Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.

Grêmio atrasa condomínio de credores: folha alta?

27 de abril de 2009 28

Paulo Odone e Túlio Macedo: idealizadores do condomínio de credores

A Zero Hora de sábado divulga que o Grêmio está com muito atraso no pagamento do condomínio de credores: conjunto de ex-jogadores e treinadores com os quais o Tricolor acumulou milhões de reais em dívidas trabalhistas, de execução imediata. A maioria absoluta da gestão de José Alberto Guerreiro, mas muitas dívidas ainda são da gestão de Cacalo.

O valor em atraso chegaria a mais de cinco milhões de reais, e a regularização dos pagamentos só ocorreria em alguns meses. Sem a existência deste condomínio, acerto magistralmente organizado pelo venerável ex-vice presidente de finanças Túlio Macedo, o clube se invabilizaria financeiramente.

É exatamente este artifício criado por Túlio Macedo que resume a diferença do Grêmio para o Corinthians e todos os clubes cariocas, afundados em milionárias execuções judiciais trabalhistas. Com grandes dívidas com o Governo Federal, o perfil da dívida do Internacional é diferente e praticamente inexistem questões trabalhistas.

O déficit gremista no primeiro trimestre foi de um milhão de reais. E isto que o clube já antecipou toda a cota de televisionamento de 2009 com a Rede Globo. A folha está próxima a 3 milhões de reais mensais, algo que deve aumentar com os possíveis reforços de Renato Abreu e Renato Carioca.

A pergunta que fica é: será que os gastos com salários não estão muito altos. Acostumados, especialmente na “Era Paulo Odone” a se posicionar como “irmãos pobres” em relação á alta folha salarial do rival, o Grêmio tem gastos sim bastante expressivos. Tcheco (120 mil), Souza (150 mil), Herrera (120 mil), Máxi López (ver abaixo), Alex Mineiro (150 mil) ganham muito bem.

Máxi López, a despeito de seu quase inexistente cartaz no exterior, recebe assombrosos 208 mil reais mensais. O demitido técnico Celso Roth, de poucos títulos, ganhava 220 mil reais, bem mais que o colorado Tite. O novo, muito provavelmente Paulo Autuori, multicampeão e vindo do milionário futebol árabe para montar toda a filosofia de futebol do clube ganhará menos? Duvido.

  1. Estaria o Grêmio próximo de seu limite financeiro?

  2. A nova diretoria não estaria gastando em demasia, contanto com um sucesso na Libertadores?

  3. Em caso de fracasso, o clube ficaria em sérias dificuldades até o final do ano.

  4. Perguntas para a diretoria tricolor…

Postado por Perin, analisando os números gremistas

Comentários (28)

  • Juliano diz: 27 de abril de 2009

    Isso é coisa de repórter que não tem o que fazer e começa a lançar esse tipo de coisa só pra tumultuar e criar polêmica. Como tu sabes dessa folha salarial, tu viste o contra-cheque dos jogadores ou está somente chutando um valor pra cada um?????

     

    EDITADO: acredite, sou mais bem informado que tu imagina. E não preciso ser repórter para saber as informações acima… Grande abraço

  • ike diz: 27 de abril de 2009

    gremista não aprende mesmo! não adianta culpar a imprensa por divulgar que o clube está quebrando (de novo) Tem q cobrar explicações da direção, que contrata perna de pau a preço de super craque e fica iludindo o torcedor dizendo que as contas estão em dia. Pergunta: qual jogador do gremio vai ser vendido na janela p/ saldar o prejuízo? vai ter algum clube europeu pra disposto a pagar?

  • andre diz: 25 de abril de 2009

    O gremio passa pelas oitavas da libertadores. O problema é depois.. em caso de fracasso.. já era né…

  • fabiano diz: 27 de abril de 2009

    hahahahha

    olha a segundona chegandoooooooo

  • Paulo diz: 27 de abril de 2009

    Fora as dividas que nao sao divulgadas… ta caminhando a passos rapidos para a implosao. to sabendo que ate Luz esta atrasada no olimpico..

  • Fernando de Oliveira diz: 27 de abril de 2009

    O Odone estava recuperando o Grêmio. Agora esse Duda, em menos de 5 meses, está arruinando todo um trabalho de 4 anos. Culpa de vcs, torcedores, q resolveram colocar no comando um mauricinho q nunca sequer lavou a própria cueca. Ou esqueceram q na posse da presidência ele mesmo disse q não entendia nada disso? Agora não adianta reclamar. Só lamento pela instituição Grêmio, a maior do Sul do Brasil, uma das maiores do BR. (Campeão de Tudo diversas vezes sem precisar vomitar isso aos 4 ventos.)

  • Djair diz: 27 de abril de 2009

    é e depois os galacticos são os vermelhos….. pelo menos lá o investimento se paga…. já no lado azul….. não ganha nada a tempo….

  • GERSON diz: 27 de abril de 2009

    A LEI TEM QUE MUDAR.O DIRIGENTE TEM QQUE RESPONDER PELOS ATOS PRATICADOS NA FUNÇÃO COM O SEU PATRIMÔNIO PESSOAL.NA ITÁLIA PR SER PRESIDENTE DE UM CLUBE PRIMEIRO PRECISA COMPROVAR PATRIMÔNIO À ALTURA.SE A GESTÃO DER PREJUÍZO O PRESIDENTE RESPONDE COM O SEU PÁTRIMÔNIO QUE FICA COMO FIANÇA.ESTA GESTÃO NO GrÊMIO ME PARECE IRRESPONSÁVEL.CONTRATAR BONS JOGADORES.SIM MAS DE ACORDO COM A RECEITA DO CLUBE.208 MIL PRO MAXI?220 PRO BURROTH?INDENIZAÇÃO PRO BURROTH?660 MIL?ONDE ESTAMOS?QUEM ASSINOU ISTO?

     

    EDITADO: concordo plenamente. os dirigentes se tornariam mais responsáveis. O Flamengo tá falido e quer o Adriano, vê se pode?

  • Régis Luiz Feiten diz: 27 de abril de 2009

    Cara… por favor muda o nome disso aki pra almanaque dos coloados e se puder naum comenta mais o nome do imotal tricolor aqui não…

     

    EDITADO: então quando eu critico a diretoria do Inter ou elogio o Grêmio o Blog é o “Almanaque Gremista”?

  • Luciano Schumacker diz: 27 de abril de 2009

    Este assunto preocupa todos os GREMISTAS DE VERDADE, que se preocupam com o futuro do time, claro estas questões devem ser respondidas pela direção, que nos deixa em situação de limbo, não sabemos se ganharemos e sairemos com um bom caixa ou naufrados financeiramente, apostar todas as fichas na libertadores é muito arriscado e imprudente, os moranguinhos acertaram no trabalho de longo prazo, para nossa sorte o campeão do mundo PIFA, como mostrou em 2007 e 2008. Mas financeiramente estão bem!

  • Henrique diz: 27 de abril de 2009

    Ta mais doque na hora de lançar o Douglas Costa definitivamente, pra levanta uma grana…se não!!!

  • P.A diz: 27 de abril de 2009

    O GFPA gestiona com paliativos, sem patrimonio, imensa maioria de jogadores sem vinculo, cuotas antecipadas, vendendo o almoço pra comer a janta, apostando tudo como se nao houvesse o amanha …enfim tem pelo menos 5 equipes em melhores condições para ser campeão da L.A, então comecem a rezar.

  • lucas diz: 29 de abril de 2009

    Absolutamente correto teu comentário. No Gremio só tem aparecido para dirigir pessoas incompetentes e desonestas e quando surge um Odone para recuperar é escorraçado pelos próprios conselheiros e torcedores. Só não entendi porque a divida do coirmão não tem importancia. Sendo com a ¨VIÚVA¨ não precisa pagar? Tú também se enquadra no perfil de Político, e corrúptos em geral?

  • Gilson M Davoglio diz: 29 de abril de 2009

    O balanço 2008 do Inter tem déffict de quase 5 milhões ( mesmo com a venda de um monte de jogadores ), tem uma pendencia de 13 milhoes com o fisco, sobre impostos nas vendas p/ o exterior, tem dívidas de 3 milhões de IPTU, outro tanto para investidores, devem um monte para os “empresários” e os próprios jogadores, olha, tá se aproximando o momento de ficar igual aos outros clubes brasileiros…

     

    EDITADO: que monte de jogador foi negociado ano passado? Apenas Renan e Sídnei.

  • Régis Luiz Feiten diz: 29 de abril de 2009

    ahuhaua almanaque colorado?
    cara soh um exemplo, q q foi akele post sobre os fiasco dos campeões? foi lah dizer q sei lah qntos sairam na 1ª fase? e q akele time do inter teria sido primeiro no gupo do gremio? sim com akeles pontos sim, soh queria ver eles fazerem akeles pontinhus no grupo dos 2 q foam ateh as semi, se naum conseguiram se classifica num gupo de eliminados nas oitavas… pt saudações

  • Andre diz: 29 de abril de 2009

    E o pior que tu ta certo.
    Essa gestão tá perdida no futebol e completamente louca nas finanças.
    Esperamos somente que tenhamos a mesmo sorte do co-irmão e que a Libertadores nos salve!

  • Marco diz: 27 de abril de 2009

    Vamos combinar assim: tem que dar notícias do co-irmão da azenha senão eles choram, mas só as boas, senão eles choram também. Vão se enxergar, seus botafoguenses do RS!

  • Matheus diz: 27 de abril de 2009

    uma duvida, e a Arena Légo como fica nessa história toda? Sai da maketi para o campo de obras ou vai direto para a lixeira?

  • Tricolor diz: 27 de abril de 2009

    Trabalhas no RH do Grêmio para ter acesso a folha salarial dos jogadores? Isso é noticia de colorado para desestabilizar o Grêmio…

     

    EDITADO: se o gremio se destabilizasse por não ter dinheiro, já estaria na Série D. Isto não tem nada a ver

  • Diogo diz: 27 de abril de 2009

    Bom dia…..acho que sou um dos poucos gremistas preocupados com o futuro do Grêmio, pois quando converso com torcedores, eles parecem que estão em outro mundo….abraços…

  • jomado diz: 27 de abril de 2009

    … o gremio deve investir nos socios como fez meu colorado …

  • Cláudio diz: 27 de abril de 2009

    Muito oportuna a abordagem desse assunto. Também acho que a direção tá dando um passo maior que as pernas. Agora, a palavra é com a direção do Grêmio e o vice de finanças, Irany Santanna Junior!

  • Lucio diz: 27 de abril de 2009

    É um filme de terror. Isso é Dejavu, todo gremista ja viu esse filme… vem uma direção séria e estabiliza o clube depois vem uns despreparados e afundam o clube em dividas. Vem cá, é possível processo de impeachment, o estatuto prevê isso? E se for possível, quem poderia realizar essas tipo de consulta popular? É bom se informar, pelo andar da carruagem, é melhor correr com essas malas do olimpico.

  • Felipe diz: 27 de abril de 2009

    Se essa Direção amadora e incompetente pensa em dinheiro da Libertadores, deveria antes ter contratado um técnico e feito esse time jogar. Além de ter contratado jogadores que fizessem a diferença, e não amontoar um monte de pernas de pau.

  • Katia – Campeã do Mundo FIFA/TUUUUDO diz: 27 de abril de 2009

    Hahahahahahahaha…….

    Avisa ao Souza que ganharam mídia, que era tudo que queriam…..

    Hahahahahahahaha…..

  • MIGUEL SESSIN diz: 27 de abril de 2009

    BELA HORA PARA LANÇAR ESTE ASSUNTO NA MÍDIA , NÉ SEU ENRRUSTIDO! V AI AVERIGUAR AS CONTAS DO TEU TIME, SÓ NÃO VALE MAQUIAR. SUGESTÃO: FAZ UMA REPORTAGEM SOBRE BARRIGA DE ALUGUEL, POIS FOI NO QUE SE TRANSFORMOU O INTER, POIS A MAIORIA DOS JOGADORES SÃO DO SONDA. PELO MENOS OS QUE SÃO DE EXPRESSÃO. É MENTIRA??

    EDITADO: ao que eu sei, apenas D`Alessandro, Nilmar e Kléber tem parcela do passe com Sonda.

  • Willian Korben diz: 27 de abril de 2009

    aé passa?!! será??? como o grêmio se comportaria em caso de derrota fora de casa pelas oitavas??? o grêmio não foi testado neste sentido!!! e se for goleado por um time pequeno no jogo de ida?? O Boyacá vem motivado por goleada e está jogando – ritmo de jogo – coisa que o grêmio não está tendo, só ritmo de férias, digo treino…

  • Ricardo diz: 27 de abril de 2009

    Pergunta para o colunista: O condomínio de credores não é pago com receita de venda de jogadores? E quando não se tem venda? Por que dizer que está atrasado? Quando se contrata jogador fraco vocês reclamam, se contrata jogador caro vocês reclamam também. Aí é difícil

    EDITADO: Exato, mas o Rafael Carioca foi negociado e nem todo o dinheiro entrou no condomínio.

Envie seu Comentário