Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Correção: Inter x Barueri é o jogo mil na Série A

27 de julho de 2009 7

Depois de escrever aqui que Internacional x Sport seria o jogo de número 1.000 do Colorado em Brasileiros, vi um comentário do sempre participativo leitor Mauro de Ipanema dizendo que o jogo 1.000 seria contra o Barueri, de acordo com o pesquisador Paulo Fortunato. Ele achou que a diferença era o W.0. contra o Atlético-MG em 1979, mas este eu tinha certeza que não era. A fonte da minha informação era a FutPédia, do GloboEsporte.com

Como estou de férias e com tempo livre, fiz um cruzamento de informações e achei o erro. Acho que é da FutPédia, estou mandando comentário para o Fortunato me confirmar.

A diferença está em 1974. Comparei com o Bola na Área, com o RSSSF e com uma tabela antiga que tenho em excel com todos os jogos de 1971 a 2006. Em todos os registros se computa 27 jogos em 1974.

Menos em um: a FutPédia. E descobri o joogo da diferença: a partida Internacional 3×0 Desportiva está como “jogo anulado” e é ali a diferença entre os dados do GloboEsporte.com e dos demais, afinal jogo anulado não se considera nem para estatística de artilharia. Acho que foi um erro no cadastro do jogo, pois não achei em nenhum lugar qualquer registro sobre a tal anulação desta partida. Alguém sabe?

Sendo assim, a partida Internacional x Barueri é sim o jogo 1.000 do Inter em Brasileirões, e não o jogo contra o Sport, na rodada seguinte.

Vejam a lista de jogos com 27 partidas:
http://futpedia.globo.com/futpediaweb/Jogo!buscar.ssp?ordem=4&pagina.totalPaginas=0&pagina.total=27&pagina.numPagina=0&id=0&jogoFormulario.anoInicio=1974&jogoFormulario.nomeTimeCasa=Internacional

O tal jogo `anulado` contra a Desportiva:
http://futpedia.globo.com/campeonatos/campeonato-brasileiro/1974/04/20/internacional-3-x-0-desportiva

Agora vejam o cômputo geral de partidas, com apenas 26 jogos:
http://futpedia.globo.com/campeonatos/campeonato-brasileiro/1974

O interessante é que nesta análise, achei um erro no Brasileirão de 1990 do Internacional na Wikipedia, estava com 18 jogos ao invés de 19. Já ajustei, podem conferir:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Sport_Club_Internacional_em_Campeonatos_Brasileiros#Os_n.C3.BAmeros

Feita a correção, e parabéns ao Paulo Fortunato pelo excelente trabalho!

Postado por Perin, com dados do I.P.E., agora certos

Comentários (7)

  • Lauro Arreguy diz: 28 de julho de 2009

    Fala Alexandre !! Cara realmente nunca soube desse tal jogo anulado , todas as tabelas do Brasileiro que tenho em diversas fontes dizem que fizemos 27 jogos em 1974 , nos jornais da epoca tb não falam em anulaçao , sinceramnte ,por que seria anulado esse jogo ?? Abraço

  • Mario Gayer do Amaral diz: 27 de julho de 2009

    Oi, Perin. O erro dessa ficha do jogo do Inter foi nessa Futpédia aí. Vi no meu cd-rom da Placar da História do Brasileirão até 2003 e esse jogo do Inter com a Desportiva ocorreu mesmo. Foi no dia 20 de Março de 1974, o juíz foi o José de Assis Aragão, a renda foi de CR$ 58,000, 00 e os gols foram marcados por Dorinho, Tovar e Lula para o Inter. Se tu tiveres aí o CD-rom da Placar com todas as fichas do Brasileiro, com certeza encontrarás esse jogo como realizado. É isso aí.

  • Mario Gayer do Amaral diz: 27 de julho de 2009

    Lá vai a escalação, Perin:
    INTER: Schneider, Edson Madureira, Figueroa, Bibiano Pontes e Vacaria; Tovar, Pedrinho e Dorinho (Tadeu); Dante, Claudiomiro e Escurinho (Lula) Tec: Rubens Minelli
    DESPORTIVA: Edalmo, Marcos, Juci, Edmar e Adalberto; Russo, Pinduca e Evandro (Alves); Sergio (Paulinho), Zequinha e Jaldenir. Téc: Silvio Pirilo.
    E a renda coloquei errado, foi de CR$ 59088, 00. O resto é o mesmo. Portanto, o jogo aconteceu mesmo.
    Fonte: CD-rom da Placar. Um grande abraço.

  • João Carlos diz: 28 de julho de 2009

    Amigo Perin, conheço o trabalho do Fortunato, ele é muito detalhista e segue os critérios. Lamentamos que o Inter e o Grêmio não tem um Fortunato para cuidar da história dos clubes.
    Abraços

  • Lu diz: 28 de julho de 2009

    Sim, até porque o INTER nunca jogou na série B.

  • MAURO DE IPANEMA diz: 27 de julho de 2009

    PERIN ACABO DE PARABENIZAR, TAMBÉM, AO SR PAULO. QUERO INFORMAR QUE MEU COMENTÁRIO TEVE OBJETIVO APENAS DE TER A INFORMAÇÃO CORRETA. AGRADEÇO A DEFERÊNCIA. GRANDE ABRAÇO.

  • Edison Roberto Klein diz: 29 de julho de 2009

    Perin ! Realmente, o jogo contra o Barueri é o milésimo do Inter em Brasileiros da 1.Divisão. Até agora, nos meus nros, são 999 jogos, com 442 V, 276 E e 281 D, 1375 GP e 1012 GC. Possuo um cadastro com todos os jogos, de todos os 129 times que já disputaram o Brasileiro da 1.Divisão, desde 1971. Por falta de espaço, não é possível colocar dados de outras equipes. Me coloco a disposição para eventuais divergências ou discordâncias em relação aos nros apresentados.

    EDITADO: meu blog está a disposição para quaisquer números, sobretudo dos catarinenses Avaí, Figueirense e Criciúma

Envie seu Comentário