Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts do dia 18 maio 2009

Ranking das categorias de base: os melhores

18 de maio de 2009 18

Ronaldo, Kaká, Alexandre Pato e Ronaldinho: os maiores talentos formados nos melhores times do Brasil

Esta semana, o site Olheiros.Net divulgou seu ranking dos clubes por resultados em competições de categorias de base. Os critérios estão explicados no site e não serão tema de discussão de minha parte, eles contemplam resultados nos últimos três anos.

O que eu achei interessante é que o ranking, de um modo geral, reflete justamente os times mais organizados do país. Inter, Cruzeiro, São Paulo e Grêmio são os primeiros colocados deste ranking.

Como no futebol brasileiro os clubes seguem vendendo para manter as contas e com isto, contratar jogadores, ganhar títulos, revelar e vender jogadores, em um ciclo que não terá fim pela supremacia econômica dos europeus sobre nós, as categorias de base são base desta ciranda financeira.

A diferença entre eles pouco importa, mas o fato a considerar é que estes times são sólidos em todas as categorias de base, com resultados consistentes e uma organizado destacada.

A cada divulgação as quatro primeiras posições podem se alterar, eventualmente alguém cair, mas não por muito tempo. Estes times tem políticas sólidas e somente um futuro desastre gerencial irá derrubar suas respectivas organizações como instituições.

Desde a década passada, três times se organizaram primeiro e aos poucos foram assumindo a hegemonia esportiva, financeira e administrativa no Brasil. Primeiro o Cruzeiro, depois o São Paulo e atrás o Internacional.

Com anos de atraso, o Grêmio seguiu a passos largos neste caminho especialmente sob a batuta de Rodrigo Caetano, hoje diretor-executivo no Vasco da Gama profissional, mas ainda tem a saúde financeira debilitada devido aos absurdos da “Era José Alberto Guerreiro (1999-2002)”.

Os outros times estão muito atrás dos quatro primeiros, com o Fluminense em uma faixa intermediária e o resto com menos da metade dos pontos dos primeiros colocados. Clubes desorganizados como Vasco da Gama, Botafogo e Flamengo estão bem abaixo.

O modesto Cruzeiro de Porto Alegre está à frente do Juventude, que tem formado poucos atletas nos últimos anos. Em Santa Catarina, o Figueirense se destaca, mas o Avaí está perto.


Vejam os 10 primeiros, depois o ranking completo no Olheiros.Net.

1º lugar – Internacional ….. 251,8 pontos
2º lugar – Cruzeiro …………. 232,1
3º lugar – São Paulo…………. 221,7
4º lugar – Grêmio ……………. 217,0″
5º lugar – Fluminense……… 174
6º lugar – Santos……………… 129
7º lugar – Corinthians……… 119,5
8º lugar – Figueirense…….. 117,5
9º lugar – Atlético-PR…….. 115
10º lugar – Atlético-MG……. 107,3

Postado por Perin, com dados interessantes…