Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Raio-X: números e fatos da Libertadores 2009

24 de abril de 2009 31

Grêmio: time de melhor campanha na Libertadores 2009/Roberto Candia, AP

Semana passada, o Grêmio era o destaque brasileiro na Libertadores 2009. Agora é a melhor campanha de toda a competição com quatro vitórias e um empate em cinco jogos. Um dos únicos invictos ao lado do Nacional de Montevidéu, o Tricolor tem ainda a melhor defesa, com apenas um gol sofrido. O melhor ataque é também brasileiro, o São Paulo com dez gols em seis jogos.

Sem jogar, o Tricolor se tornou o time com melhor aproveitamento na competição, já que o Boca Juniors perdeu para o Deportivo Cuenca, do Equador, enquanto o Nacional do Uruguai empatou pela segunda vez.

Vencendo na terça-feira o Boyacá Chicó no Olímpico, algo que beira a obviedade, se tornará a melhor campanha da primeira fase, garantindo todos os mata-matas no Olímpico e virtualmente eliminando as chances de enfrentar o Boca Juniors antes de uma possível final, já que o time argentino deve ficar em segundo lugar nesta primeira fase.

Em compensação, o fiasco dos argentinos é clamoroso: antes da última rodada três times já estão matematicamente eliminados, enquanto apenas o Boca e o Estudiantes passariam de fase. Dois grupos já terminaram seus jogos na primeira fase (grupos 4 e 5), e em todos os demais faltam apenas uma rodada a ser disputada na semana que vem. Já temos nove times classificados.

Os grupos 1 e 2 estão com as duas vagas ainda em aberto. Apesar de remota, existe a chance do Boca ser eliminado ainda na primeira fase. Em um jogo sensacional, o Defensor Sporting se classificou ao bater o Independiente Medellín por 4×3 com três gols nos últimos 7 minutos. Ainda hoje, um texto sobre mais um “Jogos Para Sempre”, relatando esta partida.

Os brasileiros vão bem: O São Paulo e o Cruzeiro se garantiram em primeiro lugar em grupos já encerrados. Já o Grêmio e o Sport estão matematicamente classificados, o time gaúcho garantido em 1º lugar.

O único desesperado é o Palmeiras, que terá de vencer o perigoso Colo-Colo em Santiago para se classificar. Empate ou derrota significam “adeus Libertadores” para o time de Wanderley Luxemburgo. No mesmo grupo, a atual campeã L.D.U. foi eliminada com uma rodada de antecipação.

Em compensação, o grupo 3 só joga para cumprir tabela, pois o uruguaio Nacional e o surpreendente peruano Universitário San Martín estão classificados, cabendo ao paraguaio Nacional e principalmente ao outrora todo-poderoso argentino River Plate o mico da eliminação por antecipação. Eles se juntaram a mais nove times já eliminados.

Se os argentinos dão vexame e os brasileiros brilham, os peruanos vão além das expectativas: 100% de aproveitamento na fase de grupos, mesmo aproveitamento dos uruguaios, que vive grave crise econômica dentro e fora do futebol. Os chilenos tinham 3 e agora só 1 time classificado, mas Everton, Universitário e Colo-Colo decidem em casa a classificação em confrontos dir

Postado por Perin, com dados múltiplos do I.P.E.

Comentários (31)

  • papai eh maior diz: 24 de abril de 2009

    Essa lib está mais fácil do que o gauchaõ.

  • Márcio Chiesa diz: 24 de abril de 2009

    O Internacional está fora da Libertadores 2009. Vai tentar a sorte na Copa do Brasil e se não conseguir, a torcida será pelo Campenato Brasileiro (muito mais dificil). Já o tricolor do Morumbi tem o espírito da Libertadores (3 vezes campeão) e vai com tudo para o tetra.

  • Marcelo diz: 25 de abril de 2009

    Vai dormir o beira lago, tu morre de inveja e só o que faz é tentar imitar o imortal. Está se remoendo por não disputar a Libertadores porque fez um fiasco ano passado, depois ganhou a segunda divisão da américa contra times de reservas.Pois vai ver a festa do Tri quietinho.

  • Flávio diz: 24 de abril de 2009

    RYK: viu sim o Interregional… Lembra do OnceCaldas? Campeão num ano e fiasco no outro. Lembra da LDU, campeão no ano passado e este ano… Lembra do Inter em 2006? Pois é, eliminado na 1ª fase da competição no ano posterior… Vejam o Inter, nesta Libertadores, como a LDU… Uma vez campeão, mas um time lunático, sortudo e sendo ajudado por “erros” de arbitragem. Fica mais fácil, bem mais fácil. Não que ñ houvesse futebol. Havia sim, mas ñ para serem campeões e acham que estão bem desde lá.

  • CHEÇA diz: 24 de abril de 2009

    para o seu governo sr RICK,o INTERREGIONAL que vc citou, acredito que vc quer dizer INTERNACIONAL , de tanto faturar teu timinho,está muito bem obrigado. pare de se enganar com teu time.o futuro dirá.OK?

  • Rodrigo Tricolor!! diz: 24 de abril de 2009

    Não, não o gauchão é mais importante… hehehe
    Eles agora vão desmanchar a sala de troféus e contruir um CTG pq só da gauchão nakela jochaaa lá!!!

  • CAMPEÃO DO MUNDO 83 diz: 25 de abril de 2009

    GUARANI SERIE B DE CAMPINAS É UM TIMAÇO.

  • Marlon diz: 24 de abril de 2009

    Ô chinelão da restinga, qual o ultimo time Brasileiro campeão deste campaonato ??
    Com esse teu timinho ridiculo, tu espera ganhar alguma coisa ? vai tomar vergonha nesta tua cara.

  • mauricio diz: 24 de abril de 2009

    Não vejo o intercaldas!!! é por que ainda está brigando pra clasificar? (pra libertadores), pois não está clasificado e nem eliminado …

  • Felipe diz: 24 de abril de 2009

    Aos amigos do aterro da beira-rio: libertadores? Somente nos canais sportv.

  • Paulo diz: 24 de abril de 2009

    RYK RESTINGA: Logo jogam e o teu pijaminha também, porque dessa fase não passam. A chave de vocês é igual a série D do brasileiro e o melhor é da série B!!!

  • Luis Carlos Klein diz: 24 de abril de 2009

    Se todos assistiram GrêmioxUniversidad Chile,inclusive secadores, o comentário do Galvão Bueno “A LIBERTADORES É A CARA DO GRÊMIO”.PONTO.

  • Daniel Gomes diz: 24 de abril de 2009

    Ué cade o carrosel do ano passado?…atual rolo compressor?
    Não ta na libertadores? Que estranho, pela midia achei que eles até ja estavam indo para dubai na disputa do mundial.

  • Felipe diz: 24 de abril de 2009

    Ficando em primeiro no geral, o Grêmio deve enfrentar nas oitavas: Defensor (URU), San Martin (PER) ou Universitário (PER). Esses times devem se classificar em 2° em seus grupos com 8 pontos, ficando o desempate no saldo de gols. O San Martin enfrenta o River e o Universitário enfrenta o San Lorenzo, ambos os jogos na Argentina. O Defensor já jogou. É quase certo que o Grêmio não pega nem Palmeiras (que pra se classificar precisa fazer 10 pontos) nem Estudiantes (que acabou com 10).

  • RYK RESTINGA diz: 24 de abril de 2009

    NÃO VI NADA SOBRE O interregional,JÁ ESTÃO CLASSIFICADOS?QUAL O GRUPO?QUE DIA JOGAM?

  • Cristiana Souza diz: 24 de abril de 2009

    Isto que estamos jogando pouco…imagina quando começarem a jogar? Os vermelhos estão esperando o campeonato de tudo iniciar?? Mas existe isto??

  • Rafael diz: 24 de abril de 2009

    Legal Perin. E obrigado por não seguir a “moda” de menosprezar o desempenho do Grêmio falando dos adversários e do raio que o parta, como alguns amargos da imprensa gaúcha têm feito. Abraço.

  • bilibertadores diz: 24 de abril de 2009

    Claro que tu não viu o inter, eles estão treinando de portão fechado pra enfrentar o poderoso Náutico, depois de eliminar o tão temido Guarany “rebaixado” de Campinas. Ou seja, estão tentando um atalho pra jogar a competição que já mostrou quem é o líder e melhor campanha da 1ª fase.

    lembrem-se, após caminho das índias, os colorados peguem o caminho das camas, porque vai passar libertadores na GLOBO. rsrsrsrsrs

  • Rafael diz: 24 de abril de 2009

    e o Inter? não classificou? hahahahahahaha…

  • João CAMPEÃO DE TUDO diz: 24 de abril de 2009

    Em menos de 1 ano o Grêmio ganhará dois “trofeus” de campeão do 1º turno, ou seja, BI-CAMPEÃO DO TÍTULO CAVALITO PARAGUAIO. Parabéns e saudações do CAMPEÃO DE TUDO….títulos com taça no armário…inculive a KOFF KOFF INVICTO…

  • Lucas Fernandes diz: 24 de abril de 2009

    Ainda é muito cedo para tirar conclusões!
    Maas é esse o caminho do meu Imortal Tricolor
    vamo cresce por partes ate o jogo final…deixa q sequem deixa q nos humilhem…tua hora tricolor vai chega..
    rumo ao tri………

  • CAMPEÃO DO MUNDO 83 diz: 24 de abril de 2009

    OUVI DIZER QUE O INTER JOGA SABADO PELA LIBERTADORES.

  • lrimoli diz: 24 de abril de 2009

    Ta preocupado né BAMBI DA AZENHA tens sorte que não estamos disputando a libertadores senão voces ja estavam fora…..haaa ia esquecendo FALA SEGUNDINO HEHEHEHEHEHE
    EU SOU CAMPEÃO DE TUDO HAHAHAHAHA

  • augusto diz: 24 de abril de 2009

    É É que dia jogam os moranguinhos?

  • Lauro Gomes diz: 24 de abril de 2009

    ao RYK RESTINGA, só daqui a 97 anos, amigo… daí eles aparecem denovo… hahahahaha
    Dá-lhe Grêmio, Rumo ao Tri!

  • Laila diz: 24 de abril de 2009

    Não amigo RYK essa competição e so pra profissionais, amadores ficam numa categoria “bem mais privilegiada”: A DE ESPECTADOR!!! kkkk Tu ja viu o policampeão estadual Nautico em liberttadores, mm axo q não!!

  • Edson Leandro Minozzo diz: 27 de abril de 2009

    Por que eu não consigo encontrar o Inter nem entre os classificados e nem entre os eliminados???

  • Rubens Gremista Sócio-Torcedor diz: 24 de abril de 2009

    RIK…
    Tu não achou porque está na página da Libertadores. Pra ver sobre o Internacional tu tem que ir na do Gauchão ou da Copa do Brasil. Copa da qual nós gremistas vencemos 4x e os colorados somente uma única vez.
    Vamos Tricolor!! A América já está em tom de Azul, Preto e Branco.

  • Marco Aurélio diz: 24 de abril de 2009

    Muito bom o seu blog! É a 1° vez que leio, a partir de um comentário publicado por um leitor seu, lá no Blog Vermelho (bolavermelho.blogspot.com), sobre o apito amigo a favor do Curíntia.

    EDITADO: valeu ai!!!!

  • Giovanni diz: 24 de abril de 2009

    Viva o Tricolor, o melhor time da américa… Imagina só, que campanha!!! Boiolá Chicó e Cooperativa Aurora… Poderosos times da América. Eu, como colorado campeão do mundo, estou tremendo de medo do Portoalegrense. É u terror!!! Nem consigo dormir direito… É pãnico geral, pois os tricolinos estão triturando tudo, com goleadas históricas, craques memoráveis… Em resumo, já é campeão da América, e o mundial é só uma questão de tempo.

  • gremino diz: 24 de abril de 2009

    Aff !!! até que enfim a imprensa gaucha esta falando um poko da libertadores, pois até agora o ruralito estava sendo de muito mais importancia…
    Fico imaginando o inter com a campanha do gremio, meu Deus seria manchete todos os dias na maioria da imprensa gaucha.

Envie seu Comentário