Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Perfil do horário dos jogos da dupla Gre-Nal

19 de agosto de 2009 5

O leitor Henrique Pufal mandou e-mail reclamando que a maioria dos jogos do Internacional tem sido no meio de semana enquanto os do Grêmio tem sido no domingo às 16h e que este aspecto não é analisado quando se fala em média de público no Campeonato Brasileiro 2009.

Considero que o horário afeta bastante o público nos estádios, especialmente em jogos no rigoroso inverno gaúcho (ainda mais este ano, com gripe H1N1 e frio mais forte que o esperado). Porém considero que existem outros aspectos… Senão, vejamos:

De fato o questionamento do Henrique faz sentido e isto ocorreu também em 2007 e 2008: em todos os anos, a sequência de jogos “quarta-domingo-quarta-domingo” foi de jogos do Inter na quarta e Grêmio no domingo. Os números abaixo são irrefutáveis. No segundo turno, apenas dois jogos, um para cada time, será no meio de semana em seus domínios.

Porém isto não explica tudo. O Inter teve melhores públicos com time reserva do que com o time principal. O Grêmio teve melhor média de público desde que subiu para a Primeira Divisão porque fez melhores campanhas que o Internacional nos últimos dois anos de Campeonato Brasileiro.

E o horário de dia de semana 21h50min não impediu o Colorado de lotar em jogos da Copa do Brasil. Eram bem mais decisivos? Evidentemente, mas lotou igual.

Finalizando se o Olímpico tem cobertura em quase todo o estádio e o Beira-Rio não tem, cabe aos torcedores colorados exigirem isto de maneira mais enérgica de sua diretoria.

Que é a mesma responsável por solicitar a CBF que analise isto antes do início das rodadas. A solução mais fácil é fazer dois jogos seguidos de um time em casa, o que “quebraria” a sequência.

Mas exigir competência do Departamento Técnico da CBF é querer demais… Basta ver o ridículo regulamento da Série D 2009

HORÁRIO DOS JOGOS (dados enviados pelo Henrique):

Dia de Semana 21h: Internacional 2 x 1 Grêmio
Dia de Semana 21h50: Internacional 3 x 0 Grêmio
Sábado 18h30: Grêmio 1 x 0 Internacional
Domingo 16h: Grêmio 5 x 1 Internacional
Domingo 18h30: Internacional 3 x 3 Grêmio

PRÓXIMOS JOGOS (a CBF divulgou horários só até 29/09):
Dia de Semana 21h: Internacional 1 x 0 Grêmio
Dia de Semana 21h50: Internacional 0 x 0 Grêmio
Sábado 18h30: Grêmio 1 x 0 Internacional
Domingo 16h: Grêmio 2 x 1 Internacional
Domingo 18h30: Internacional 1 x 0 Grêmio

Comentários (5)

  • Matias Schuler Guenter diz: 19 de agosto de 2009

    Isso é balela! Pra mim o que infuencia mesmo é a campanha e a chuva (não vou no jogo quando ta chovendo :D), mas chuva não pode ser prevista pela CBF, e campanha é culpa do clube!!

  • alisson letti diz: 19 de agosto de 2009

    percebo o quanto choram os colorados, na libertadores em que todos os jogos no Brasil são as 21e50 o olímpico lotou em todos tendo espetacular média de público.
    afinal todos sabemos que se tratando de média de público o Grêmio vem goleando…Pra nós gremistas o frio e o horário não são empecilhos…no frio e na chuva o monumental lota qdo precisa !!!
    abraço ao choroes do beira rio

  • Rafael diz: 19 de agosto de 2009

    Ainda sobre horários. Por que os dias/horários dos jogos do Grêmio fora de POA sempre caem fora dos espaços da TV aberta? Hoje por exemplo, pq é as 19h30 ao invés de 21h50? Isso é pq o Grêmio vende bastante pay-per-view, como já divulgado em outros anos? E se for, como eles sabem qual clube vende mais se o que é vendido é o pacote do campeonato?! A não ser que esteja cheio de gremista comprando jogos avulsos …

  • Robbie Fowler diz: 19 de agosto de 2009

    Domingo 18:30 é para matar. Segunda-feira tem serviço, o cara quer passar o restante do fim-de-semana com a esposa, filhos, assistir o Fantástico…. É horário para esvaziar estádio na certa!

  • ezequiel diz: 20 de agosto de 2009

    os proximos jogos até o dia 29/09 o gremio nao joga?! nao entendi esses ultimos dados.

    EDITADO: Esqueci de atualizar… já vai :)

Envie seu Comentário