Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Regulamentos idiotas, IV: Série D 2009

29 de maio de 2009 10

Grêmio x Juventude, 1978: Tricolor precisava perder para se classificar/Reprodução: revista placar

Mais uma obra-prima da “intelligentsia” dos dirigentes de futebol. Foi divulgado o regulamento da nova “Série D”, e ele é um absurdo!

Conseguiram a proeza de fazer uma fase eliminatória em mata-mata nas quais três times eliminados, mas de suposta melhor campanha (algo meio absurdo de se comparar, grupos diferentes de níveis técnicos diferentes), se classificam!!!

Que burrice! Vejam lá embaixo três campeonatos toscos que fizeram times derrotados se classificarem.

Resumo do longo e burro regulamento:

Os clubes, que ainda não estão todos decididos por conta dos Estaduais em andamento, serão divididos em dez grupos (A1, A2, A3, A4, A5, A6, A7, A8, A9 e A10) de quatro clubes cada de forma regionalizada. Todos jogam dentro do grupo em turno e returno. Os dois primeiros classificados de cada grupo se classificam. Até aí, OK

Na segunda fase, os 20 clubes vão ser divididos em dez grupos de dois clubes cada. Novamente todos jogam em turno e returno dentro dos grupos e apenas os líderes se classificam. Até aí, OK DE NOVO.

Na fase seguinte, como não poderia deixar de ser, a várzea está no ar. Agora começa a babaquice:

Os dez clubes são divididos em cinco grupos de dois clubes cada, como se fosse um mata-mata. Os rivais jogam em turno e returno. Os líderes se classificam, assim como os três clubes melhores classificados como segundos.

HEIN?  OS TRÊS MELHORES ELIMINADOS NO MATA-MATA SE CLASSIFICAM?

MEU DEUS DO CÉU! COMO VÃO COMPARAR TIMES DE GRUPOS DIFERENTES???

Os oito clubes classificados serão divididos em quatro grupos de dois clubes cada, jogam entre si em ida e volta, dentro de cada grupo, classificando-se os vencedores de cada grupo para a fase seguinte.

Estes disputarão um quadrangular inútil para saber campeão, vice, terceiro colocado e quarto, mas todos eles estarão na Série C 2010. Ou seja, uma fase inteira simplesmente para nada.

Vocês vão me perguntar: então, ô gênio, qual seria tua opção para evitar este rolo todo?

Simples: fazer o mesmo que se fazia antes nas Copas do Mundo e Libertadores que classificava mais times nas fases iniciais.

Se são 10 grupos, o ideal seria: classificam-se o 1º e o 2º colocados de cada grupo (20 times) e mais os 4 melhores terceiros colocados. Assim ficariam 24 times, divididos em chaves de 3 times. Os dois melhores de cada time iriam para as oitavas-de-final, depois quartas, semis e final.

Ah, e ainda faria uma disputa de terceiro com quarto lugar, para que ninguém se desmobilizasse ao garantir uma das vagas. O quarto teria que jogar um play-off com o 17° da Série B, que poderia assim escapar de um rebaixamento que hoje é automático.

O resultado é óbvio: com um regulamento longo, complicado e sem apoio da bilionária CBF, que sempre está se lixando para os clubes, muitos times já desistiram da Série D.

Confira os grupos:

Grupo A1

Juventus-AC

Nacional-AM

RO – 1

RR – 1

Grupo A2

Cristal-AP

Moto Club-MA

São Raimundo-PA

Tocantins-TO

Grupo A3

ASSU-RN

Ferroviário-CE

Sousa-PB

PI – 1

Grupo A4

Central-PE

Murici-AL

Santa Cruz-PE

Sergipe-SE

Grupo A5

Atlético-BA

Fluminense de Feira-BA

Macaé-RJ

ES – 1

Grupo A6

Friburguense-RJ

Madureira-RJ

Paulista-SP

Tupi-MG

Grupo A7

Ituano-SP

Mirassol-SP

Uberaba-MG

Uberlândia-MG

Grupo A8

Araguaia-MT

Brasília-DF

CRAC-GO

Itumbiara-GO

Grupo 9

Chapecoense-SC

Londrina-PR

Naviraiense-MS

Ypiranga-RS

Grupo 10

Brusque-SC

J. Malucelli-PR

Pelotas-RS

São José-RS

VEJA TAMBÉM

Sexta-feira, 29 de maio de 2009
Regulamentos idiotas, IV: Série D 2009, ou ‘como comparar laranjas com melancias’

Quarta-feira, 04 de junho de 2008
Regulamentos idiotas, parte III – O dia que o Náutico jogou para perder

Terça-feira, 03 de junho de 2008
Regulamentos Idiotas, parte II – O dia que o Grêmio jogou para perder

Sábado, 31 de maio de 2008
Regulamentos idiotas, parte I – O jogo que o time fez gol contra de propósito

Comentários (10)

  • Tiago diz: 29 de maio de 2009

    Já vi muito dirigente pulando fora das divisões inferiores por reclamar que se monta um time com contratos de 6 meses que pode ser eliminado em 6 partidas… Pessoal quer jogar! Faça-se então 8 grupos de 5 times, classificando 4 por grupo. Sobram 32, aí faz como a velha série C, grupos de 4 passando 2 até o fim. Dessa forma, 32 times jogariam no mínimo 14 partidas, e não teria o critério injusto de “melhores 3os”, “melhores 4os”.

  • CAMPEÃO DO MUNDO 83 diz: 29 de maio de 2009

    CRIA LOGO A SERIE E.

  • Wagner Dorneles Magnus diz: 30 de maio de 2009

    Algo assim aconteceu na Copa dos Tigres Asiáticos de 98. O favorito Vietnã bobeou e empatou com Cingapura e ficou em 2º lugar. Na outra chave, Tailândia e Indonésia (que já estavam classificados) jogavam para vencer, ai tudo bem. Mas nos acréscimos (era 2-2) os indonésios tentaram impedir que um tailandês fizesse propositalmente um gol contra. Não conseguiram. A Tailândia venceu e a Indonésia escapou de pegar o Vietnã. Não adiantou nada. A Indonésia foi eliminada por Cingapura na semifinal.

  • rafael diz: 29 de maio de 2009

    se a libertadores continua com o regulamento antigo o inter em 2007 não teria passado vexame !!

    certo?

  • Vicente Limberger diz: 29 de maio de 2009

    Não apenas a CBF, mas a imprensa também ignora a série D assim como ignorava a antiga série C.

  • Robbie Fowler diz: 29 de maio de 2009

    Claro prejuízo ao Ypiranga, tem que viajar até o raio-que-o-parta para enfrentar o Naviraiense. Se os grupos são regionalizados, por que não trocar o Ypiranga com o Brusque ou o J Malucelli?

  • Robbie Fowler diz: 29 de maio de 2009

    “O quarto teria que jogar um play-off com o 17° da Série B”

    Série C, não?

  • Maciel Pilz diz: 29 de maio de 2009

    Sobre regulamentos ridículos, lembro me vagamente de um no basquete nacional, a extinta Pitt Corinthians de Santa Cruz do Sul precisava ganhar um jogo por mais de dez pontos de diferença, vencia no final do jogo por bem menos que isso, então deixou o outro time empatar a partida forçando uma prorrogação o que daria mais dois tempos para tentar a diferença. Não me recordo se conseguiu e nem de mais detalhes, se caso tiver interesse no assunto, lembro que houve uma matéria da RBS a respeito disto

    EDITADO: vou me informar, lembrei agora que tu falastes…

  • Bruno diz: 30 de maio de 2009

    porque simplesmente não fazem o mesmo regulamento da série A e B ?

    EDITADO: pq financeiramente é inviável para clubes do porte de Brasi de Pelotas e Marcílio Dias viajarem até Macapá e vice-versa

  • Miguel Fornari diz: 29 de maio de 2009

    Vejamos se entendi bem: são cinco pares de times em mata-mata. Digamos que na primeira rodada ocorram duas vitórias e três empates. Então, os três times que perderam podem simplesmente propor aos ganhadores da primeira um acordo para ganharem a segunda que estarão classificados ambos. E quem ganhou a primeira, pode colocar os reservas dos reservas que já estarão classificados.

Envie seu Comentário