Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Grêmio erra no planejamento financeiro em 2009

29 de abril de 2009 26

Quando escrevi segunda-feira sobre os problemas financeiros do Grêmio, a maioria concordou e inclusive me defendeu no post. Alguns me xingaram ou criticaram, mas democraticamente aprovei todos os comentários não-ofensivos à minha pessoa. Estão todos lá, podem olhar.

Agora olhem a matéria de hoje “Grêmio aposta no Tri para equilibrar as contas“. Isto é suicídio, pois futebol tu pode ir mal em um jogo e adeus!

Isto era estratégia da funesta gestão José Alberto Guerreiro, que afundou o Grêmio entre 1999 e 2003, a despeito de dois títulos estaduais e uma Copa do Brasil.

O clube tem que buscar sempre receitas ordinárias e despesas compatíveis com isto. É um equívoco pensar em “se chegarmos à final da Libertadores fica empatado”.

Isto nunca deu certo. Procurem saber os problemas financeiros que vive hoje o Milan e o fundo do poço que o Leeds United chegou no início da década após ser eliminado nas semifinais de uma Liga dos Campeões e chegar em 5° no Inglês, ficando de fora da Liga seguinte… Hoje está lutando para sair da Terceira Divisão depois de entrar em falência.

EDITADO: Mais um adendo em relação a este assunto. Em 2006, o Internacional fez uma aposta altíssima na Libertadores. O presidente Fernando Carvalho bancou uma folha salarial muito mais alta que as receitas ordinárias que o clube tem hoje: os sócios estavam entre 30 e 35 mil em dia, marketing, bilheteria e publicidade tinham retornos baixos (na época o clube usava muito o esquema de permuta), e mesmo assim a folha era muito perto da atual.

Se o Inter tivesse sido eliminado pela LDU antes da parada da Copa (lembrem que o segundo jogo  ocorreu depois por um erro da Conmebol), o clube teria tido um enorme endividamento mantendo salários e folha até agosto, quando poderia negociar atletas.

Hoje o clube é muito mais saneado administrativo/financeiramente do que era antes.  

Postado por Perin, dizendo que o Grêmio está errado.

Comentários (26)

  • Pedro diz: 29 de abril de 2009

    o Grêmio tem torcida, tem paixão, tem história, e além disso, tem uma identidade muito mais forte do que QUALQUER time brasileiro. Grandes trunfos que se bem explorados pelo marketing, podem ser transformados em receita. Gostaria que você fizesse um post comparando o marketing dos dois clubes.

  • Adriano diz: 29 de abril de 2009

    Seguinte… Não se ganha titulos sem contrar bons jogadores e investir, meu amigo, é claro que se tem que apostar no titulo para equilibrar, todos sabemos dos problemas financeiros do Grêmio mas não vejo erro de planejamento a direção não é suicida apenas está investino na busca pelo titulo, acho que tu esta errado. O unico erro da direção é essa demora para anunciar um técnico… Grêmio rumo ao tri!!!

  • tricolor diz: 29 de abril de 2009

    tu entendeste errado, amigão….o sucesso na libertadores vai facilitar o saneamento das contas, mas as praticas q vem sendo utilizadas pra isso nao deixarao de acontecer por causa da aposta em vencer mais uma libertadores…pelo menos nisso a direoria tem sido clara. E investir no time é importante pra ter o retorno financeiro, q pode vir com os avanços na libertadores. Pronto, estás escolarizado…hahaha…da-lhe Grêmio!!!

    EDITADO: o gremio evoluiu administrativamente. Não é mais a bagunça que era até o final da Era Guerreiro. Mas isto pode ser inviabilizado em caso de fracasso na Libertadores.

     

  • Zé diz: 29 de abril de 2009

    EU NÃO SABIA que agora temos analistas esportivoeconômicofinanceiro… EU SEI que o Grêmio/Inter tem que cuide desses assuntos, e bem, e essas pessoas sabem de coi$as que outros não sabem…

    EDITADO: se tu achas que as gestões Asmuz/Záchia, Cacalo/Guerreiro administraram bem seus clubes…

  • James Snyder diz: 29 de abril de 2009

    VERMELHO!!! Todo mundo sabe tua cor!!!

  • Samuel Ritter diz: 30 de abril de 2009

    O que o Odone fez em 4 anos, o Duda está destruindo em 4 meses.

  • lucas diz: 29 de abril de 2009

    Sr Perin então sendo a dívida do Inter com o governo federal não se considera problema porque com a ¨VIÙVA¨ não precisa pagar mesmo não é? Pelo jeito além de parcial em seu comentário o sr enquadra-se no perfil dos corrúptos caloteiros que tanto contribuem para o crescimento deste Brasil. Também neste grupo estão com raras exeções (Odone P/ex) a maioria dos dirigentes do Grêmio dos últimos tempos, com destaque especial para JOSÉ ALBERTO GUERREIRO. (Este insuperável).Nesse ponto o sr está certo.

  • André diz: 29 de abril de 2009

    Tu está baseado na informação da Zero Hora, e não na informação oficial do clube, o vice-presidente Irany Santana Jr. disse em entrevista que a situação financeira do clube está administrada, que a folha possível de se suportar é de 2,6 milhões por mês, e que o clube ainda não atingiu isso, e nem atingirá com a possível contratação de Paulo Autuori. É notória a atual tendência dos veículos da RBS em noticiar fatos ruins sobre o Grêmio, bastou o clube ir bem na Libertadores…

  • Diogo diz: 30 de abril de 2009

    Como gremista, estou muito preocupado com o futuro do Grêmio. Alguns torcedores estão blindados contra os problemas do clube. Eu não acredito na Arena, acho que é um desvio de foco, e mesmo que saia, não sei se será algo tão excepcional para o clube. Por fim, ando muito pessimista. Sei que alguns clubes tem problemas igual ou maior, mas está faltando pés no chão no Grêmio. Torço para que essa situação melhore, mas essa “geralção” não quer enxergar….Forte abraço tricolor….

  • Nelson Luiz Pedra diz: 29 de abril de 2009

    SOU GREMISTA E CONCORDO CONTIGO.NOSSA DIRETORIA NÃO PODE ESPERAR POR UM TÍTULO PARA ARRUMAR A CASA.NÃO ESTOU GOSTANDO NEM UM POUCO DESSA ADMINISTRAÇÃO.COMEÇOU ERRANDO QUANDO MANTEVE O CELSO,ACABOU AFASTANDO MUITOS TORCEDORES.E AGORA FICA COM ESSA NOVELA DO PAULO AUTUORI.SEM CONTAR QUE JÁ PERDEMOS O RODRIGO CAETANO E O JULINHO.

  • Fernando diz: 29 de abril de 2009

    Teus posts somente criticam o Grêmio, do Inter tu NUNCA fala mal…Engraçado né!?

    DALE GRÊMIO RUMO AO TRI DA AMÉRICA!!!

  • André Saccol diz: 29 de abril de 2009

    Nao vem com essa o colorado recalcado … dividas dividas dividas Flamengo – 295 milhões Fluminense – 288 milhões Botafogo – 230 milhões Atlético MG – 228 milhões Vasco – 192 milhões Palmeiras – 185 milhões Corinthians – 170 milhões Grêmio – 155 milhões São Paulo – 148 milhões Internacional – 146 milhões Santos – 145 milhões Cruzeiro – 116 milhões

    EDITADO: saiu o balanço fiscal do Grêmio hoje na Zero Hora? Viu? Diferença de 21 milhões do ano passado para cá: de superávit de 11 milhões para déficit de 10 milhões. Página 20 e 21…

  • Willian Korben diz: 29 de abril de 2009

    Perin, posta outro assunto, não discuta com loko. Eles nem lembram o que aconteceu em 2007… os 5×0 que levaram do Boca!!!

  • Volnei Corbellini diz: 29 de abril de 2009

    Só para lembrar….essa foi a política usada pelo OBINO em 2003 ! Perdeu a semi-final para o Olímpia e deu no que deu….quase rebaixamento e depois rebaixamento…mas não podemos nos esquecer que esse é o modelo que o DUDA conhece bem, afinal era da DIRETORIA DO OBINO !!!!!

  • Leandro diz: 29 de abril de 2009

    Só existe uma explicação, esta nova composição da diretoria é muito amadora. Tanto no futebol, quanto na administração do clube. Que saudade daquelas diretorias que vestiam a camisa do Grêmio.

  • frederico diz: 29 de abril de 2009

    tu tá viajando! publicou algo sem te deter à fonte! por que não entrevistaste os dirigentes do Imortal para saber a real situação do clube??? Larga de ser morangete e seja um jornalista !

    EDITADO: Primeiro, não sou jornalista e já disse isto. Tu vistes o balanço oficial do Grêmio hoje? Déficit de 11 milhões de reais em comparação a um superávit de 10 milhões de reais em 2007. Qual sua opinião sobre isto?

  • Joao Carlos diz: 29 de abril de 2009

    Por isso, mais uma vez, concluo que tu só pode ser colorado e isso é dor de cotovelo. Tem que noticiar coisa ruim do Gremio, forjar crises, criar desconfiança. Tu tá muito chateado com a vitória ontem e a classificação do Gremio. Não tem sentido fazer uma matéria dessas sem nenhuma declaração de quaisquer dos dirigentes.

    EDITADO: Oi João! Quando postei um post elogiando a melhor campanha da Libertadores, aí o Blog era azul? E o meu time já ficou bem claro, basta procurar no Google, não tem a ver com o propósito do Blog

  • Willian Korben diz: 29 de abril de 2009

    Perin, acontece que em 2006 o Inter se endividou e fez time. O Grêmio de 2009 estava com dívidas, fez mais dívidas e não fez time. Rui, Fábio Santos e Tcheco NUNCA serão campeões da américa!! Do jeito que está, caso o Grêmio seja eliminados nas oitavas será forte candidato à Série B, pois não terá recursos para melhorias técnicas na janela de agosto, além das dívidas existentes+condomìnio … e adeuas arena tb!!! Sds…

  • Joao Carlos diz: 29 de abril de 2009

    É, o google confirmou minha suspeita de que tu é colorado. Agora, só faltou tu responder de onde tirou a informação que a direção do Gremio conta com o “tri” para sanear as finanças? Dos dirigentes é que não foi.

     

    EDITADO: Tu vistes o balanço oficial do Grêmio hoje? Déficit de 11 milhões de reais em comparação a um superávit de 10 milhões de reais em 2007. Qual sua opinião sobre isto?

  • Luís Felipe diz: 29 de abril de 2009

    dá para argumentar, então, que as atuações soberbas do Inter nos três jogos anteriores às finais da Libertadores de 2006 têm muito a ver com a própria chance dos jogadores de receber os seus salários em dia?

    EDITADO: não, pois os salários estavam em dia há muito tempo. Mas dá para afirmar que haveria um desmanche bem maior em agosto, especialmente nos reservas.

  • Luiz Paulo diz: 29 de abril de 2009

    A ÚNICA SAIDA É VENDER NO MÍNIMO 2 ATLETAS. O GUERREIRO FOI UM DOS PIORES PRESIDENTE DO GRÊMIO, A MARCA DELE: “O PRESIDENTE QUE PERDEU RONALDINHO GAUCHO”.

  • Douglas Andrade diz: 29 de abril de 2009

    saiu o balanço financeiro do Gremio em 2008 (ver jornais de hoje) e o resultado é um deficit de quase 11 milhoes de reais.
    Ah, o tão badalado condomínio de credores parece que apenas controle a dívida, porque de 2007 pra cá ela aumentou sensivelmente.
    E quem não paga condomínio, todos sabem, é DESPEJADO, ahahahahah
    Pelo andar da carruagem o gremio, em mais alguns poucos anos, vai virar o guarani de campinas, o amercia do rio, o paraná etc…
    Parabéns pelo Blog

  • Cláudio diz: 29 de abril de 2009

    Meu caro colorado Perin, acontece que ninguém da direção do
    Gremio disse que o clube conta com o tri para equilibrar as finanças. Isso foi uma conclusão do reporter que escreveu a matéria. Assim, tu passa uma informação inverídica para os leitores. Me mostre alguma declaração da direção em que dizem isso!?

  • Rafael diz: 29 de abril de 2009

    Então o Inter agiu errado em 2006? Só que acabou dando certo …

    EDITADO: Talvez… Não digo certo ou errado. Aposta arriscada.

  • Fernando diz: 29 de abril de 2009

    Ihhh colorado querendo falar do Gremio. Sai fora Perin, volta lá pro blog colorado e fica só por ali.!

    EDITADO: jamais escrevi no Blog Colorado.

  • Joubert diz: 29 de abril de 2009

    Olha,podemos não ser campeão da américa,mas o pavor que nós estamos dando em ti já valeu a pena.Basta o Grêmio ir bem em alguma competição para as coloridas , como tu, ficarem preocupados.Se preocupa mais com teu time , cara!!!

Envie seu Comentário