Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts do dia 7 setembro 2009

GP DA BÉLGICA: o `canto do cisne` de Fisichella

07 de setembro de 2009 0

Com muito atraso estou atualizando todos as premiações especiais do Almanaque Esportivo. De agora até o final da temporada, tentarei postar os conteúdos até a segunda-feira seguinte ao GP para que tudo fique fresco na minha e na memória dos internautas.

Vou colocar dois por dia, começamos com os mais recentes: Bélgica e Europa, provas significativas que mostram a queda de Jenson Button e um sopro de esperança para Rubens Barrichello na disputa pelo título mundial.

Um anti-clímax se tratando de Spa, mas melhor que as outras da primeira metade da temporada. E isto sem chuva, algo quase impossível na belíssima Floresta das Ardenas na Bélgica. Vitória justa de Kimi Raikkonen, o favorito desde os treinos a conquistar a prova. Primeira vitória do finlandês, campeão mundial em 2007, desde o GP da Espanha ano passado na `seca`.

Um show de Giancarlo Fisichella e sua Force India. Os dois já vinham bem há vários GP`s, melhoraram mais ainda em Valencia e só não haviam feito pontos ainda por puro azar (abandonos normais entre os primeiros não ocorriam justamente nas provas que a Force India estava próximo dos pontos). Desta vez a primeira pole da história da equipe (curiosamente uma sequência da extinta Jordan, que ganhou pela primeira vez em Spa, 1998 e também obteve sua primeira pole na mesma pista.

A Rubinho, azar e sorte: largou mal com problema no acelerador pela terceira vez na temporada, mas escapou dos acidentes que vitimaram Jenson Button. Em recuperação, chegou ao sétimo lugar quando teve problemas no motor, mas levou até o final e tirou mais diferença para o inglês, mantendo o vice-campeonato. Azar de Webber, com problemas no carro e uma péssima corrida, e menos pior para Vettel, que chegou em terceiro e reassumiu o posto (mas tem apenas dois motores para seis provas, o que é um sério problema).

Lista completa de prêmios aqui:
ALMANAQUE ESPORTIVO – PREMIAÇÕES ESPECIAIS F-1 2009

Troféu “Jim Clark” – Giancarlo Fisichella pela magnífica prova, menção honrosa para Kimi Raikkonen.
Troféu “Rouge & Blanc” - Rubens Barrichello, que caiu para 18° lugar na largada e terminou em sétimo.
Troféu “Chris Amon” - Fernando Alonso, que quebrou quando chegaria no pódio. 
Troféu “Fiofó de Ouro” - Dá para entregar a Rubinho, que mesmo com o motor fumando pelas duas mais longas voltas da temporada, conseguiu manter posição.
Troféu “Didi Mocó Prize For Technical Achievements” - Luca Badoer, de novo largando e chegando em último. Com o MESMO carro do vencedor!
Troféu “Porquê Eu Não Fiquei Com Minha Boca Fechada” - Para Galvão Bueno, que não deixa ninguém falar as coisas certas e fica falando errado!!!
Troféu “Dick Vigarista” - Grosjean, fazendo barbeiragem na “La Source” e depois criando o acidente que tirou os outros.

Postado por Perin, que acha que ainda dá para o Rubinho…

GP DA EUROPA: Enfim, a 100° vitória brasileira!

07 de setembro de 2009 0

As 100 vitórias brasileiras/Blog `Voando Baixo`, GloboEsporte.com

Finalmente saímos da 99° vitória. Desde o triunfo de Felipe Massa no GP do Brasil ano passado, a centésima vitória não tinha chegado nem perto de ocorrer na temporada 2009. Mas Rubens Barrichello, em uma corrida perfeita na tática dos boxes e em seu desempenho na pista, triunfou de maneira soberana em Valencia e conquistou a centésima vitória. Melhor ainda, tirou bastante diferença para seu companheiro Jenson Button e voltou à briga do campeonato.

A corrida em si foi boa (melhor que a chatice do ano passado), e Lewis Hamilton esteve muito próximo da vitória. Mas um grande desempenho de Rubinho no segundo `stint` somado a um erro da McLaren nos boxes eliminaram as chances de vitória do atual campeão mundial. Bela corrida de Nico Rosberg com sua evoluída Williams. Pena que corre sozinho, já que o Nakajima…

Lista completa de prêmios aqui:
ALMANAQUE ESPORTIVO – PREMIAÇÕES ESPECIAIS F-1 2009

Troféu “Jim Clark” – Rubens Barrichello, sem dúvida o melhor da prova. Menção honrosa para a bela prova da McLaren..
Troféu “Rouge & Blanc” – Fernando Alonso, que se esforçou a prova inteira correndo em casa.
Troféu “Chris Amon” – Lewis Hamilton, que deixou de brigar pela vitória por causa de uma trapalhada da equipe na segunda parada de boxes.
Troféu “Fiofó de Ouro” - Para Rubinho, que viu os rivais Vettel e Webber mal, enquanto Button fez uma corrida patética.
Troféu “Didi Mocó Prize For Technical Achievements” - Para Luca Badoer, que só deu vexame na prova e os treinos. Simplesmente patético. Menção honrosa para os mecânicos da McLaren e da RBR que erraram em paradas.
Troféu “Porquê Eu Não Fiquei Com Minha Boca Fechada” - Pessoal se comportou.
Troféu “Dick Vigarista” - Ninguém, as manobras foram comportadas.

Fim do jejum de Rubinho, que durava quase cinco anos (dados do Blog do Capelli):

OS MAIORES:
1º Riccardo Patrese – 6 anos, 6 meses e 28 dias – África do Sul/1983 – San Marino/1990
2º Bruce McLaren – 6 anos e 6 dias (Mônaco/1962 – Bélgica/1968)
3º Jack Brabham – 5 anos, 10 meses e 19 dias (Portugal/1960 – França/1966)
4º Mario Andretti – 5 anos, 7 meses e 18 dias (África do Sul/1971 – Japão/1976)
5º John Watson – 4 anos, 11 meses e 3 dias (Áustria/1976 – Inglaterra/1981)

Postado por Perin, que viu 70% das vitórias brazucas!