Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Liga dos Campeões: impressões do sorteio da fase de grupos

28 de agosto de 2009 2

Saiu ontem o sorteio dos grupos da Liga dos Campeões da Europa, edição 2009/10. Só hoje eu tive tempo de analisar, tinha até feito um texto ontem mas perdi o mesmo (maldita T.I…piada interna, claro).

Buenas, vamos às minhas impressões: interessantes os confrontos de Barcelona com Internazionale e, principalmente, Real Madrid contra o Milan. Será a primeira vez de Kaká contra o clube que lhe colocou no topo do planeta, e do qual saiu realmente descontente. Já no grupo do Barça, atual campeão europeu, o difícil vai ser apontar um time `fraco`, já que o Dinamo Kiev melhorou e o Rubin é um time muito competitivo, inclusive liderando de novo o Campeonato Russo.

Em compensação, Arsenal, Liverpool e Chelsea pegaram barbadas… Dificilmente tropeçam. São muitas “forças médias”, times que quase nunca ganham titulos mas normalmente vão longe na competição. Times como Porto, Lyon, Sevilla vão engrossar muito as classificações dos chamados `grandes`. Talvez sobre alguém para a Copa da UEFA.

Sobre as zebras: muito legal termos, de novo, um time cipriota na fase de grupos. Ano passado o Anorthosis Famagusta quase foi para a segunda fase, e este ano a zebra é o APOEL Nicosia. Quem também supreendeu foi o Debreceni, que reflete um bom momento do futebol húngaro (claro que comparado apenas com os últimos 20 anos e não com as glórias do passado). O Unirea (Romênia) e o Rubin Kazan (Rússia), atuais campeões nacionais, quebraram a hegemonia dos ditos `grandes`, assim como o alemão Wolfsburg.

OS MICOS

O Sporting Lisboa não teve muitas chances contra a Fiorentina, mas uma lástima principalmente porque eles se classificaram na fase anterior com um gol de goleiro nos acréscimos, eliminando o vice-campeão holandês Twente. Aliás, os holandeses que antigamente classificavam três times, agora só tem um representante: o atual campeão AZ Alkmaar. Pelo menos vejam o gol do arqueiro Rui Patrício:

Aliás, isto ocorreu há dois anos com Andrés Palop classificando o Sevilla na Copa da UEFA (agora Liga da Europa) e eliminando o Shaktar Donetsk, da Ucrânia. Que inclusive, como atual campeão da Ucrânia e da Copa da UEFA, não tinha o direito de ser eliminado pelo minúsculo romeno FC Timisoara ainda na terceira fase eliminatória. Quem fez fiasco também foram os tradicionais times sérvios, croatas e tchecos, que não emplacaram um único time na fase de grupos.

DIVISÃO POR PAÍSES – A multinacional Europa com 18 países representados em 32 times:

Espanha, Itália, Inglaterra: 4 times

Alemanha e França: 3 times

Rússia: 2 times

Bélgica, Chipre, Escócia, Grécia, Holanda, Hungria, Israel, Portugal, Romênia, Suíça, Turquia, Ucrânia: 1 time cada
Grupo A
Bayern de Munique-ALE
Juventus-ITA
Bordeaux-FRA
Maccabi Haifa-ISR

Grupo B
Manchester United-ING
CSKA-RUS
Besiktas-TUR
Wolfsburg-ALE

Grupo C
Milan-ITA
Real Madrid-ESP
Olympique Marselha-FRA
Zurich-SUI

Grupo D
Chelsea-ING
Porto-POR
Atlético de Madrid-ESP
Apoel Nicosia-CHP

Grupo E
Liverpool-ING
Lyon-FRA
Fiorentina-ITA
Debrecen-HUN

Grupo F
Barcelona-ESP
Inter de Milão-ITA
Dinamo de Kiev-UCR
Rubin Kazan-RUS

Grupo G
Sevilla-ESP
Glasgow Rangers-ESC
Stuttgart-ALE
Unirea-ROM

Grupo H
Arsenal-ING
AZ Alkmaar-HOL
Olympiacos-GRE
Standard Liège-BEL

Postado por Perin, com dados do I.P.E. e aguardando a Liga!

Comentários (2)

  • Robbie Fowler diz: 29 de agosto de 2009

    Grupinho barbada o do Arsenal hein…. O do MUFC também não é lá grandes coisas.

  • Rodrigo Vellozo diz: 29 de agosto de 2009

    Olá Perin, mais uma vez parabéns pelas análises, tb sou fá de númeors, estatísticas, previsões. Quanto aos grupos, algo me diz que vamos ter surpresas com relação aos times da ex-URSS: CSKA e Rubin (Russia) e o D. Kiev (Ucrânia). Estão passando jogos na ESPN do campeonato russo, assisti gostei do que vi. Classificados: A- Bayern e Juve; B- MUtd e CSKA; C- Milan e Real; D- Chelsea e A. Madri; E- Liverp e Lyon; F- Barça e Rubin (Inter fora); G- Sevi e Stuttg (campeão alemão 09/10); H- Arsen e AZ.

Envie seu Comentário