Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts do dia 24 abril 2009

Raio-X: números e fatos da Libertadores 2009

24 de abril de 2009 31

Grêmio: time de melhor campanha na Libertadores 2009/Roberto Candia, AP

Semana passada, o Grêmio era o destaque brasileiro na Libertadores 2009. Agora é a melhor campanha de toda a competição com quatro vitórias e um empate em cinco jogos. Um dos únicos invictos ao lado do Nacional de Montevidéu, o Tricolor tem ainda a melhor defesa, com apenas um gol sofrido. O melhor ataque é também brasileiro, o São Paulo com dez gols em seis jogos.

Sem jogar, o Tricolor se tornou o time com melhor aproveitamento na competição, já que o Boca Juniors perdeu para o Deportivo Cuenca, do Equador, enquanto o Nacional do Uruguai empatou pela segunda vez.

Vencendo na terça-feira o Boyacá Chicó no Olímpico, algo que beira a obviedade, se tornará a melhor campanha da primeira fase, garantindo todos os mata-matas no Olímpico e virtualmente eliminando as chances de enfrentar o Boca Juniors antes de uma possível final, já que o time argentino deve ficar em segundo lugar nesta primeira fase.

Em compensação, o fiasco dos argentinos é clamoroso: antes da última rodada três times já estão matematicamente eliminados, enquanto apenas o Boca e o Estudiantes passariam de fase. Dois grupos já terminaram seus jogos na primeira fase (grupos 4 e 5), e em todos os demais faltam apenas uma rodada a ser disputada na semana que vem. Já temos nove times classificados.

Os grupos 1 e 2 estão com as duas vagas ainda em aberto. Apesar de remota, existe a chance do Boca ser eliminado ainda na primeira fase. Em um jogo sensacional, o Defensor Sporting se classificou ao bater o Independiente Medellín por 4×3 com três gols nos últimos 7 minutos. Ainda hoje, um texto sobre mais um “Jogos Para Sempre”, relatando esta partida.

Os brasileiros vão bem: O São Paulo e o Cruzeiro se garantiram em primeiro lugar em grupos já encerrados. Já o Grêmio e o Sport estão matematicamente classificados, o time gaúcho garantido em 1º lugar.

O único desesperado é o Palmeiras, que terá de vencer o perigoso Colo-Colo em Santiago para se classificar. Empate ou derrota significam “adeus Libertadores” para o time de Wanderley Luxemburgo. No mesmo grupo, a atual campeã L.D.U. foi eliminada com uma rodada de antecipação.

Em compensação, o grupo 3 só joga para cumprir tabela, pois o uruguaio Nacional e o surpreendente peruano Universitário San Martín estão classificados, cabendo ao paraguaio Nacional e principalmente ao outrora todo-poderoso argentino River Plate o mico da eliminação por antecipação. Eles se juntaram a mais nove times já eliminados.

Se os argentinos dão vexame e os brasileiros brilham, os peruanos vão além das expectativas: 100% de aproveitamento na fase de grupos, mesmo aproveitamento dos uruguaios, que vive grave crise econômica dentro e fora do futebol. Os chilenos tinham 3 e agora só 1 time classificado, mas Everton, Universitário e Colo-Colo decidem em casa a classificação em confrontos dir

Postado por Perin, com dados múltiplos do I.P.E.