Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Ranking da CBF - Uma piada total

01 de junho de 2009 56

Acho que a maioria não entendeu o meu intuito de mostrar o ranking dos pontos corridos no post de sábado. Ele apenas representa quais times foram melhores neste tipo de disputa desde que ela foi implantada no Brasileirão.

É um período restrito de análise mas engloba campeonatos com fórmulas iguais e somente avalia o desempenho na principal competição brasileira. Ainda esta semana sai um ranking da Copa do Brasil.

Muita gente esquece que este ranking, que contempla SOMENTE o Campeonato Brasileiro e só se refere ao desempenho no mesmo, já existe desde que eu me conheço por gente e comecei a acompanhar futebol lá nos anos 80.

Outros vieram argumentando que o “único ranking que vale é o da CBF“. Buenas, insisto: o Ranking da CBF é a maior idiotice estatística já feita na história do futebol brasileiro.

Ele não serve rigorosamente para nada principalmente por prejudicar exemplarmente os times que foram ou serão campeões brasileiros a partir de 2002. Basta esquecer o clubismo e analisar os dados indicados abaixo.

Mais importante ainda: no ranking que eu sugeri ano passado (vejam o link lá embaixo), o Grêmio ficaria À FRENTE do Internacional! Então leiam com atenção!

Ao contrário do que alguns gremistas mandaram comentários desaforados no Almanaque Esportivo, o ranking da CBF prejudica excessivamente times que disputam a Libertadores desde 2002, caso do Grêmio em 2002, 2003, 2007 e 2008.

No ranking, é melhor ser 6º no Brasileiro e vice da Copa do Brasil por anos a fio do que ser sucessivamente campeão Brasileiro, da Libertadores e do Mundial. Mostrei em mais de um post no ano passado os absurdos gerados pelos critérios do ranking.

Vejam o maior deles: “Um time campeão brasileiro, da Libertadores, do Mundial por dez anos seguidos faz 600 pontos neste intervalo de tempo. Já um time que termina sempre em 6º lugar (ou seja, fora da zona de Libertadores) e é vice-campeão da Copa do Brasil nos mesmos dez anos faz 750 pontos!”

Ou seja, se o Grêmio for tricampeão, tetracampeão e pentacampeão do Brasileirão e também da Libertadores a partir de 2009, em três anos perderá a posição de líder do ranking da CBF para o Corinthians se este for incompetente e ficar em sexto lugar no Brasileiro e vice-campeão da Copa do Brasil no mesmo período.

Inexplicável? Pois o ranking da CBF faz isto por você! O Grêmio faria mais 180 pontos, ficando com Postado por Perin, mandando o pessoal se acalmar…

VEJAM A ANÁLISE COMPLETA, PUBLICADA EM 2008:

Comentários (56)

  • jose a. souza diz: 2 de junho de 2009

    Depois que a cidade mais bonita do brasil ficou de fora da copa tudo vale.
    Visite Floripa mais nao esqueca de ir embora

  • Mário Ferrari diz: 4 de junho de 2009

    Parabéns pela tua análise e por tentares propor um ranking mais racional. Critérios sempre poderão ser questionados, mas é inegável a seriedade com que trataste o assunto. Por fim, sou colorado, mas afirmo que qualquer ranking brasileiro que não tenha o SPFC em primeiro lugar é insano. Abraço!

  • Torcedor Atento !!! diz: 3 de junho de 2009

    Perin…sei que tu não vai publucar, mas serve pelo menos para ti como resposta a um post anterior:
    Dizer que este TEU critério de analisar o ranking dos times brasileiros é correto é uma tremenda sacanagem com Grêmio, São Paulo, Cruzeiro…
    Ora, quando o Inter liderava rankings nacionais, o critério nunca foi questionado, agora que estão lá atrás, despencados, a CBF é ridícula na avaliação!!! Na boa, coisa de colorado isso aí!!!
    SE LIGA RBS !!!
    SE LIGA RBS !!!
    SE LIGA RBS !!!

  • Garrincha diz: 2 de junho de 2009

    A CBF tinha que fazer um ranking que nem a UEFA faz para distribuição de vagas por federação nos torneios (atualmente, Série D e Copa do Brasil). Mais detalhes na página que botei ali: http://www.xs4all.nl/~kassiesa/bert/uefa/

  • Romolo diz: 5 de junho de 2009

    Para de dar bola pra essa choradeira dos gremistas, todo mundo sabe que ranking pouco importa, o que importa é faixa no peito e caneco no armário.

  • Diogo Costa diz: 1 de junho de 2009

    Perin, qual a razao de ser de um clube de futebol, no Brasil ou em qualquer lugar do mundo? Obviamente sao os titulos! De nada adianta ser vice eternamente, por exemplo. Por isso sou contra ranking de pontos, seja em que competicao for… O que vale e o caneco na mao! Gostaria de ver tua opiniao sobre o ranking atual da Revista PLACAR, na minha opiniao, disparado o mais isento e melhor de todos que ja vi (a CBF me da nojo). Poderias publicar os criterios e os clubes que estao nesse ranking?

  • maxigoal diz: 1 de junho de 2009

    Tudo que eles querem…meu deus, que bando de colorado nesta RBS … to abrindo fora! assim não dá mais, peguem tudo pra vcs! não adianta nada minha paixão não vai ser comprada! levem, alterem tudo, comprem todas as míidas, mas o imortal será sempre o imortal! benção.

  • Cesar diz: 2 de junho de 2009

    E daí, colorado? Só publica comentários de colorados? Piada mesmo é esse

  • Paulo Soares diz: 3 de junho de 2009

    Perin. Tu pode se encomodar com os gremistas com essa afirmação, pois está para sair um DVD, com o Gremio em primeiro nos rankings.

  • Diogo Costa diz: 2 de junho de 2009

    CRITERIOS PARA PONTUACAO NO RANKING DA REVISTA PLACAR

    A(25 p)- Interclubes e Mundial FIFA
    B(20 p)- Libertadores e Torneio Sul-Americano dos Campeoes
    C(15 p)- Campeonato Brasileiro e Robertao
    D(12 p)- Copa do Brasil e Taca Brasil
    E(10 p)- Mercosul, Supercopa da Libertadores e Sul-Americana
    F(7 p)- Copa Conmebol e Recopa Sul-Americana
    G(6 p)- Campeonatos e Supercampeonatos Paulista e Carioca
    H(4 p)- Rio-SP, Campeonatos e Supercampeonatos Mineiro e Gaucho…

    Outro dia eu termino.

  • Diogo Costa diz: 2 de junho de 2009

    Impressiona a falta de capacidade cognitiva tricolor. Nao se trata de puxar para um clube ou outro, e sim de criticar o Ranking da CBF, que e o mais injusto, estupido, enganador e fajuto ranking da historia do futebol mundial. Sou colorado, nem por isso me incomodo que o Gremio esteja na nossa frente, por exemplo, no Ranking da PLACAR (G, sexto- 293/ I, oitavo- 275), que e o melhor ranking existente no Brasil. So nao me venham com essa descomunal estupidez da CBF… Publica o ranking ai Perin!

  • Marcelo diz: 2 de junho de 2009

    Choooooooooraaaaaaaaa!!!! Quanta conversinha fiada! Se aqule time da beira lago estivesse no topo não estariam reclamando né? Queriam o que? Que o Grêmio estivesse atrás do inter? SONHO!

  • colorado diz: 2 de junho de 2009

    o problema, perin, é que gremista é tudo burro.
    Tem que chamar o Goebbels e a propaganda dele prá eles entenderem alguma coisa.

  • Robbie Fowler diz: 2 de junho de 2009

    Tu anda falando demais no gremio, vai falar de algum time que passe menos vergonha do que eles, como o Tabajara ou o Íbis. Agora, que o ranking inventado da CBF é apenas mais um ridículo fruto da capacidade dos brasileiros de cagar invenções cagadas, não resta dúvida. Você já olhou por exemplo o tamanho do plugue do telefone do padrão brasileiro? Graças a Deus que não foi um brasileiro que inventou a central telefônica nem a fax-modem, iria precisar de um PRÉDIO só para abrigar os conectores….

  • Marco Antônio diz: 1 de junho de 2009

    Realmente este ranking é ridículo! Só quem não entende nada de futebol e não acompanha nada que dá credibilidade a ele!

  • Marcio WIegert diz: 1 de junho de 2009

    O Campeonato brasileiro começou a ser disputado a 6 ou 7 anos? Não! O campeonato começou em 1971 então o ranking que vale tem que ser desde lá. Vão querer inventar um ranking da Copa do Brasil a partir de 2002? Parem com chororo colorados, até quando estamos as vesperas de ganhar a Libertadores vcs ficam choramingando que o ranking não é autênticos, tem erros coisa e tal. aceitem que são menores e tem menos títulos, isso não é demérito prá ninguém, ás vezes é melhor ser segundo do que ser nada.

  • Bruno diz: 2 de junho de 2009

    Nao adianta kra…os gremistas sao desprovidos de inteligencia para entender isso…

  • Nickless diz: 2 de junho de 2009

    bah velho… não fala de Ranking.. é a unica coisa que os gremistas tem a favor.. por que titulos ultimamente, só os protestados….

  • Rogério diz: 2 de junho de 2009

    Que preocupação com o rankin PERIN. Deve ser porque teu time não é o 1º.

  • gremio diz: 2 de junho de 2009

    Valeu.
    GRÊMIO IMORTAL TRICOLOR.
    QUE SE FODA O RANKING.

  • Arthur diz: 1 de junho de 2009

    Caro Perin, bai pe de hj que dizem isso. Pra ser líder desse ranking, é pre-requisito ter sido rebaixado para a série B (vide os dois primeiros) o SP, hexacampeao brasileiro, tri-campeao da america e campeao do mundo, está la embaixo. Nao precisa dizer mais nada, esse ranking é uma piada mesmo. Piada pronta, que nem o time de POA que adora se valer dele.

  • Camile diz: 2 de junho de 2009

    Ah larga de mão!!deixa eles com o ranking da CBF, vc deve saber q com gremista não se discute

  • CAMPEÃO DO MUNDO 83 diz: 3 de junho de 2009

    ENTÃO TA PERIN. SEGUE O BAILE.

  • Tiago diz: 1 de junho de 2009

    Agora descobri pq a gremistada está brabinha com o fato do ranking mudar, afinal, ele dá vaga! E isto é o que eles gostam, títulos, só se for segundona nos aflitos! hahaha

  • Gilson M Davoglio diz: 1 de junho de 2009

    Espero que um time que ganhou 2 Brasileirões da série A, 4 copas do Brasil e um Brasileirão série B, fique na frente de uns timecos que ganharam 3 brasileirões CBD, 1e 1 Copa do Brasil. Isso, se o Noveletto não estiver por trás do ranking.

  • André diz: 1 de junho de 2009

    Cara, tu não tem moral pra falar nada referente ao Grêmio, fica quieto e comenta apenas sobre o teu clubeco, aquele que fica no remendão do aterro da beira do lago.

  • Jordano Silva diz: 1 de junho de 2009

    Que bom que agora existe um ranking da CBF né amigos? E que bom que agora (poxa, porque será que só agora?) se começa a discutir critérios para o ranking. Antes, um picareta alugava uma sala no Rio por 200/mês, e fazia um ranking que apontava um time que faz 30 anos que nao ganha brasileirão como primeiro e a tal ” impresna imparcial” divulgava sem questionar.
    Lembram quando toda a imprensa chamava de “caça-niquel” a copa sulamericana? Não chamam mais. Porque será?

  • Renato diz: 1 de junho de 2009

    E por que você acha que o Grêmio está em 1° no Ranking atualmente.

  • Diogo Costa diz: 1 de junho de 2009

    Perin, considero o Ranking atual da PLACAR o mais adequado, ponderado e imparcial que temos no Brasil. As pontuacoes sao bem equilibradas entre os times de acordo com as competicoes disputadas e vencidas pelos mesmos. Gostaria de saber tua opiniao a respeito e se poderias publicar no blog esse ranking… Obrigado pela atencao!

  • Marco diz: 1 de junho de 2009

    Colorado secador…

  • Maciel Pilz diz: 1 de junho de 2009

    A CBF já anunciou que no final do ano apresenta o novo modelo de ranking. O anúncio foi feito em Porto Algre na véspera do jogo Inter e Coritiba por um representante da CBF.

  • Jordano Silva diz: 1 de junho de 2009

    Amigo? não precisa disfarçar. O desespero de vocês se deve ao fato de: Primeiro, agora tem ranking oficial, coisa que não tinha antes, quando, inclusive, vocês eram apontados como primeiro do ranking picareta.
    Segundo.: o primeiro do Ranking é o Grêmio.
    Porque não questionavam o ranking antes? Aquele picareta que não tinha “carimbo oficial”. E carimbo oficial é importante pra vocês né? Isso agente nota.Mesmo o da FIFA, que dá titulo mundial pra convidado. Então…coerência amigos.

  • Cesar diz: 2 de junho de 2009

    PIADA TOTAL são colorados querendo inventar títulos e rankings…É simples Perin, se algum dia seu time decidir DOIS MUNDIAIS, QUATRO LIBERTADORES, OITO COPAS DO BRASIL e for vice-campeão brasileiro duas vezes, além de todos os títulos que ganhou, vcs nao precisarão inventar mais nenhum critério para ranking…Além de tudo, ainda aparece um Mané para chorar a preterição de Florianópolis ara a Copa! Lamentável…

  • antonio diz: 1 de junho de 2009

    Piada igual ao gremio… hahahahaha…. até o fim do ano by by lider do ranking, unico titulo de vcs nos ultimos 10 anos… ah tem o de melhor site também… haunaunaunaukskak

  • Fabiano Souza diz: 2 de junho de 2009

    Bah,Perin!!Este é,definitivamente,o PIOR estado do País p/ falar de futebol.Qualquer elogio ou dado q coloque ou Inter ou Grêmio á frente um do outro, gera um mundo de discussões ridículas!! Pessoal tem que se ligar que o planeta não gira nem ao redor dos vermelhos e nem dos azuis!! Os tocedores têm que aprender a ver os fatos! Grande abraço e boa sorte com esse difícil trabalho que é lidar com gente sem noção!!!!

  • don diz: 1 de junho de 2009

    Sensacional… Ranking totalmente desmoralizado pelo Sr., seu Perin. Parabéns! Não consigo imaginar agora, um sistema de ranking melhor. Mas é claro que este que está em (des)uso no momento é como se fosse uma piada – “by the way”, o time que o lidera é o time da piada pronta, vulgo gremio! Abração!

  • Paulo (NO SEGUNDA) diz: 3 de junho de 2009

    Esse ranking, nem computa os pontos para quem disputa a segunda-divisão.

  • Rafael diz: 1 de junho de 2009

    Esse ranking virou uma piada depois que modificaram e incluiram a copa do brasil no meio!

  • Gustavo diz: 4 de junho de 2009

    Ué, pq não tive meu comentário publicado? Só pq disse que o Blog Almanaque Esportivo é uma piada total??? Não quer opinião contrária, não escreve blog. Lamentável.

    EDITADO: teu comentário não foi publicado porque utilizastes palavras mal-educadas. Este foi. Isto vale pra todos (gaymistas, beira lixo, cúlorados, etc)

  • Arthur diz: 2 de junho de 2009

    Perin, nao adianta explicar, que tem torcedores do bi-rebaixado uniforme-pijama-do-popeye que nao conseguem entender mesmo. Mas nao te preocupes, quem tem mais de dois neuronios ja entendeu o que vc quis dizer. Abç.

  • juliano diz: 5 de junho de 2009

    É engraçado ver os grandes arautos e defensores do oficialismo (FIFA) criticar outro critério oficial (CBF), quando não serve aos interesses, descarta e ridiculariza, típico da sociedade moderna. Falando nisto, o argumento do Perin para CBD x CBF, Estados Unidos do Brasil X República Federativa do Brasil é o mesmo para as questões de títulos mundiais, até o ano que foi criado o Mundial FIFA, o título máximo era o disputado em Toquio, ou seja era o máximo a ser alcançado na época.

  • Alex diz: 2 de junho de 2009

    Prezado Perin, vocês está esquecendo de um detalhe um time não pode ser campeão da Copa do Brasil 10 anos seguidos porque, quando ganha não disputa a Copa do Brasil do ano seguinte por estar disputando a Libertadores. Seu raciocínio foi quase perfeito, mas faltou o detalhe.

    EDITADO: eu não falei campeão, falei VICE-CAMPEÃO da Copa do Brasil

     

  • Diogo Costa diz: 2 de junho de 2009

    Ranking de clubes da Revista PLACAR (atualizado).

    1. Sao Paulo – 386 p
    2. Flamengo – 348 p
    3. Santos – 324 p
    4. Palmeiras – 315 p
    5. Cruzeiro – 294 p
    6. Gremio – 293 p
    7. Corinthians – 288 p
    8. Internacional – 275 p
    9. Vasco da Gama – 254 p
    10. Fluminense – 231 p

    Este e o melhor ranking que temos no Brasil, pois e isento e equilibrado. Premia o que ha de mais importante no futebol, ou seja, os titulos. O que tu acha disso, poderias falar sobre isso no blog…

  • rafael diz: 4 de junho de 2009

    a cbf tinha que fazer um ranking de 1980 pra cá ,certo? porque antes de 1980 não existia cbf , certo ? oque tu acha dessa sugestão?

    EDITADO: bobagem, assim como dizer que República Federativa do Brasil e Estados Unidos do Brasil são países diferentes.

  • CARLOS DIAS diz: 1 de junho de 2009

    Não sei porque os colorados estão preocupados com o ranking. Como a própria matéria diz: é um ranking que não serve para nada. Afinal, como explicar que o São Paulo, que acumula o maior número de títulos não é o primeiro. Esse ranking é uma piada tão grande quanto o time que o lidera. Colorados, o nosso negócio é TÍTULO, não comemoramos vagas, levantamos taças.

  • Roger diz: 2 de junho de 2009

    ou seja o gremio é uma piada.
    não ganha nada por isso lidera o rannking da cbf(que é otra piada)

  • Diogo Costa diz: 4 de junho de 2009

    Nao tem nada a ver puxar para o Internacional ou para o Gremio. Temos de nos ater aos fatos. O ranking da CBF nao serve nem pra papel higienico, olhem os criterios… O que importa de verdade e o caneco na mao, a faixa no peito e o grito de “Campeao”! De que adianta ser vice? Ha, esqueci… pra CBF e melhor ser vice a vida inteira do que ganhar TITULOS!!! O Sao Paulo e hoje, em um ranking serio, o melhor time do Brasil, ou alguem tem TITULOS mais importantes que ele? Confiram no site acima…

  • Diogo Costa diz: 2 de junho de 2009

    O que vale no futebol sao os TITULOS conquistados. O melhor Ranking existente no Brasil e o da Revista PLACAR, pois e equilibrado e justo. Melhor ainda, valoriza os TITULOS conquistados pelos clubes ao longo da historia.

    Acessem na WIKIPEDIA – Ranking Placar

    Esquecam da CBF, nao vale absolutamente nada, quem tem mais de 02 neuronios sabe disso… Imaginem um time que fica de vice 10 anos consecutivos, pela CBF, esse time e capaz de ser o primeiro do ranking… QUANTA BURRICE!

  • jo diz: 6 de junho de 2009

    ranking´pra valer:brasileiro tem que valer 4 vezes mais(dá 4 vagas à LA)que a copa do brasil ou seja o quarto lugar do brasileiro vale uma copa do brasil.Rebaixamento por ser o pior vexame que um time pode ter,perde em pontos o valor de um brasileirão ,número de partidas na série A , pontuação de mundial fifa tem que ser o dobro de intercontinental já que para ser campeão tem que jogar 2 eliminatórias e não uma como a copa toyota.

  • gilmar diz: 2 de junho de 2009

    “O TEU RANKING DOS PONTOS CORRIDOS” UMA PIADA TOTAL.Considerar pontos corridos em campeonatos com diferentes critérios de classificação,diferentes critérios pontuação,diferentes quantidades de equipes, e etc,etc que a Maior piada. Até o ranking da placar que previligia o torneio rio-sp, coloca o Grêmio bem a frente do Inter.EM todos os rankings de entidades reconhecidas o Grêmio está a frente do Inter. Só um colorado que usa o espaço jornalístico é que tenta inventar um ranking sem critérios.

    EDITADO: Pontos corridos é uma coisa, campeonato brasileiro é outra. Pior é tu achar que Série C e Copa do Brasil vale quase a mesma coisa que Série A…

  • Roger diz: 2 de junho de 2009

    quanta bobagem e só de gremista mordido.
    e ainda por cima analfabetos.Com problemas de interpretaçao de texto.
    TABELA DE PONTOS CORRIDOS
    quando inventaram os pontos corridos n todo o brasileiro(entenderam azenha club)
    e se voces n estao melhores é porque cairam lah na segunda lembram.
    vcs sao uma piada e ignorantes

  • Alice diz: 2 de junho de 2009

    E agora??? Os azuis terão o que se não for esse ranking comprovadamente fajuto??? choooooora! uhauhauhauhauah

  • Gustavo diz: 2 de junho de 2009

    “Mais importante ainda: no ranking que eu sugeri ano passado (vejam o link lá embaixo)” blábláblá… nossa, pq não adotam o teu ranking???? Será que ninguém da CBF leu teu post??? Poderia até se chamar de Ranking Alexandre Perin!!! Ia ser um sucesso!!! ——> Blog Almanaque Esportivo – Uma piada total <—— Abraço!

    EDITADO: outro!

  • Lucca diz: 5 de junho de 2009

    É…que piada!!! Só não concordo com o teu ranking! Campeão brasileiro=100, vice=99 Campeão da Copa do Brasil=70, vice=50 A diferença entre ser vice de um e de outro é muito grande, é injusto, o peso da Copa é maior. Tem que ser proporcional os 2 campeonatos. Falta abranger outras competições, como recopa. Veja: Sou campeão da copa 1 vez e 1 vice brasileiro (99+70=169). Se sou campeão brasileiro e vice do copa (100+50=150) ganho 19 a menos, só que o meu titulo é muito mais importante!!!!

    EDITADO: o vice da Copa do Brasil não leva a nada, do Brasileiro sim…. E o ranking é brasileiro e não sul-americano.

  • Joubert diz: 2 de junho de 2009

    Não sei como a RBS mantém um cara como tu no esporte.Pelo amor de deus!

  • Maurício Tochetto diz: 2 de junho de 2009

    Olá Perin. Não sei prá qual time vc torce, Isso é de importância menor. Lamento o fato de poucos terem entendido o seu post, mesmo depois de ser explicado 2 vezes. Lamento ainda mais pela falta de educação nos comentários. Peço desculpas a vc em nome de todos os leitores civilizados. De qualquer forma, se o meu time (Inter) não conquistar títulos, não vou comemorar ranking, nem vaga… Acho q nenhum colorado deve entrar nesse tipo de discussão. Ranking não serve prá nada. Um abraço.

     

    EDITADO: é bom ler um comentário como este, Maurício… Porém, para que fique claro: este ranking serve sim, divide vagas na Copa do Brasil.

Envie seu Comentário