Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Finanças: abrindo a discussão com os leitores

29 de abril de 2009 8

Pessoal,

Mantendo sempre o diálogo aberto aqui no Almanaque Esportivo, estou abrindo espaço para a participação dos leitores.

Enviem e-mail para alexandre.perin@gruporbs.com.br que me comprometo a responder com minhas ponderações. E, em caso de rever uma posição, posto aqui no Almanaque.

Esqueci de comentar que na página 20 da Zero Hora de hoje tem o Balanço Fiscal do Grêmio, ano-base 2008. Em 2007 superávit de 11 milhões de reais, este ano déficit de 10 milhões.

Os dados não são bons, mas uma parte dos gremistas continua apostando na tese de “texto para derrubar o Grêmio”, como se um mísero blog tivesse este poder. Obrigado aos DEMAIS gremistas que não foram por este lado e compreenderam o assunto do texto.

Vejam e leiam (precisa de leitor de flash) link para o Balanço Fiscal do Grêmio, ano-base 2008. E confiram a excelente análise do Émerson Gonçalves no GloboEsporte.com sobre o Balanço de quatro dos grandes clubes brasileiros.

Ele, como eu, gosta de analisar o lado marketing e financeiro do esporte. Ele mora em São Paulo, será que escreve com influência clubística ou simplesmente está se atendo aos fatos demonstrados abaixo?

Finalizando: no Balanço do Grêmio estão descritos as origens da receita no Condomínio de Credores: 20% dos valores líquidos obtidos no “mecanismo de solidariedade por formação de atletas”. 15% do valor líquido a ser recebido na venda de imóveis. 4% dos direitos de transmissão do Brasileiro e de quaisquer outras competições, 6% dos valores líquidos na venda de jogadores

Os números do Internacional em 2008 publicados em seu balanço fiscal são bons em alguns aspectos e ruins nos outros. Vale a pena comparar com 2007, e assim ter uma visão do que mudou. Os valores em 2007 foram maiores graças à astronômica venda de Alexandre Pato e dos maiores investimentos em 2008 na aquisição de atletas.

Postado por Perin, jogando aberto com os leitores

Comentários (8)

  • Willian Korben diz: 30 de abril de 2009

    Perin, sugestão: O Inter teve 100% de aproveitamento no mês do centenário. E o rival, como se comportou em setembro de 2003???

  • ezequiel diz: 30 de abril de 2009

    apenas uma correção, no link q tu colocou diz que o superavit de 1007 foi 14 e nao 11 milhoes. obrigado por divulgar estas informações!

     

    EDITADO: Valeu, vou ajustar!!!

  • André diz: 30 de abril de 2009

    ok . bota na conta do celso roth no minimo 2.000.000

  • … diz: 30 de abril de 2009

    estranho o deficit de 10 milhoes, a folha salarial era bem baixa e os publicos e rendas foram bem altos q me lembre.. nem com as vendas do mattioni e do rafael carioca conseguiram fechar as contas?

  • Rafael diz: 30 de abril de 2009

    Cara, não fica tentando te explicar. Não vale a pena, tu só vai te estressar e sempre vai ter gente te xingando …

     

    EDITADO: valeu ai, Rafael, sempre comentando no Blog. Mas eu não me estresso, na hora que estressar, eu fecho o blog… :)

  • Fernando diz: 30 de abril de 2009

    Não consegui ver o balança (acho que nem entenderia), mas deficit de R$ 10 milhões é terrível, porém explicável: não vendemos ninguém.

  • Gilson M Davoglio diz: 30 de abril de 2009

    O Inter, apesar da venda maior de jogadores em 2008,teve um déficit de 5 milhões de reais, mas tem uma dívida de quase 3 milhões de IPTU, tem maiores dívidas com atletas e empresários, tem dívidas trabalhistas ainda não provisionadas, tem uma folha de pagamentos muito maior. O Gremio vai ter que vender um jogador como Douglas Costa e chegar até a semi-final ou final da lIbertadores para equalizar seu balanço em 2009. Se não fosse a herança maldita do Guerreiro e ISL estaria em boa situação…

    EDITADO: a folha é maior porque as receitas operacionais são bem maiores (sócios, bilheteria, marketing e publicidade)
    Sobre as dívidas trabalhistas “provisionadas”, é uma questão de perspectiva. Repare que o condomínio e´a mesma coisa, e os valores provisionados para 2008 são bem maiores somando condominio e fora condominio que os 7 milhões do inter, dos quais 5.4 milhões estão provisionados). Legal tuas considerações, sempre participe, Gílson.

  • Emerson Gonçalves diz: 1 de maio de 2009

    Belo blog, Alexandre, parabéns.
    Caso você saiba onde conseguir o balanço do Grêmio em arquivo pdf, por favor, avise-me. Ele não está disponível no site – um absurdo, diga-se – e o mesmo acontece com vários outros grandes clubes.
    Abraço.

Envie seu Comentário