Além de enfiar 3×1 no modesto Universitad San Martín jogando fora de casa, o retrospecto deixa o Grêmio ainda mais perto das quartas-de-final da Copa Libertadores 2009. Desde que o atual modelo de uma fase de grupos e um mata-mata na sequência foi implantado no final dos anos 80, nunca o Tricolor foi eliminado na segunda fase da maior competição continental da América do Sul.
Em sete oportunidades, o Grêmio superou as oitavas-de-final, algo que deve se repetir neste ano. Mas nem todas as classificações foram na moleza como foi o jogo da semana passada. Em 1997, o Tricolor pegou o inexpressivo Guaraní-PAR e só se classificou nos pênaltis com uma incrível placar de 2×1 (os dois times erraram sete pênaltis em sequência).
E isto só ocorreu graças a um gol aos 49 do 2º tempo marcado por Rodrigo Gral, depois do Guaraní vencer fora por 2×1 e marcar o empate aos 41 do 2º tempo no Olímpico em 1×1.
Outro drama ocorreu em 2007, quando o gol da classificação sobre o favorito São Paulo ocorreu somente nos quinze minutos finais, um chutaço de Diego Souza garantindo um 2×0 após 0×1 no jogo de ida no Morumbi.
Vale ressaltar as impiedosas classificações de 2002, sobre o poderoso River Plate de D`Alessandro & Cia. E de 2003, sobre o então campeão Olímpica, algoz da temporada anterior.
Vejam abaixo em que fase o Grêmio terminou e como foi o confronto nas oitavas:
1995: campeão – Nas oitavas, eliminou o Olímpia com duas vitórias
1996: semifinal – Nas oitavas, eliminou o Botafogo com um empate e uma vitória
1997: quartas-de-final – Nas oitavas, eliminou o Guaraní-PAR nos pênaltis depois de uma derrota e uma vitória
1998: quartas-de-final – Nas oitavas, eliminou o Nacional-URU com um empate e uma goleada
2002: semifinal – Nas oitavas, eliminou o River Plate com duas vitórias (uma de goleada). Vejam um vídeo do massacre:
2003: quartas-de-final – Nas oitavas, eliminou o Olímpia com duas vitórias (uma de goleada)
2007: vice-campeão – Nas oitavas, eliminou o São Paulo no saldo de gols, após uma derrota e uma vitória
2009: ?????
Postado por Perin, com dados do I.P.E.
Comentários