No final de semana se acirrou a disputa pela artilharia do Campeonato Gaúcho 2009, que receberá a denominação de especial de `Troféu Cláudio Millar`, em homenagem ao ídolo do Brasil de Pelotas falecido no trágico acidente de 15 de janeiro.
Sandro Sotilli marcou no sábado passado pelo São José e subiu para 10 gols. Mas no dia seguinte, Taison marcou de novo no Internacional e empatou a disputa, 10 a 10.Além destes, Eraldo (Santa Cruz) e Mendes (Juventude) estão muito próximos e podem aumentar ainda mais a concorrência.
Aliás, Sotilli busca o a terceira artilharia, algo inédito na história do Gauchão, já que ele foi o goleador em 2002 (15 de Novembro) e 2004 (Glória).
Ano passado, Alex (Internacional) e Mendes empataram na artilharia com 13 gols. Foi a primeira vez que a Dupla teve o artilheiro desde 1999, quando Ronaldinho foi o goleador pelo Grêmio. Já o Inter não tinha o artilheiro máximo desde Amarildo, no distante ano de 1987.
Outra curiosidade: em 1985, o colorado Tita e o gremista Caio Júnior foram os artilheiros. Desde que a divisão especial começou em 1960, apenas em 1978 um time da Dupla teve dois artilheiros em um mesmo ano: os colorados Jair e Valdomiro fizeram 15 gols.
1999 – Ronaldinho (Grêmio) – 15 gols
2000 - Felipe (Passo Fundo) – 13 gols
2001 – Chiquinho (São José/PoA) – 15 gols
2002 – Sandro Sotilli (15 de Novembro) – 20 gols
2003 – Flávio Dias (Pelotas) – 18 gols
2004 – Sandro Sotilli (Glória) – 27 gols
2005 – Felipe (Passo Fundo) – 10 gols
2006 – Giancarlo (Novo Hamburgo) – 14 gols
2007 – Vitor Hugo (Veranópolis) – 13 gols
2008 – Alex (Internacional) e Mendes (Juventude) – 13 gols
Postado por Perin, com dados do I.P.E.
Cara, o destaque vai para o Mendes. Ele jogou pouquissimos jogos para marcar os seis gols.
Se ao final, Sandro Sotilli, Mendes ou Eraldo conseguirem o título de goleadores, não haverá nenhuma surpresa pois são atacantes vocacionados para o gol (centroavantes), agora se der o Taison será uma surpresa, pois é muito mais um jogador de lado de campo do que um definidor, além de não ser cobrador de faltas e pênaltis.
Hoje tem jogo do Grêmio e mesmo antes da bola rolar, uma certeza atordoa gremistas e gera alegria nos secadores: a zaga vai fazer água! Qual a razão desta mudança, sendo que o time teve o melhor sistema defensivo do Brasileirão 2008? Só a falta do Pereira? Ou a soma de várias incompetências e de tantos equívocos que estão fragilizando o sistema defensivo tricolor e o time como um todo? São questões de um domingo de futebol que estão em http://alfredodebrasilia.zip.net
Perin
O Taison está com 11 gols e assumiu a artilharia isolada no último sábado.
“Grêmio” escrito em azul e “Internacional” em vermelho… Muito bonito. E os clubes do interior não merecem letrinhas coloridas também? O Juventude em verde, por exemplo. Porque não?
EDITADO: é costume, eu normalmente uso isto em posts que não envolvem o time do interior. mas tu tens razão, neste tipo de post, eu vou mudar a partir de agora
Abraços, e obrigado!