Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts do dia 27 novembro 2009

De volta à Série A, Ceará encerra jejum de 17 anos

27 de novembro de 2009 1

O Ceará Sporting Club está de volta à Primeira Divisão após 17 anos após vencer a Ponte Preta por 2×1 em Campinas. Desde 1993 o time cearense não disputava a elite do futebol nacional. Foram muitos anos de campanhas ruins na Série B ( com melhor resultado um modesto 6º lugar em 1999), e decepção ao ver o arquirrival Fortaleza conseguir duas vezes o acesso, uma delas permanecendo dois anos na Primeira Divisão. 

E olha que na ocasião o “Vovô” jogou pelos grupos C e D, repletos de times que vieram da Segunda Divisão (mas nem todos, como podem ver aqui) e que só davam 1 vaga cada nos dois quadrangulares finais (os grupos A e B tinham três vagas cada), em mais uma virada de mesa vergonhosa dos anos 90 e que felizmente nunca mais ocorreram desde 2000. 

A melhor campanha do Ceará na Primeira Divisão foi em 1985, o ano dos resultados sobrenaturais. Foi também a melhor campanha cearense na Série A: um sétimo lugar

Agora os dirigentes do alvinegro precisam ver os erros cometidos por times nordestinos em seu retorno à Série A: Santa Cruz (2006) e América-RN (2007) pagaram vexames históricos e fizeram campanhas pífias depois de muito tempo fora da Primeira Divisão. Fortaleza e Náutico passaram sufoco todos os anos e até o organizado Sport despencou em 2009, caindo para a Segunda Divisão com várias rodadas de antecedência.