Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts do dia 13 abril 2009

Raio-X: números e fatos da Libertadores 2009

13 de abril de 2009 20

Riquelme e o Boca Juniors: melhor campanha da Libertadores 2009

O Grêmio é o destaque brasileiro na Libertadores 2009, ao menos em relação ao aproveitamento dentro de campo. Com as derrotas de Sport e Cruzeiro na semana passada, apenas o Tricolor gaúcho e o São Paulo estão invictos na competição entre os times do Brasil. E somente o Palmeiras, que se recuperou com uma decisiva vitória em Recife diante do Sport, estaria eliminado neste instante.

Até agora, o Grêmio teria a quarta melhor campanha, à frente do São Paulo no saldo de gols. O Cruzeiro está logo atrás, mas já disputou um jogo a mais. O Sport estaria classificado em seu grupo, situação que pode mudar após a próxima rodada, quando enfrenta o Palmeiras em São Paulo. Faltam duas rodadas para quase todos os times.

O Brasil domina o grupo de elite com quatro classificados se a fase terminasse hoje. O Chile teria três equipes (100% de aproveitamento), argentinos e peruanos dois times, enquanto Colômbia, Equador, México, Paraguai e Uruguai completam as lista de 16 classificados para as oitavas de final.

A melhor campanha é do Boca Juniors, 100% de aproveitamento em quatro jogos. Logo atrás, o Libertad do Paraguai, com doze pontos em cinco rodadas. Boca, São Paulo, Grêmio e Nacional (Uruguai) são os times invictos. A equatoriana L.D.U., atual campeã, estaria fora mas seu país estaria representado pelo Deportivo Cuenca.

O que surpreende são as péssimas campanhas argentinas: de cinco times, só dois estariam classificados. E apenas o River Plate tem reais chances de mudar este quadro e se unir a Boca Juniors e Estudiantes. Já o Peru, lanterna isolado nas Eliminatórias para a Copa de 2010, faz bonito com seus clubes: seus dois times na fase de grupos estariam na próxima fase.

As piores campanhas são do Aurora (Bolívia) e Guaraní (Paraguai), que perderam os quatro jogos que disputaram. Os vexames vão para times poderosos como Palmeiras e River Plate, que pagam mico na competição e estariam fora se tudo terminasse hoje.

CLASSIFICADOS MATEMATICAMENTE
- Nacional (Uruguai) e Libertad (Paraguai)

ELIMINADOS MATEMATICAMENTE
- Aurora (Bolívia), Nacional (Paraguai), San Lorenzo (Argentina) e Universitario Sucre (Bolívia)

Se a competição terminasse agora, os CLASSIFICADOS seriam:

Brasil (4): Cruzeiro, Grêmio, São Paulo, Sport
Chile (3): Colo-Colo, Everton, Universidad do Chile
Argentina (2): Boca Juniors, Estudiantes
Peru (2): Universitario, Universidad San Martín
Colômbia (1): Independiente Medellín
Equador (1): Deportivo Cuenca
México (1): Chivas Guadalajara
Paraguai (1): Libertad
Uruguai (1): Nacional

Vejam quem seriam os ELIMINADOS:

Argentina (3): Lanús, River Plate e San Lorenzo
Bolívia (2): Aurora, Universitário Sucre
Colô

Postado por Perin, com dados do I.P.E.