Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

GP DA ESPANHA: Rubinho, o eterno perdedor

11 de maio de 2009 20

Sutil, Trulli, Hamilton na primeira grande batida de 2009/Robert Ghement, EFE


Uma corrida menos chata que nos últimos anos
, mas igualmente nada emocionante na modorrenta pista de Barcelona. Mais uma vez, o loser eterno da F-1, o brasileiro Rubens Barrichello, perdeu para o companheiro de equipe, o inglês Jenson Button.

EDITADO: antes de mais nada, sempre defendi o Rubinho como um bom piloto. Ponto. Existe uma diferença entre ele e os diferenciados. Simples assim. Ele é um Gerhard Berger, um François Cévert, um Elio de Angelis, um Jean Alesi. Ou seja, um coadjuvante…

Existe uma ENORME diferença entre “perdedor” e “ruim”. Nunca disse que o Rubinho era ruim. `Loser` não significa ser ruim. Significa ser perdedor, nunca conseguir o objetivo máximo, não importa como isto ocorreu… Este ano, de um jeito ou de outro, ele vai terminar a temporada atrás do seu companheiro. A Brawn errou feio na estratégia.

Com uma estratégia diferente, o inglês anulou a fantástica largada de Rubinho (que saiu de 3º para 1º) e conquistou sua quarta vitória em cinco provas. São 14 pontos de vantagem sobre Rubinho e 18 sobre Vettel, seu principal oponente nas outras equipes.

Felipe Massa conseguiu terminar uma prova e fazer pontos, mas a custo alto. Esteve em terceiro por grande parte da prova, e terminaria em quarto lugar se a Ferrari não errasse nas contas e lhe deixasse sem combustível. Precisando economizar, cedeu o 4º e o 5º lugar para Sebastien Vettel, em corrida opaca. Já Raikkonen largou em 16º por um erro da Ferrari  no Q1(igual ao cometido com Massa na Malásia) e fez outra corrida lamentável.

De quebra, o primeiro grande acidente espetacular da temporada. Alonso jogou Nico Rosberg para cima de Jarno Trulli. Ele saiu da pista, voltou e foi acertado em cheio por Adrian Sutil, que tinha feito ótima largada. Para não bater, Sebastien Bourdais e Sebastien Buemi frearam forte, e o suíço decolou sobre o francês em uma batida forte, mas que não resultou em maiores consequências além de um rombo na STR, que perdeu dois carros na mesma batida. Nelsinho fez outra boa corrida e, sem muitas opções, terminou em 12º lugar.

Lista completa de prêmios aqui:
ALMANAQUE ESPORTIVO – PREMIAÇÕES ESPECIAIS F-1 2009

Troféu “Jim Clark” - Mark Webber, que faz temporada excelente, cometendo poucos erros e foi muito rápido no final de semana, deixando a sensação Vettel bem para trás desta vez.

Troféu “Chris Amon” - Para Massa, de novo sofrendo com erros alheios à sua capacidade. Este ano só cometeu um erro e tem 3 pontos. Ano passado, na mesma etapa mas cometendo outros equívocos já tinha duas vitórias e um segundo lugar.

Troféu “Fiofó de Ouro” - Para Alonso, que causou o acidente da segunda curva e ainda terminou na ótima quinta colocação. Menção honrosa para Hamilton, que passou no meio da confusão e não sofreu nada. Talvez fosse melhor, pois sua corrida foi lamentável em uma tétrica McLaren…

Troféu “Didi Mocó Prize For Technical Achievements” - Ferrari, de novo, que conseguiu deixar Massa sem gasolina além de errar com Kimi no Q1. Enzo Ferrari deve estar se remoendo lá em cima… Menção deshonrosa para a Brawn, que tirou a vitória de Rubinho ao adotar uma estratégia diferente de Button.

Troféu “Porquê Eu Não Fiquei Com Minha Boca Fechada” - Kimi, que xingou a Ferrari mas não teve culhão para sair por conta própria depois de fazer uma péssima volta e achar que estaria garantido no Q2.

Troféu “Rouge & Blanc” - Para Webber, que fez várias ultrapassagens e terminou em um ótimo terceiro lugar, na sua melhor temporada na categoria.

Troféu “Dick Vigarista” - Para Alonso, que jogou o carro em cima de Nico Rosberg. Este tocou Trulli para fora e causou o primeiro grande ‘strike’ da temporada.

Comentários (20)

  • Ricardo Hermans Lima diz: 12 de maio de 2009

    Não são só os pais que torcem por ele. Eu e várias outras pessoas. São poucos os brasileiros que representam tão bem o que é ser brasileiro. E no caso dele deve ser pior. Digo isso porque, além de dificuldades em equipes nas quais trabalhou, luta contra suas próprias limitações e ainda contra o seu próprio país, quando seus compatriotas “puxam para trás”. São raras as vezes em que é elogiado. E ele nunca teve a mínima pretensão de substituir o insubstituível: Senna. Fica aqui o meu desabafo.

  • Mind diz: 11 de maio de 2009

    Cambada de ignorantes. Principalmente o autor dessa matéria ridícula… dizer que o
    Rubinho é ruim… que o Nelsinho foi BEM?!?!?!?!?
    só pra rir mesmo! o Alonso com o mesmo carro que o Nelsinho dá de 10×0 nele.
    O Nelsinho é um desastre!
    Quanto ao Rubinho… ele apenas é e sempre foi (infelizmente) o segundo nas equipes. Segundo na estratégia das equipes e apesar de sempre ser subjugado ele sempre se mantém bem dentro do que permitem ele fazer.

  • Lucas diz: 11 de maio de 2009

    Negativo…
    sou fã número um do rubinho, são só como piloto, mas pelo carater que ele tem.

  • Nickless diz: 12 de maio de 2009

    Rubinho sempre foi incompetente…. ele e um bom piloto pra equipe como segundo piloto…. tem que se aposentar logo

  • Fã de corridas (de novo) diz: 11 de maio de 2009

    Malhar o Rubinho virou esporte nacional.

  • Marcio Wiegert diz: 11 de maio de 2009

    O Barrrichelo é brasileiro e não desiste nunca…. más que é ruim, ah isso é.
    Muito boa essa do Dick Vigarista! kakakaka

  • Fã de corridas diz: 11 de maio de 2009

    E ainda assim é o desportista brasileiro mais bem pago, mais bem sucedido. A nossa cultura não valoriza os bons, apenas os excepcionais. Quanto a corridas, até as de kart são mais interessantes que a F-1 que atrai apenas pela tecnologia de ponta.

  • Lucas diz: 12 de maio de 2009

    nao sei quem foi o “Infeliz” que postou esta materia, mas ao meu amigo autor, nao sei se tu assistiu a corrida, se assistiu tu deve saber o Rubinho só chegou em segundo porque a equipe errou na estrategia, que era pra ser de duas paradas, ja o queridinho Massa que largou em 4º, chegou em 6º, espero que ele nao seja um “loser” ou um “eterno perdedor”

    EDITADO: `loser` não significa ser ruim. Significa ser perdedor, nunca conseguir o objetivo máximo, não importa como isto ocorreu…

  • chris castelli diz: 11 de maio de 2009

    esse ano me convenci do que todo mundo dizia. o rubinho não é nada. trocentos anos na f1 e não sabe nada. parece um amador. e não vem dizer que é a equipe. quem define a estratégia mesmo é o piloto. muda a equipe e ele segue querendo faze pit stop. se todos fazem 3 paradas ele faz 4. nunca vi isso dar certo. NÃO SABE NADA…

  • diego luiz da silva diz: 11 de maio de 2009

    olha o rubinho é deixar para lá
    eu ja deixei
    agora o massa
    meu deus
    o cara sai dessa equipe pelo amor de deus
    essa ferreri so faz M….
    pow aranja um equipe decente com mclaren , renault , RBR (pelo menos esse ano)
    e vamos ser campeão pow voce merese esse titulo mais que todo mundo
    UM ABRAÇO

  • CAMPEÃO DO MUNDO 83 diz: 11 de maio de 2009

    FORMULA 1 NUNCA ME CHAMOU A ATENÇÃO. MAS TORCER PELO BARRICHELO É OSSO HEIN. ACHO QUE SÓ OS PAIS DELE TORCE POR ELE.

  • Alex jose oliveira diz: 11 de maio de 2009

    todos vcs que metem o pau no rubinho só esqueceraum de um detalhe da corrida q a escolha de mudar a estratégia naum foi dos pilotos e sim da equipe dai assim fica faciu meter o pau no rubinho né o rubinho naum precisa ser campeao por que pra mim tudu que ele já fez na foemila 1 é digno de um campeao…

  • Jorge André Dal Piva diz: 12 de maio de 2009

    Por que irritar os torcedores brasileiros desse jeito. Qual é a tua fazer 3 paradas se com duas tu ganhava. Muito decepcionante e o pior é que isso se repete em todas as corridas desde que começou, da o lugar para o Bruno Senna que poderemos começar a torcer por alguem de verdade.

  • L F BASSO diz: 12 de maio de 2009

    BARRICHELO é um zero a esquerda, é aquele cara que voce olha e desanima da vida. NUnca vi na historia da formula 1 um cara tão incompetente, azarado, de péssimas estratégias etc,etc. Tinha uma época que ele saia com o tanque cheio para fazer menos paradas e mesmo assim ele terminava em ultimo. Ele é um brochante na formula 1, pior que ele atualmente só o inssosso NELSINHO PIQUET.

  • jackson goldoni diz: 12 de maio de 2009

    que post infeliz, ora vc diz que o barrichelo é um “loser”, ora vc diz que ele teve uma atuação fantástica na largada!
    na verdade, ele não foi prejudicado, e sim superado pelo jenson button, o que não tem nada de excepcional.
    é lamentável a forma como se trata o rbarrichelo, sempre prejudicado por ser comparado, ainda que inconscientemente, ao grande ídolo Ayrton Senna!

  • Alexandre Nogueira de Melo diz: 12 de maio de 2009

    Bom, o “culpado” (porém de forma passiva) pelo acidente do Trulli foi o Rosberg. Esse sim foi “jogado pra fora” pelo Alonso e como não havia mais por onde passar, jogou o Trulli para fora da pista.

  • Garrincha diz: 12 de maio de 2009

    O Rubinho conquista tantos desafetos não porque é lento, mas porque quer nos fazer acreditar que não é. Porque não fazíamos essas piadas com Mauricio Gugelmim, Cristian Fittipaldi ou Roberto Pupo Moreno? Porque eles admitiam os erros, ao contrário de Rubens, que sempre tenta criar desculpas para tudo. Button é, de fato, mas rápido que o Brasileiro e, se as estratégias fossem invertidas (Button com 3 paradas e Rubens com 2, o inglês venceria). Não há sabotagem, nem favorecimento, é fato.

  • Jonas Rafael diz: 12 de maio de 2009

    É, mas dessa vez eu não culpo o Barrichelo não. os caras sacanearam ele mesmo. A estratégia de 3 paradas só poderia funcionar se ele fizesse pernas mais longas, deixando pra por os pneus duros faltando umas 3 voltas pro fim. Dar poucas voltas de pneu duro é que era a vantagem, sonegando essa opção, anularam a vantagem, obrigando-o a andar com pneu inferior pelo memso tempo que os outros.

  • Joao da Silva diz: 12 de maio de 2009

    Falta de respeito para com quem trabalha e se dedica ao trabalho. Se não gostas do Ruben, torça para outro piloto…

  • Teddy diz: 12 de maio de 2009

Envie seu Comentário