Ryan Giggs, uma lenda do futebol mundial. Uma antiga metáfora grega dizia que um grande artista, em seus momentos finais de criação, estava emitindo o “canto do cisne“, pois por séculos acreditou-se que o mais belo som produzido na Terra pela espécie cisne mudo seria emitido pouco antes deste perecer. O tempo tratou de desmistificar esta crença, mas a expressão continuou.
Sem dúvida, o mais habilidoso britânico de minha geração, o galês Ryan Joseph Giggs começou no Manchester United aos 14 anos, e nunca mais saiu de lá. A história de sua contratação mostra o quanto faz a diferença ter um treinador de exceção: depois de recomendado pessoalmente por um de seus olheiros, Alex Ferguson foi à casa de Ryan Giggs falar com seus pais, pois ele estava indo para o rival Manchester City. Deu certo e Giggs foi para o clube que lhe faria entrar na história do futebol galês, inglês, europeu e mundial.
Aos 35, teve seu contrato renovado até 2010 e tem tido recentemente atuações monumentais com o time de Old Trafford. Na semana passada marcou um golaço na duríssima vitória de 1×0 sobre o West Ham United, fora de casa, bem ao seu estilo: limpou dois marcadores com a canhota, e chutou cruzado com a direita (que não é a sua forte).
Este foi o primeiro gol de Giggs no Inglês da temporada 2008/09, e isto manteve uma marca impressionante: Giggs é o único atleta a marcar gols em todas as temporadas da história da Premier League (que começou em 1992/93). Vejam o lance (e por favor me avisem se o vídeo ficar indisponível):
Ontem mais um show do galês, na goleada de 4×1 sobre o Derby County pelas oitavas-de-final da Copa da Inglaterra. Ele deu o passe para o primeiro e terceiro gols, participou do quarto e ainda sofreu a falta que originou o segundo gol. Vejam os melhores momentos da partida:
<object width=”480″ height=”385″><param name=”movie” value=”http://www.youtube.com/v/rZLq86CnGSc?fs=1&hl=pt_BR”></param><param name=”allowFullScreen” value=”true”></param><param name=”allowscriptaccess” value=”always”></param><embed src=”http://www.youtube.com/v/rZLq86CnGSc?fs=1&hl=pt_BR” type=”application/x-shockwave-flash” allowscriptaccess=”always” allowfullscreen=”true” width=”480″ height=”385″></embed></object>
vamos dividir o 1º lugar do fã clube… o cara joga muito e tbm para o time… abços
Pena um jogador dessa estirpe não conseguir jogar uma copa do mundo porque o seu país não consegue montar um time para jogar no maior campeonato de futebol do mundo.
Joga muito.