Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

GP DA AUSTRÁLIA: Brawn GP "vim, vi e venci"

30 de março de 2009 1

A primeira corrida do Mundial de Fórmula-1 de 2009 terminou com a `confirmação de uma surpresa`. Afinal, a Brawn GP havia dominado todos os testes do início de temporada e repetiu a dose na primeira prova.

O inglês Jenson Button liderou de ponta a ponta o GP da Austrália, enquanto o veterano brasileiro Rubens Barrichello, que largou mal e fez uma corrida de recuperação, contou com a sorte e uma barbeiragem de Sebastian Vettel para chegar em segundo lugar.

Como foi largamente divulgado no final de semana, a vitória da Brawn GP em sua corrida de estréia foi apenas a 3° na história (repetindo Mercedes em 1954 e Wolf em 1977). E chegar na estréia com dobradinha, somente a Mercedes havia conseguido com suas lendárias flechas de prata no GP da França de 1954 (Fangio e Kling). Aliás, Mercedes que fornece os motores da Brawn…

A corrida foi de ótima qualidade (algo raro na chatíssima pista de Melbourne). Massa e Raikkonen tentaram andar mais que a Ferrari deixou. Massa tava bem até quebrar (segue o azar na Austrália…), enquanto Kimi bateu. Já as McLaren foram ainda mais lentas, deixaram a desejar mas Hamilton, em uma corrida sem erros, se recuperou do 18° lugar e terminou em uma 3° posição.

Lista completa de prêmios aqui:
ALMANAQUE ESPORTIVO – PREMIAÇÕES ESPECIAIS F-1 2009

Os prêmios especiais do Almanaque Esportivo permanecem em 2009:

Troféu `Jim Clark` – Jenson Button e Brawn GP, sem erros ao longo de todo o final de semana. Primeira vitória de Button em 4 anos (2° na carreira), e show da nova equipe da lenda Ross Brawn.

Troféu `Rouge & Blanc` – Lewis Hamilton, que largou em 18° lugar e terminou em 3°. Menção honrosa para Nico Rosberg, que passou a corrida lutando mas sofreu sem pneus no final da prova.

Troféu `Porquê eu não fiquei com minha boca fechada` – Ninguém, todo mundo se comportou.

Troféu `Dick Vigarista` – Pouca gente percebeu, mas a culpa da batida de Barrichello, Kovalainen, Alonso, etc na 1° curva foi de Mark Webber, que tentou se enfiar e bateu em todo mundo. Vejam no compacto.

Troféu `Chris Amon` – Kovalainen, que foi abalroado por Webber e se registrou como primeiro abandono de 2009.

Troféu ‘Fiofó de Ouro’ – Hamilton, que contou com seis abandonos na sua frente e mais 4 que bateram na 1° curva para chegar em um quase impensável 3° lugar depois de largar em 18°

Troféu ‘Didi Mocó Prize For Technical Achievements’Para Vettel, que fez uma barbeiragem lamentável e jogou para fora Robert Kubica. Menções honrosas para Nakajima e Piquet, que bateram sozinho pela enésima vez.

Troféu ‘Dick Vigarista’Para Vettel, que fez uma barbeiragem lamentável e jogou para fora Robert Kubica.

EDITADO: Depois da prova vazou o escândalo da fraude da McLaren e de Lewis Hamilton, o prêmio saiu do colo de Vettel e foi para a McLaren

E que venha o GP da Malásia semana que vem!

Comentários (1)

  • Robbie Fowler diz: 30 de março de 2009

    Discordo, acho que o Troféu `Didi Mocó Prize For Technical Achievements` deve ir para o Vettel, com menção honrosa ao Kubica. O primeiro porque não conseguiu controlar o carro, mesmo sabendo que não teria condições de segurar a posição por muito tempo. O segundo, por ter se afobado e posto a brilhante corrida inteira a perder por não saber esperar por mais uma curva.

Envie seu Comentário