Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts do dia 21 fevereiro 2009

Na Inglaterra: Um russo desce, outro russo sobe

21 de fevereiro de 2009 0

Usmanov, 25% do Arsenal; Abramovich: 100% do Chelsea/Montagem: OnlineRBS

Realidades distintas envolvendo bilionários russos e o futebol inglês. No mês de janeiro, a lista dos mais ricos da Forbes indicou que o magnata do petróleo Roman Abramovich, dono do Chelsea perdeu nada menos que nove BILHÕES de dólares com a recessão global.

De 23 bilhões de dólares e 15° lugar na lista dos mais ricos do planeta, o controvertido russo que comprou o Chelsea em 2003 e fez dele uma potência continental, agora tem “somente” 14 bilhões. Tadinho… hehehe

Se Abramovich está em baixa, seu compatriota Alisher Usmanov, em parceria com seu sócio Farhad Moshiri, comprou mais 1% das ações do Arsenal e agora tem 25% do clube. Seu grupo financeiro se tornou o maior acionista do clube londrino, superando Daniel Fiszman, que tem 24,1% das ações do clube.

Usmanov e seu grupo financeiro tem como objetivo chegar aos 30% das ações, quando será obrigado a fazer uma proposta de compra das ações dos demais acionistas. Estes estão em bloco contra o objetivo do russo, mas recentemente um deles deixou o grupo e negociou sua participação com outras pessoas, inclusive Usmanov, deixando a brecha para mais um investimento do russo.

Nos outros dois grandes da Inglaterra, o  Liverpool pertence a um grupo de investidores norte-americano, que vive problemas financeiros desde a compra em 2007. O grupo inclusive pode vender o clube a qualquer momento, pois não tem conseguido honrar compromissos financeiros criados na compra. Já o Manchester United tem um único dono, o bilionário norte-americano Malcolm Glazer.

Postado por Perin, preocupado com a origem destas divisas…