Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts do dia 14 setembro 2009

GP DA ITÁLIA: Ainda resta esperança, Rubinho...

14 de setembro de 2009 0

Uma corrida marcada pela ascensão indiscutível de Rubens Barrichello, que agora definitivamente disputa o título com Jenson Button. A RBR ficou fora da briga pelo título depois de mais um péssimo final de semana, repetindo Spa-Francorchamps.

Confiram logo abaixo as premiações do GP da Inglaterra (Silverstone), Alemanha (Nurburgring) e Hungria (Hungaroring). Falta só Turquia dos atrasados (amanhã!) e conforme prometido, escrevi sobre o GP italiano no máximo em 48h após o término da prova!

A corrida mais rápida da temporada foi decidida na tática de boxes, uma parada para a Brawn GP e duas para os demais ponteiros, e para o piloto que largou na frente do companheiro e fez mais voltas rápidas sem errar, no caso Rubinho.

Valeu ainda pela prova de Giancarlo Fisichella, o primeiro italiano na Ferrari em Monza depois de muitos anos. Ele fez corrida abaixo do esperado, mas nada catastrófico como o Luca Badoer. Valeu ainda pelos primeiros pontos de Adrian Sutil na Force India, quase um pódium e uma bela prova sempre no cangote do Kimi Raikkonen.

Lista completa de prêmios aqui:
ALMANAQUE ESPORTIVO – PREMIAÇÕES ESPECIAIS F-1 2009

Troféu “Jim Clark” – Para Rubinho, em uma corrida sem nenhum erro e perfeita. Menção honrosa à tática da Brawn GP, perfeita.
Troféu “Rouge & Blanc” – Para Fernando Alonso, que sempre dá um showzinho. 
Troféu “Chris Amon” – Para o italiano Vitantonio Liuzzi, que reestreava e faria pontos mas quebrou o câmbio. Azarado…
Troféu “Fiofó de Ouro” – Para Raikkonen, que fazia corrida discreta mas nem iria ao pódio se não fosse a bobagem de Hamilton. Ao menos uma Ferrari no pódio para a alegria dos `tifosi`.
Troféu “Didi Mocó Prize For Technical Achievements” – Para Lewis Hamilton, que bateu sozinho e jogou fora um pódio de maneira tosca.
Troféu “Porquê Eu Não Fiquei Com Minha Boca Fechada” - Para todo mundo do caso Renault-Briatore-Nelsinho
Troféu “Dick Vigarista” – Idem anterior

GP DA HUNGRIA: Que susto, Massa!!!

14 de setembro de 2009 0

FORZA MASSA!!!/bry Bruno Mantovani: http://mantovani.zip.net/

A corrida em Budapeste vai ficar marcada como “aquela do acidente do Massa”. Hoje, amanhã e sempre lembraremos da prova na qual Felipe Massa foi atingido por uma mola do carro de Rubens Barrichello e, por azar (ou sorte, depende se você é um otimista ou um pessimista) acertou seu capacete, logo acima da viseira. O piloto brazuca desmaiou e acertou uma barreira de pneus em Hungaroring.

Uma belíssima atuação do atual campeão Lewis Hamilton. Impecável, venceu sua primeira prova na temporada e mostrou que as McLaren e Ferrari estavam de volta. Foi um show do britânico do início, com sua passagem por Vettel por fora, até o final. De resto, uma corrida lixo como sempre é no inútil “HungaroBORING“.

Foi ainda a última prova de Nelsinho Piquet, dispensado da Renault. Boatos dizem que vem dele o vazamento de informações sobre a investigação da FIA com as atitudes da Renault, algo que seria confirmado na semana passada.

Lista completa de prêmios aqui:
ALMANAQUE ESPORTIVO – PREMIAÇÕES ESPECIAIS F-1 2009

Troféu “Jim Clark” – Lewis Hamilton, disparadamente o melhor da prova. Tática e desempenho perfeitos. De campeão mundial! Aliás, primeira vitória de um carro com KERS.

Troféu “Rouge & Blanc” – Nico Rosberg, que com muito esforço conseguiu pontuar mais uma vez.

Troféu “Chris Amon” – Felipe Massa, afinal o seu acidente foi pura fatalidade (ver abaixo).

Troféu “Fiofó de Ouro” – Felipe Massa, pois não foi uma fatalidade.

Troféu “Didi Mocó Prize For Technical Achievements” - Para a pífia corrida da BMW e de Sebastien Buemi, atrás do novato Jaime Alguesuari.

Troféu “Porquê Eu Não Fiquei Com Minha Boca Fechada”Galvão Bueno, que bateu recordes de erros de informação nos dez minutos após o acidente de Massa. E ainda `corneteou` o Alguesuari o final de semana inteiro e o guri não fez nada pior. Hoje ele se superou.

Troféu “Dick Vigarista” – Para a Renault, por ter feito Alonso voltar para a pista sabendo que a roda estava frouxa.

Postado por Perin, que lembrou do acidente do Burti

GP DA ALEMANHA: A primeira de Webber na carreira!

14 de setembro de 2009 0

A corrida na Alemanha, para mim, foi melhor que em Melbourne. Uma prova vencida por Mark Webber, com um ótimo desempenho de Felipe Massa em seu último pódio antes do acidente. Naquela ocasião, Webber estava claramente mais rápido que seu companheiro, o alemão Sebastien Vettel.

Um fiasco estratégico da Brawn GP, que errou na tática de três paradas e andou mal a corrida inteira. E foi a prova na qual a Brawn literalmente sacaneou Rubens Barrichello pois errou na estratégia e nas paradas de boxes dele duas vezes, ajudando Jenson Button. Naquele momento, Rubinho já era o quarto no Mundial de Pilotos

O circuito de Nurburgring é propício à perícia (ou falta desta) dos pilotos, e foi o que ocorreu no GP deste ano. Apesar de dominada na frente por Webber, a prova teve diversas ultrapassagens, em especial boas provas de Giancarlo Fisichella, de Fernando Alonso e de Nico Rosberg.

Lista completa de prêmios aqui:
ALMANAQUE ESPORTIVO – PREMIAÇÕES ESPECIAIS F-1 2009


Troféu “Jim Clark” – Um verdadeiro show de Mark Webber, que bateu o `recorde` de Barrichello conquistando sua 1º vitória no GP de número 130.

Troféu “Rouge & Blanc” – Nico Rosberg, que subiu onze posições da largada até o ótimo quarto lugar. Menção honrosa para Fernando Alonso, que batalhou muito a prova inteira. 

Troféu “Chris Amon” - Para Fisichella, que merecia pontos depois de tanta luta no pelotão intermediário. Mas seria recompensado em breve…

Troféu “Fiofó de Ouro” – Ninguém teve sorte.

Troféu “Didi Mocó Prize For Technical Achievements” – Para Jarno Trulli, último na prova depois de uma corrida patética. E Para Adrian Sutil, que jogou fora pontos em casa ao bater de maneira besta em Raikkonen.

Troféu “Porquê Eu Não Fiquei Com Minha Boca Fechada”Galvão Bueno, que disse que Raikkonen não merecia ter ganho em 2007 e que Massa era para ter sido campeão. Dã!

Troféu “Dick Vigarista” – Para a Brawn GP e sua estratégia errada de boxes para Barrichello.

MAIS GP`S ANTES DA PRIMEIRA VITÓRIA

1º Mark Webber – 130 GPs
2º Rubens Barichello – 124
3º Jarno Trulli – 118
4º Jenson Button – 114
5º Giancarlo Fisichella – 110

Postado por Perin, que achou a corrida bacana!

GP DA INGLATERRA: Vettel, o `estraga-prazeres`

14 de setembro de 2009 0

Vettel, estragando a alegria dos ingleses.../Pilotoons, by Bruno Mantovani

Em um final de semana no qual todos esperavam um show da Brawn GP, especialmente do líder disparado da temporada Jenson Button, nada ocorreu. Nem mesmo um brilho de Lewis Hamilton, na pior prova da McLaren em décadas. Quem brilhou do início ao fim foi a RBR, com o jovem Sebastien Vettel liderando de ponta-a-ponta (praticamente) e Mark Webber seguindo a escolta.

Em uma péssima prova, Button passou o final de semana inteiro no pelotão do meio, atrás de Rubens Barrichello. Felipe Massa fazia sua primeira prova realmente boa na temporada que resultava em um bom quarto lugar. Nelsinho Piquet, pela segunda vez na carreira (e seu último bom momento até agora na F?-1), largava e chegava à frente de Fernando Alonso, em uma prova horrível.

Lista completa de prêmios aqui:
ALMANAQUE ESPORTIVO – PREMIAÇÕES ESPECIAIS F-1 2009

Troféu “Jim Clark” – Para Vettel, um show na prova de hoje. Corrida suprema do alemão, que venceu pela terceira vez na carreira.

Troféu “Rouge & Blanc” – Para Massa em uma corrida muito boa que lhe rendeu um belo quarto lugar, lutando muito por esta posição.
Troféu “Chris Amon” – Para Fisichella, que fez outra corrida excelente e terminou em décimo. Bem pertinho dos pontos.
Troféu “Fiofó de Ouro” – Para Button, que mesmo muito mal ainda assim não viu ninguém encostar de verdade na pontuação geral.
Troféu “Didi Mocó Prize For Technical Achievements” – Para Lewis Hamilton e Jenson Button. Os queridinhos da casa fizeram provas pífias, longe de qualquer outra coisa.
Troféu “Porquê Eu Não Fiquei Com Minha Boca Fechada” – Para Nelsinho Piquet e Flavio Briatore em sua guerra pela imprensa que ainda causaria grande impacto em algumas semanas…
Troféu “Dick Vigarista” – Para Sebastien Bourdais, que fez uma manobra ridícula que tirou ele e Heikki Kovalainen da prova.

Postado por Perin, que sonha com Donington`93…