Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts do dia 1 junho 2009

Ranking da CBF - Uma piada total

01 de junho de 2009 56

Acho que a maioria não entendeu o meu intuito de mostrar o ranking dos pontos corridos no post de sábado. Ele apenas representa quais times foram melhores neste tipo de disputa desde que ela foi implantada no Brasileirão.

É um período restrito de análise mas engloba campeonatos com fórmulas iguais e somente avalia o desempenho na principal competição brasileira. Ainda esta semana sai um ranking da Copa do Brasil.

Muita gente esquece que este ranking, que contempla SOMENTE o Campeonato Brasileiro e só se refere ao desempenho no mesmo, já existe desde que eu me conheço por gente e comecei a acompanhar futebol lá nos anos 80.

Outros vieram argumentando que o “único ranking que vale é o da CBF“. Buenas, insisto: o Ranking da CBF é a maior idiotice estatística já feita na história do futebol brasileiro.

Ele não serve rigorosamente para nada principalmente por prejudicar exemplarmente os times que foram ou serão campeões brasileiros a partir de 2002. Basta esquecer o clubismo e analisar os dados indicados abaixo.

Mais importante ainda: no ranking que eu sugeri ano passado (vejam o link lá embaixo), o Grêmio ficaria À FRENTE do Internacional! Então leiam com atenção!

Ao contrário do que alguns gremistas mandaram comentários desaforados no Almanaque Esportivo, o ranking da CBF prejudica excessivamente times que disputam a Libertadores desde 2002, caso do Grêmio em 2002, 2003, 2007 e 2008.

No ranking, é melhor ser 6º no Brasileiro e vice da Copa do Brasil por anos a fio do que ser sucessivamente campeão Brasileiro, da Libertadores e do Mundial. Mostrei em mais de um post no ano passado os absurdos gerados pelos critérios do ranking.

Vejam o maior deles: “Um time campeão brasileiro, da Libertadores, do Mundial por dez anos seguidos faz 600 pontos neste intervalo de tempo. Já um time que termina sempre em 6º lugar (ou seja, fora da zona de Libertadores) e é vice-campeão da Copa do Brasil nos mesmos dez anos faz 750 pontos!”

Ou seja, se o Grêmio for tricampeão, tetracampeão e pentacampeão do Brasileirão e também da Libertadores a partir de 2009, em três anos perderá a posição de líder do ranking da CBF para o Corinthians se este for incompetente e ficar em sexto lugar no Brasileiro e vice-campeão da Copa do Brasil no mesmo período.

Inexplicável? Pois o ranking da CBF faz isto por você! O Grêmio faria mais 180 pontos, ficando com Postado por Perin, mandando o pessoal se acalmar…

VEJAM A ANÁLISE COMPLETA, PUBLICADA EM 2008: