A Máfia Italiana segue forte dentro do futebol italiano. Agora é o Palermo que está sendo acusado de manipular um resultado na Série B de 2002/03, em um jogo contra o Ascoli. Três jogadores, Brienza, Montalbano e Aronico, do Ascoli, são acusados de terem ganhado dinheiro. Desconfiado, o treinador do Ascoli na época, Bepi Pillon, não escalou os dois últimos, mas ainda assim o Palermo venceu por 3×2.
Esta semana, um advogado de importantes mafiosos presos fez a denúncia, dando detalhes sobre a operação. O Palermo está sendo investigado pela polícia italiana, especialmente para saber se outros jogos foram manipulados naquela e em outras temporadas.
Infelizmente, este é mais um escândalo manchando o futebol italiano. Depois do gigantesco Totonero em 1981, causado por arranjos em jogos para beneficiar apostadores na loteria esportiva, o futebol italiano jamais parou de receber ondas de graves denúncias envolvendo manipulações de resultados.
O Totonero de 1981 resultou no o rebaixamento de Milan e Lazio, a suspensão de vários dirigentes, jogadores (incluindo o carrasco Paolo Rossi, que seria perdoado a ponto de jogar o Mundial de 1982), além de suspensões a dezenas de jogadores, perda de pontos ao Avellino, Bologna, Perugia (Série A), Palermo e Taranto(Série B), o futebol italiano teve uma reprise em 1986.
De novo chamado de “Totonero“, agora envolvendo o Palermo (de novo!), Udinese, Vicenza, Cagliari, Lazio (de novo!), Triestina, Perugia (de novo!), Foggia e Cavese, com resultados semelhantes: rebaixamentos, deduções de pontos, punições a atletas e jogadores.
Em 2005, uma ação inacreditável na Série Benvolveu o campeão e líder isolado Genoa que, para beneficiar apostadores, pagou para o Venezia perder na última rodada.
O esquema foi descoberto e o Genoa, ao invés de ir para a Série A, parou na Série C1. O Venezia só não foi rebaixado porque faliu. Refundado no mesmo ano, voltou pela Série C2 (quarta divisão).
Em 2006, entretanto, um esquema chamado “Calciopoli” mudou o futebol italiano para sempre. Simplesmente os gigantescos Milan e Juventus estavam envolvidos, assim como Lazio (de novo!!!!), Fiorentina e Reggina.
Estes times foram acusados de subornar juízes e comandantes da comissão italiana de arbitragem para ter benefícios em jogos da Série A. Coincidência ou não, Milan e Juventus nunca disputaram um título italiano `cabeça-à-cabeça` nos últimos 30 anos.
Então bicampeã italiana, a Juve foi rebaixada para a Série B, enquanto Milan e Lazio ganharam apelos e acabaram não rebaixados. Com apelos e mais apelos, os times italianos tiveram penas mais brandas.
Porém o impacto foi forte: uma enorme leva de atletas saiu dos times envolvidos, enfraquecendo a Liga Italiana. O público, que já sofria com a violência, passou a ver um futebol mais pobre tecnicamente.
Com exceção de uma boa campanha do Milan, campeão europeu em 2007 mesmo sofrendo críticas ao longo de toda a temporada, os italianos seguidamente protagonizam fiascos na Liga dos Campeões.
A Itália já tem o terceiro campeonato, atrás da Espanha e da Inglaterra. A Seleção Nacional vem bem, é a atual campeã do planeta, mas seus times já não possuem o mesmo talento.
Postado por Perin, lamentando a crise na Italia..
Esperar o que de um país que tem como primeiro ministro, presidente do maior clube do País e presidente da maior emissora de TV um mafioso (Silvio Berlusconi)?
O que acontece na Itália, os clubes que usam de meios errados são severamento punidos, e também seus atletas. Não acho escândalo quando as denúncias se tornam público, quando há o julgamento e também punição. No Brasil houve denúncias e provas contra o Corinthians no ano de 2005. Mas foi colocado uma pedra em cima. Na Itália o clube mais popular foi punido com rebaixamento e começando a Série B com pontuação negativa. E no Rio Grande do Sul sempre houve corrupção dos clubes.
U Milaum jah foi rebachadu!? Intaum neim um milan podi coum u inter dali inter tipo colombia xora jerau!
O FERNANDO CARVALHO NO DIA DA MORTE DO AMORETI DEU ENTREVISTAS PARA A RADIO GAUCHA EM QUE SE ENTREGOU DIZENDO QUE FOI ELE QUEM ARMOU O ESQUEMA COM O PAYSSANDU.
ESTRANHO É NINGUÉM DAR ENFASE AO FATO , MAS EU OUVI DA BOCA DO CARVALHO.
aqui também já teve muitas coisas do mesmo tipo: ” O PAYSSANDU QUE O DIGA , NÉ AMORETI “
EDITADO: explique melhor, pois o Amoretty não era da diretoria em 2002.