Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts do dia 27 julho 2009

Correção: Inter x Barueri é o jogo mil na Série A

27 de julho de 2009 7

Depois de escrever aqui que Internacional x Sport seria o jogo de número 1.000 do Colorado em Brasileiros, vi um comentário do sempre participativo leitor Mauro de Ipanema dizendo que o jogo 1.000 seria contra o Barueri, de acordo com o pesquisador Paulo Fortunato. Ele achou que a diferença era o W.0. contra o Atlético-MG em 1979, mas este eu tinha certeza que não era. A fonte da minha informação era a FutPédia, do GloboEsporte.com

Como estou de férias e com tempo livre, fiz um cruzamento de informações e achei o erro. Acho que é da FutPédia, estou mandando comentário para o Fortunato me confirmar.

A diferença está em 1974. Comparei com o Bola na Área, com o RSSSF e com uma tabela antiga que tenho em excel com todos os jogos de 1971 a 2006. Em todos os registros se computa 27 jogos em 1974.

Menos em um: a FutPédia. E descobri o joogo da diferença: a partida Internacional 3×0 Desportiva está como “jogo anulado” e é ali a diferença entre os dados do GloboEsporte.com e dos demais, afinal jogo anulado não se considera nem para estatística de artilharia. Acho que foi um erro no cadastro do jogo, pois não achei em nenhum lugar qualquer registro sobre a tal anulação desta partida. Alguém sabe?

Sendo assim, a partida Internacional x Barueri é sim o jogo 1.000 do Inter em Brasileirões, e não o jogo contra o Sport, na rodada seguinte.

Vejam a lista de jogos com 27 partidas:
http://futpedia.globo.com/futpediaweb/Jogo!buscar.ssp?ordem=4&pagina.totalPaginas=0&pagina.total=27&pagina.numPagina=0&id=0&jogoFormulario.anoInicio=1974&jogoFormulario.nomeTimeCasa=Internacional

O tal jogo `anulado` contra a Desportiva:
http://futpedia.globo.com/campeonatos/campeonato-brasileiro/1974/04/20/internacional-3-x-0-desportiva

Agora vejam o cômputo geral de partidas, com apenas 26 jogos:
http://futpedia.globo.com/campeonatos/campeonato-brasileiro/1974

O interessante é que nesta análise, achei um erro no Brasileirão de 1990 do Internacional na Wikipedia, estava com 18 jogos ao invés de 19. Já ajustei, podem conferir:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Sport_Club_Internacional_em_Campeonatos_Brasileiros#Os_n.C3.BAmeros

Feita a correção, e parabéns ao Paulo Fortunato pelo excelente trabalho!

Postado por Perin, com dados do I.P.E., agora certos