Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts do dia 13 outubro 2009

Copa 2010: os estreantes garantidos e os `quase`

13 de outubro de 2009 2

Serão poucos os estreantes no próximo Mundial de 2010. A rigor, o único novato já garantido é um time que já disputou outros Mundiais, sob outras bandeiras. É a  Sérvia, uma `estreante` de araque. Em 1998, disputou o Mundial com a maioria dos jogadores, mas oficialmente representava Iugoslávia. Já em 2006 disputou o Mundial como Sérvia & Montenegro (região autônoma que se separou logo depois), e ainda englobava Kosovo (independente desde 2008).

Quem ainda tem grandes chances de classificação é a Eslováquia. Basta derrotar a Polônia e estará em seu primeiro Mundial após a separação da República Tcheca, que antes formavam a Tchecoslováquia, bi-vice campeã mundial. O africano Gabão tem chances de estrear, dependendo de um tropeço de Camarões contra o Marrocos em Rabat e de uma vitória sua contra Togo, também fora de casa.

Nas repescagens, existem outros candidatos a novatos em Mundial. O mais surpreendente é o Bahrein, que eliminou a Arábia Saudita e que luta contra a Nova Zelândia pela última vaga para asiáticos e oceânicos.

Outro possível estreante é a Bósnia-Herzegovina, ex-república iugoslava e que está na repescagem comandada pelo astro Vedad Ibisevic, um dos mais eficientes centroavantes do futebol europeu.

Estreantes no Mundial 2010:
Sérvia

Possíveis estreantes ainda com chances:
Bahrein, Bósnia-Herzegovina, Eslováquia, Gabão

Postado por Perin, com dados do I.P.E.

Copa 2010: um rescaldo da rodada do feriado nas Eliminatórias

13 de outubro de 2009 1

Forlán e Palermo: os heróis que decidem vaga na quarta-feira/Martin Mejia e Rodrigo Nespolo,AP

Começa hoje uma série de reportagens sobre as Eliminatórias da Copa do Mundo de 2010. Em sua penúltima rodada, faltando apenas alguns jogos de repescagem, a maioria das vagas restantes (faltam 13) se decidem na quarta-feira.

O Brasil, já classificado, manteve a rotina de perder na altitude de La Paz levando 2×1 da Bolívia no último domingo. Alguns jogos foram heróicos no final de semana. O que mais chamou a atenção, até pela rivalidade, foi o Argentina 2×1 Peru, com gol salvador de Martín Palermo (impedido) nos acréscimos e com direito a chute do Peru no travessão na saída de bola. Vejam o compacto:

Outro jogo foi igualmente emocionante aqui na América do Sul. O Uruguai virou sobre o Equador em Quito nos acréscimos, com gol de pênalti de Diego Forlán nos acréscimos.

Uma partida dramática ocorreu na CONCACAF quando os Estados Unidos viraram sobre Honduras e garantiram vaga em seu sexto Mundial consecutivo. Já o México se classificou goleando e eliminando El Salvador, enquanto Costa Rica e Honduras disputam a última vaga direta, cabendo ao derrotado uma chance na repescagem contra Equador, Uruguai ou Argentina...

Nas Eliminatórias Européias, a estreante Sérvia e a Alemanha confirmaram o favoritismo e se garantiram no Mundial vencendo respectivamente a Romênia (5×0) e a Rússia (1×0). A classificação da campeã mundial Itália sobre a Irlanda foi dramática, como sempre: levou 2×1 aos 42 do segundo tempo e empatou logo depois com Alberto Gilardino. Vejam o compacto:

A classificada Inglaterra não deve ter se matado muito ao levar 1×0 da Ucrânia, resultado que virtualmente eliminou a Croácia (que eliminou os ingleses da Euro`2008).

Finalizando, na África do Sul, a Costa do Marfim se classificou ao empatar fora de casa e se garantir em seu segundo Mundial consecutivo, se unindo a Gana e África do Sul.

Postado por Perin, em contagem regressiva