Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Como Grêmio tenta driblar caos financeiro

13 de agosto de 2009 16

Irany Sant`Anna em entrevista à Grêmio Rádio, dirigente exemplar/site Grêmio.Net

Ontem, fazendo o longo trajeto diário de volta para casa em Cachoeirinha, estava escutando o “Show dos Esportes” com o Pedro Ernesto Denardin. No programa, o repórter Felipe Gamba entrevisou o vice de finanças do Grêmio, Irany Sant`Anna Jr., que deu um honesto panorama sobre o equilíbrio financeiro gremista, e as ações que estão sendo tomadas para resolver ou contornar os maiores problemas.

Como um profundo estudioso de finanças dos clubes de futebol do mundo, gostei de ouvir o dirigente gremista. Seguindo a linha do educadíssimo e competente Túlio Macedo, seu antecessor no mesmo cargo, Irany deixou claro a situação delicada do Tricolor Gaúcho mas abriu o jogo com relação as finanças e sobre os investimentos no futebol. Transparência é algo vital neste assunto, e o Grêmio conduz bem sua política financeira na gestão Duda Kroeff.

Disse que, por ser um clube de futebol, o time tem que investir em futebol para ter retorno em todas as áreas, aumentando as receitas ordinárias e também as eventuais, como venda de atletas valorizados. A eventual aquisição de Leandro será com recursos próprios do Grêmio.

Também falou que o tal investidor desistiu de gastar em Souza e o time teve que antecipar algumas receitas, fazendo o investimento integral na aquisição deste atleta. “Se não tivermos competitividade o futebol, não vamos conseguir pagar as dívidas”, deixou claro Irany, filho de um ex-presidente gremista homônimo que comandou o clube na década 80.

Outra frase importante foi de que o Grêmio está com uma folha salarial de futebol superior ao que havia sido orçado. O valor do ano passado que passou pouco mais de 2 milhões no final da temporada e estava orçado em 2.2 milhões para 2009,  está próximo a 3 milhões de reais mensais. Neste ponto eu acho que o Grêmio repete o mesmo erro do Internacional em 2007, sobretudo, com um time com sérias carências em alguns setores mas com salários elevados demais para o meu gosto e com justaposição de salários mal distribuídos sobretudo com reservas.

Com a chegada de Leandro e mais um ou outro reforço com salários expressivos de seis dígitos, deve superar esta marca de três milhões de reais mensais, deixando o Grêmio no mesmo patamar de Santos, Fluminense e Cruzeiro, atrás de São Paulo, Palmeiras, Internacional, Flamengo e Corinthians.

Disse ainda que será destinado um percentual maior do que o previsto no condomínio de credores proveniente da renovação de contrato do material esportivo com a PUMA(obrigado a todos, desculpem-me!). O Grêmio já atrasou muitos pagamentos em 2009 deste assunto e por isto já antecipou totalmente as receitas de TV da temporada 2009.

Lembro que o último presidente gremista Paulo Odone aceitou uma proposta menor da Puma mas que dava mais dinheiro à vista no contrato anterior, também devido à caótica situação financeira.

Na Série B, o ex-presidente gremista assumiu publicamente em um

Postado por Perin, com dados financeiros e saudando Irany

Comentários (16)

  • Cláudio diz: 13 de agosto de 2009

    A boa notícia é que o Gremio está se desfazendo do Orteman, em breve. com isso economiza mais de R$ 100 mil mensais. O cara nunca jogou e ganha essa grana toda, que palhaçada!

  • Volnei Corbellini diz: 13 de agosto de 2009

    Elogiar essa direção é tripudiar em nós torcedores – 3 milhões para um time medíocre, que talvez não consiga nem a Sulamericana é a maior prova de incompetência – isso sim é nefasto.

  • Rafael – Socio, o torcedor que faz a diferença diz: 13 de agosto de 2009

    O risco é que sobre dívidas incidem juros. Tem o efeito bola de neve. AP, não entendi a parte que fala renovação com a Kappa, não seria Banrisul ou Puma?

  • Paulo Soares diz: 13 de agosto de 2009

    Só tem uma saída. Disputar a segunda divisão no ano que vem.

  • Jeancarlos de Aguiar Marmentini diz: 13 de agosto de 2009

    É verdade! Aqueles pilantras faliram, quebraram o imortal tricolor. E garanto que essa corja tem trânsito livre na direção e dependências do clube. Errar é humano, mas quando o erro é astronômico, então deve-se ao menos exonerar as figurinhas de quaisquer cargos políticos ou funções administrativas do clube. É o mínimo que um clube sério deve fazer.
    Grande abraço a toda nação tricolor que está penando com a falta de qualidade no time por más administrações anteriores.

  • Alex Mazahta diz: 14 de agosto de 2009

    Nada pra ser menos levado em consideração do q Alexandre Perin fazendo análise sobre o Grêmio.

  • Gibran diz: 13 de agosto de 2009

    Em resumo: um clube à beira da bancarrota.
    O Gremio só não quebrou porque é clube de futebol. Caso contrario, ja teria fechado as portas.
    Ex-presidentes Cacalo e Guerreiro estão entre os maiores responsáveis pela caótica situação pré-falimentar do clube. Cacalo pegou tudo pronto em 1997 e só fez lambança, contratando Beto, Sergio Manoel, Guilherme, Lazaroni e outros. Ja Guerreiro e ISL….bem, deixemos assim.
    Um abraço.

  • Juliano diz: 13 de agosto de 2009

    Muita coisa aí é blefe.

  • thiago cardoso diz: 13 de agosto de 2009

    RENOVAÇÃO COM A KAPPA não seria com PUMA!!!que deve ser SUMA do Grêmio!!!

    PS: GESTÃO DUDA CONDUZ BEM SUA POLITICA FINAÇEIRA!!!TÁ LOCO!!!O CARA NÃO PAGA CONDOMINIO CONTRATA ERRADO E GASTA UMA GRANA NO B…. DO SOUZA DINHEIRO ESSE QUE NÃO TEMOS!!!DELAPIDA A NOSSA BASE PELO B…. DO SOUZA!!! É ASSASSINATO!!!2010 SOUZA VAI EMBORA PRA ARABIA E O GRÊMIO VAI GANHA O TROCO EM BALA!!!TU SÓ PODE TAR DE SACANAGEM!!!

    PS: SEM FALAR NOS MICOS CONTRATAR JOGADOR COM PENDÂNCIA SENDO EMPRESTIMO DE 4 MESES

  • Flavio diz: 13 de agosto de 2009

    O Grêmio não sabe armar um time. Alguém pode explicar como que se gasta quase 3 milhões para ter um ARREMEDO de time? Onde estão os critérios? Com esse dinheiro, critério e responsabilidade, dava para trazer no mínimo quatro ótimos jogadores titularíssimos, e ainda contratar bons jogadores. Mas, profissionalismo é o que NÃO EXISTE no Grêmio. Há tempos.

  • Eduardo diz: 13 de agosto de 2009

    E por azar o gremio não consegue vender um jogador que seja, haviam notícias sobre o interesse de clubes estrangeiros por Douglas Costa, não deu certo. Agora é Max Lopez, que surge não se sabe de onde o interesse de um clube alemão, que iria pagar só de multa o valor de 25 milhões de dolares, sendo que o valor dos direitos econômicos seria de 1,5 milhões de euros se o gremio fosse comprar. Sem contar que o jogador estará livre daqui a 4 meses. O gremio esta desesperado em busca de dinheiro.

  • Alvaro diz: 13 de agosto de 2009

    Sem TAÇAS, sem time, sem patrimônio, CHEIO DE DÍVIDAS, só podia ser de um clube de segunda e muito aflito….

  • Juliano diz: 13 de agosto de 2009

    Muita coisa aí é blefe.

  • emerson diz: 13 de agosto de 2009

    Entendi mal,ou o Gremio está mudando seu fornecedor de material esportivo para a Kappa,e quando seria isto.Abraços e parabens pelo comentário.

  • celso diz: 13 de agosto de 2009

    Vem cá tchê, é o Zé Alberto Andrade?

  • Anderson diz: 13 de agosto de 2009

    A Kappa vai voltar pro Grêmio?

Envie seu Comentário