Serão poucos os estreantes no próximo Mundial de 2010. A rigor, o único novato já garantido é um time que já disputou outros Mundiais, sob outras bandeiras. É a Sérvia, uma `estreante` de araque. Em 1998, disputou o Mundial com a maioria dos jogadores, mas oficialmente representava Iugoslávia. Já em 2006 disputou o Mundial como Sérvia & Montenegro (região autônoma que se separou logo depois), e ainda englobava Kosovo (independente desde 2008).
Quem ainda tem grandes chances de classificação é a Eslováquia. Basta derrotar a Polônia e estará em seu primeiro Mundial após a separação da República Tcheca, que antes formavam a Tchecoslováquia, bi-vice campeã mundial. O africano Gabão tem chances de estrear, dependendo de um tropeço de Camarões contra o Marrocos em Rabat e de uma vitória sua contra Togo, também fora de casa.
Nas repescagens, existem outros candidatos a novatos em Mundial. O mais surpreendente é o Bahrein, que eliminou a Arábia Saudita e que luta contra a Nova Zelândia pela última vaga para asiáticos e oceânicos.
Outro possível estreante é a Bósnia-Herzegovina, ex-república iugoslava e que está na repescagem comandada pelo astro Vedad Ibisevic, um dos mais eficientes centroavantes do futebol europeu.
Estreantes no Mundial 2010:
Sérvia
Possíveis estreantes ainda com chances:
Bahrein, Bósnia-Herzegovina, Eslováquia, Gabão
Postado por Perin, com dados do I.P.E.
Comentários