Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

16 campeões já foram eliminados em suas 1º fase

22 de abril de 2009 29

A LDU, atual campeã continental, foi eliminada ontem ao ser derrotada por 2×0 pelo Palmeiras na Copa Libertadores 2009. No Clube da Bolinha, um post sobre o assunto gerou polêmica, ao informar que o Internacional foi o primeiro campeão da Libertadores eliminado na primeira fase do ano seguinte, o que ocorreu em 2007.

Isto evidentemente está correto, basta ver a tabela e teve como culpado o péssimo planejamento colorado em todo o ano de 2007, a ponto de ir para a Libertadores com os seguintes zagueiros: Índio (lesionado), Ediglê, Wilsão (veterano e quase 18 meses parado) e Rafael Santos (o maior erro de Fernando Carvalho). 

Porém vale ressaltar um fato importante: o time campeão por décadas entrava direto na fase semifinal, fato que ocorreu de 1962 até 1971. Em 1972, o atual campeão entrava também na fase semifinal, porém esta era disputada em dois triangulares, fato que se repetiu até 1987.

De 1988 até 1999, o campeão da Libertadores entrava na fase de oitavas-de-final, pulando a primeira fase e caindo direto nos mata-mata. A única exceção foi o Colo-Colo, em 1992. Muito mal financeiramente (aliás, continua), o time chileno campeão em 1991 pediu para jogar na fase de grupos e ganhar dinheiro de bilheteria e televisionamento, o que foi aceito.

Desde 2000, o campeão entra na primeira fase. Em 2007, o Inter ficou atrás de Vélez Sarsfield e Nacional-URU no saldo de gols. A campanha em si não foi ruim, tanto que o Colorado ficaria em 1º lugar em outro grupo equilibrado: o do Grêmio (vice-campeão) e que classificou também o Cúcuta (semifinalista). Em 2008, o Boca escapou de ser eliminado no número de gols marcados, mas em 2009

Como curiosidade, abaixo a lista times eliminados em suas respectivas 1º fase. Foram 16 equipes, sendo cinco times brasileiros (Inter, Vasco, Cruzeiro, Flamengo e Santos):

2009 – L.D.U.
2007 – Internacional
1999 – Vasco da Gama
1998 – Cruzeiro
1997 – River Plate
1987 – River Plate
1986 – Argentino Juniors
1985 – Independiente
1982 – Flamengo
1981 – Nacional
1980 – Olímpia
1972 – Nacional
1968 – Racing
1967 – Peñarol
1966 – Independiente
1964 – Santos

Postado por Perin, com dados do I.P.E.

Comentários (29)

  • Alice diz: 23 de abril de 2009

    Alguém avisa isso pra infeliz da Débora, por favor.

  • Marco Antônio diz: 23 de abril de 2009

    Muito boa matéria!

  • LU diz: 22 de abril de 2009

    Ótimo, para postar tem que saber!

  • Luís Felipe diz: 23 de abril de 2009

    curioso é que o River, famoso por amarelar em torneios internacionais, caiu nas duas vezes em que foi campeão…

  • Leandro Zanetti diz: 22 de abril de 2009

    Inter aparece no site da CONMEBOL no ano do centenário:
    http://www.conmebol.com/articulos_ver.jsp?id=63692&slangab=S

    Abraço

  • claudio diz: 23 de abril de 2009

    Perin
    Esta comparação é muito ruim. A definição de cada grupo é feita pela campanha de cada time em seu campeonato nacional e a busca de um maior equilíbrio nas chaves. Não dá para comparar o nº de pontos de uma chave com o de outra. A verdade é que o Inter campeão da Libertadores e do mundo teria o obrigação de passar da primeira fase e não passou. Não dá para dizer que a chave dele era mais forte que as outras, dá para dizer que os times eram todos do mesmo nível, ou seja, baixo.

  • 96 secando o Grêmio diz: 23 de abril de 2009

    Perin a tua resposta ao “Torcedor atento!!” é uma “Bimascaração”. Tu não entendeu ainda. Ele não escreve sobre a questão de ter sido campeão no ano anterior e no seguinte ser eliminado na 1°fase da qual participou e, tampouco, sobre os dados que vc levantou.
    E mais, o Inter tem a pior campanha de um brasileiro numa Libertadores/93
    Tente ser mais imparcial

  • Torcedor Atento !!! diz: 23 de abril de 2009

    “96 secando o Grêmio”…..o blogueiro faz parte da imprensa colorada….esconder os defeitos, os tropeços….realçar, badalar conquistas que se fossem gremistas nada mais seriam do que obrigações de um time forte ( e isso o Inter tem na temporada, ninguém duvida). Só para refrescar a memória: nos anos 90 (talvez 1996) o Grêmio só ganhava de goleada no Gauchão (tinha Paulo Nunes entre outros) e que badalação como a atual foi feita? Apenas diziam que o tricolor estava enfrentando times fracos….

  • claudio diz: 22 de abril de 2009

    larga colorado!!!!! libertadores é assunto do gremio!

  • Uirá diz: 23 de abril de 2009

    Meu caro,

    Fala sério, não se falou em campeão ser eliminado na primeira fase, mas sim do campeão do ano anterior ser eliminado na primeira fase no ano seguinte. Que post tendencioso esse viu. Aff.

  • Diovanni diz: 23 de abril de 2009

    Post espetacular. Não omite a verdade iguais as gremistas do clube da bolinha.
    Elas deveriam ter colocado que o INTER foi eliminado com melhor campanha que o time finalista e fiasquento delas.
    Clube das gremistas…

  • Matias Schuler Guenter diz: 23 de abril de 2009

    Quando é pra defender o inter vale tudo né!
    Porque tu não faz um levantamento de quantos brasileiros ja ganharam a “segunda divisão da américa”, que hoje se chama Sul Americana e desmente essa baboseira que o inter é o único campeão de tudo…

  • Renato diz: 23 de abril de 2009

    Os dados estão ai: 1) de fato o Inter foi o primeiro campeão (da edição anterior) a cair na primeira fase (LDU foi o segundo) e 2) Se o Inter estivesse em grupo mais fraco, como o do Grêmio, teria se classificado com sobras com a campanha que fez. Tendencioso é ver somente um lado da moeda. Continue com seu ótimo trabalho Perin. Para ganhar a LA não basta somente bom futebol, se precisa de um pouco de sorte para se chegar a final, onde se separa o melhor dos outros.

  • felipe diz: 23 de abril de 2009

    A campanha do Inter na 1ª fase da LA 07 foi melhor do que a do gremio.Ponto.E convenhamos, Nacional(3xcampeão),Velez(campeão) e Emelec são”um pouquinho”superiores a Auroras e Boitatas da vida né companheiros.
    Querem uma verdade, sem mascarar nada?Ai vai:
    o gremio não ganha nada desde 2001 e ve o Inter ganhar TUDO.
    E o choro é livre

  • Leonardo Alves Machado diz: 23 de abril de 2009

    Uma coisa é cair fora em um mata-mata ou triangular eliminatório onde os melhores participam, outra é cair fora na fase de grupos, jogando contra times que se classificam sempre por não haver adversários sequer medíocres em seus países para ameaçar a vaga para a Libertadores…

  • Imortal Tricolor diz: 23 de abril de 2009

    Tá bom Perin (Colorado). Como bom Imortal que sou, eu refaço a corneta:

    inter, o único campeão a ser eliminado na fase de grupos do ano seguinte, nada pode ser pior…

  • Cláudio diz: 23 de abril de 2009

    GREMIO TOP OF MIND 2009. PORQUE A RBS NAO DIVULGA ESSA INFORMAÇÃO? SERIA CONTRARIAR OS INTERESSES DO CENTENÁRIO COLORADO???

  • Juan Ramirez diz: 23 de abril de 2009

    Muito tendenciosa essa matéria.
    O fato é que o inter foi o único campeão da libertadores eliminado NA PRIMEIRA FASE!
    NÃO ME VENHA COM ESSA DE `SUA PRIMEIRA FASE`, ISSO NÃO EXISTE!!!!!!!

  • CAMPEÃO DO MUNDO 83 diz: 22 de abril de 2009

    QUE DESCULPINHA HEIN

  • Torcedor Atento !!! diz: 23 de abril de 2009

    Perin…a questão não é essa de ter sido campeão no ano anterior e no seguinte ser eliminado na primeira fase da qual participou!!! A questão é ser eliminado na primeira fase de grupos…ok? Não tenta mascarar a péssima participação do Inter em 2007 e desvalorizar o vice do Grêmio no mesmo ano…. Como tem imprensa colorada na RBS!!!

     

    EDITADO: quem mascarou? O dado está lá. E não desvalorizei, apenas ressaltei que a comparação não faz o menor sentido. Um time que venceu 3 e empatou 1 em seis jogos não é uma “péssima participação”, queria você ou não. aliás, se é péssima participação, imagine o que dizer de um time que fez menos gols no mesmo ano?

  • rafael diz: 24 de abril de 2009

    a recopa 2009 vai decidir , qual foi o campão mais zebra em 50 anos de libertadores um abraço

     

    EDITADO: os dois times são bem diferentes, e o Inter só tem um titular de 2006. Não faz o menor sentido o que tu falou.

  • Otávio diz: 23 de abril de 2009

    É mascarado, sim! Se eles saíram nas OITAVAS-DE-FINAIS, não era a primeira-fase. Primeira-fase é aquela onde só os FRACOS saem. Note esse ano, os que já estão desclassificados: são os fracos. Sem mais!! Tentar dizer que o Inter teria ficado em 1º no grupo do Grêmio é sem fundamento, não tem como saber isso. O Grêmio tinha um time MUITO melhor do que o do Inter em 2007, tanto que meteu 2×0 no Beira-Rio com time misto, 2-3 dias depois de perder pro Boca. Típico topic de choradeira, pede pra sair..

  • Colorado diz: 22 de abril de 2009

    Desculpa a brincadeira, mas tu estás de aviso prévio, Perin? Aleluia! Finalmente uma luz nesta casa!

  • Amanda diz: 22 de abril de 2009

    Até que enfim ,alguem com noção de futebol.
    Eu entendo mais de futebol que elas.

  • Diego diz: 23 de abril de 2009

    É isso aí, Perin.
    Não dá para comparar maçãs com bananas… O Inter foi melhor que o grêmio na fase de grupos da Libertadores de 2007, só que pegou um grupo mais forte, com dois campeões, além do próprio Inter. Mas a verdade dói nos “imortais”…
    Como não concordar que os times citados caíram fora na primeira fase que disputaram?
    Não te mixa: segue informando corretamente!
    Parabéns!

  • rafael diz: 24 de abril de 2009

    NÃO TE ENTENDI!! EU FALEI DE CLUBES ELIMINADOS , NÃO DE ESCALAÇÕES DE JOGADORES ELIMINADOS NA PRIMEIRA FASE LOGO APOS SEREM CAMPEÕES .

    PRA MIM UM TIME QUE GANHA UMA VEZ SO , UMA COMPETIÇÃO DIFICIL COMO É A LIBERTADORES E NO OUTRO ANO COM QUASE O MESMO ELENCO NEM SE CLASSIFICA , PODE SER CONSIDERADO ZEBRA .

    É AQUELE VELHO DITADO ( UMA VEZ NA VIDA, UMA NA MORTE )
    UM ABRAÇO

  • Marcelo diz: 27 de abril de 2009

    BLOG DO “EU DEFENDO MEU TIME”
    RIDICULO…..SÓ ESSA PALAVRA PRA DEFINIR ESSE BLOGUEIRO.

  • Diego diz: 24 de abril de 2009

    Cláudio, de São Paulo, falou bobagem.
    A definição de cada grupo NÃO é SÓ feita pela campanha de cada time em seu campeonato nacional, HÁ SORTEIO TAMBÉM.
    Por isso que nesse ano os times mais fracos caíram nos grupos de grêmio e Boca Jrs.
    Mas deixe estar, o grêmio, time que fez a MAIS MEDÍOCRE CAMPANHA DE UM FINALISTA DA LIBERTADORES (em 2007), já vai cair da Libertadores 2009, onde só está por contingências do Brasileirão do ano passado e por MÁGICA do ROTH!
    Saudações dos “com título”!

  • Gremist@segundona diz: 27 de abril de 2009

    Esses bananas vivem em outro mundo e outra realidade.
    Essa gremistada parece esquecer que nos anos em que o gremixo foi campeão, este entrava na próxima libertadores diretamente nas oitavas de final…portanto não havia como ser eliminado na primeira fase.
    Hoje não, o campeão tem que disputar desde o início, como qualquer outro time.

Envie seu Comentário