Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

CONMEBOL: bagunça orientada pelo $$$

11 de junho de 2009 4

Não existe algo mais bagunçado no futebol de alto nível que a Confederação Sul-Americana de Futebol, conhecida por CONMEBOL. É impressionante a incompetência da área técnica da entidade, aliada à excessiva ganância por dinheiro, que impedem o futebol sul-americano de obter mais respeitabilidade e seriedade.

Apenas por interesses financeiros, temos que aguentar times mexicanos na competição. Eles não podem se classificar para o Mundial de Clubes (pois já disputam a Copa dos Campeões da CONCACAF para o mesmo fim).

Para evitar que dois mexicanos cheguem à final, fizeram uma mudança burra no regulamento que obrigava dois times do mesmo país a se enfrentarem nas semifinais, evitando uma final `nacional`.

Aí esqueceram que isto poderia acontecer com Brasil e Argentina, países com mais times na fase de grupos. Este ano pode acontecer de uma semifinal ter três times brasileiros: basta que Palmeiras e Grêmio ultrapassem Nacional-URU e Caracas-VEN, respectivamente, já que São Paulo e Cruzeiro se enfrentam nas quartas-de-final.

Mas esta história de equívocos não é de agora. Em 2006, mesmo com as datas da Copa do Mundo (e de liberações dos atletas para os respectivos selecionados nacionais) definida há mais de um ano, a Conmebol marcou os jogos de volta das quartas-de-final para uma data depois do limite máximo. Resultado? LDU x Inter foi no dia 10/05 e Inter x LDU foi em 19/07, mais de dois meses depois!

Para completar, a conivência com a violência em jogos da Libertadores e Sul-Americana. Uma das coisas mais ridículas é um jogador visitante precisar de proteção de escudos para bater lateral e escanteios. Punições rigorosas? Somente em fases iniciais, já que a CONMEBOL não quer perder seu percentual nas rendas…

Outra questão: cartão amarelo não acumula punição, então os times tem salvo-conduto para encher de botinadas os rivais, já que não ficarão desfalcados a não ser que o jogador seja expulso de campo. É a única competição do planeta que eu conheço que isto ocorre…

A última lambança foram os clubes mexicanos saírem da última Libertadores nas quartas-de-final por causa da gripe suína. Claro, organizadamente a CONMEBOL queria jogo único com mando de campo da outra equipe… Qual foi o resultado? Ano que vem os dois times (San Luís e Chivas Guadalajara) se classificam direto para as oitavas-de-final e mais outros três participam!!! Que piada!

E como eles vão classificar as demais 14 vagas das oitavas-de-final? Não sei, mas a incompetência deles é tamanha que qualquer outra nova `idéia de jerico` não está descartada…

Postado por Perin, lamentando a bagunça que é a CONMEBOL

Comentários (4)

  • L F BASSO diz: 11 de junho de 2009

    a CONMEBOL É PARAGUAI, pais mais atrasa da AMERICA, sem mais comentarios.

  • Arthur diz: 11 de junho de 2009

    Quanto à bagunça concordo contigo, Perin. Mas a questao de impedir dois times do mesmo pais de decidirem a competição surgiu justamente depois que os clubexs do Brasil decidiram duas vezes a copa entre si – 2005 e 2006. Portanto, o alvo da comebol nao era o futebol mexicano, mas o nosso mesmo. Temos que lembrar que a comebol gere o futebol com base no interesse de todos os filiados, nao so BR e argentina. Abç.

  • MAURO DE IPANEMA diz: 11 de junho de 2009

    O PRESIDENTE DA CONMEBOL É “PARAGUAIO”. PRECISA FALAR MAIS ALGUMA COISA?

  • Marlon Tolksdorf diz: 24 de dezembro de 2009

    Quanto a questão dos cartões e violência, Libertadores é futebol pra MACHO. Por isso o Grêmio tem duas, e os macacos tem uma, vencida contra um time de bambis, é claro.

Envie seu Comentário