Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts do dia 16 dezembro 2009

GP da Itália de 1971: a chegada mais apertada da F-1 em todos os tempos

16 de dezembro de 2009 3

GP da Itália de 1971: Esta é, até tecnicamente falando, a vitória mais apertada da Fórmula-1. Apenas 0,010s separaram o vencedor Peter Gethin, do segundo colocado Ronnie Peterson. Mais incrível: apenas 0,61s separaram o vencedor do QUINTO colocado, Howden Ganley. Entre eles: François Cevért e Mike Hailwood. Foi também a corrida mais rápida da história da categoria, com média de 241,61 km/h, até o GP da Itália de 2003, vencido por Michael Schumacher com média de 247,58 km/h.

A corrida foi emocionante do início ao fim, pois Jackie Stewart, Clay Regazzoni e ainda Jacky Ickx também disputaram a liderança antes de abandonarem, assim como Chris Amon (o sexto colocado), que teve problemas com a viseira e superaquecimento do motor.

Faltando duas voltas, o líder era Peterson, enquanto Gethin era o quarto. Depois, Cevért saiu na frente da penúltima volta, e Gethin já estava em terceiro, separado por Peterson. Ao final daquele giro, as mudanças finais que determinaram o resultado da prova (reparem que Gethin vira líder na Parabólica, a última curva!).  Vejam um fantástico vídeo com imagens da prova, incluindo a lendária chegada:

VEJA TAMBÉM:

Chegadas sensacionais: GP da Áustria de 1982 e triunfo italiano

Chegadas Sensacionais: GP da Espanha de 1986 e vitória de Senna por 75cm