 5×2 no Olímpico.

E foi graças a isto que Arílson se afirmou como titular no time treinado por Luiz Felipe Scolari em 1995, equipe que conquistaria a Taça Libertadores da América e o Campeonato Gaúcho daquela temporada.

Nos primeiros jogos, Vágner Mancini (hoje treinador do Santos) foi o titular da meia-direita, mas depois o talentoso meia-atacante do Esportivo assumiu esta posição. O meio-campo que seria campeão da América tinha uma formação citada e repetida por qualquer gremista na época: Dinho, Luís Carlos Goiano, Carlos Miguel e Arílson, equilibrando ofensividade e forte poder de marcação.

Quase quatorze anos depois, o mesmo ocorre com William Magrão, também em um jogo do Campeonato Gaúcho, desta vez um 2×1 sobre o Avenida em Santa Cruz do Sul.

O fato é que William Magrão está fora da Libertadores 2009. Provavelmente o Grêmio irá apostar em Maylson como seu substituto na lista de 25 da Libertadores, com Adílson assumindo a titularidade (ao menos por enquanto).

Resta ver se o destino tricolor será o mesmo de 1995. Os azuis esperam que sim.

Postado por Perin, sempre fã de Émerson Ferreira da Rosa

O "canto do cisne": Ryan Giggs

16 de fevereiro de 2009 2

Ryan Giggs: uma lenda do futebol europeu

Ryan Giggs, uma lenda do futebol mundial. Uma antiga metáfora grega dizia que um grande artista, em seus momentos finais de criação, estava emitindo o “canto do cisne“, pois por séculos acreditou-se que o mais belo som produzido na Terra pela espécie cisne mudo seria emitido pouco antes deste perecer. O tempo tratou de desmistificar esta crença, mas a expressão continuou.

Sem dúvida, o mais habilidoso britânico de minha geração, o galês Ryan Joseph Giggs começou no Manchester United aos 14 anos, e nunca mais saiu de lá. A história de sua contratação mostra o quanto faz a diferença ter um treinador de exceção: depois de recomendado pessoalmente por um de seus olheiros, Alex Ferguson foi à casa de Ryan Giggs falar com seus pais, pois ele estava indo para o rival Manchester City. Deu certo e Giggs foi para o clube que lhe faria entrar na história do futebol galês, inglês, europeu e mundial.

Aos 35, teve seu contrato renovado até 2010 e tem tido recentemente atuações monumentais com o time de Old Trafford. Na semana passada marcou um golaço na duríssima vitória de 1×0 sobre o West Ham United, fora de casa, bem ao seu estilo: limpou dois marcadores com a canhota, e chutou cruzado com a direita (que não é a sua forte).

Este foi o primeiro gol de Giggs no Inglês da temporada 2008/09, e isto manteve uma marca impressionante: Giggs é o único atleta a marcar gols em todas as temporadas da história da Premier League (que começou em 1992/93). Vejam o lance (e por favor me avisem se o vídeo ficar indisponível):

Ontem mais um show do galês, na goleada de 4×1 sobre o Derby County pelas oitavas-de-final da Copa da Inglaterra. Ele deu o passe para o primeiro e terceiro gols, participou do quarto e ainda sofreu a falta que originou o segundo gol. Vejam os melhores momentos da partida:

<object width=”480″ height=”385″><param name=”movie” value=”http://www.youtube.com/v/rZLq86CnGSc?fs=1&amp;hl=pt_BR”></param><param name=”allowFullScreen” value=”true”></param><param name=”allowscriptaccess” value=”always”></param><embed src=”http://www.youtube.com/v/rZLq86CnGSc?fs=1&amp;hl=pt_BR” type=”application/x-shockwave-flash” allowscriptaccess=”always” allowfullscreen=”true” width=”480″ height=”385″></embed></object>