Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Chegadas Sensacionais: GP da Espanha de 1986 e vitória de Senna por 93cm

22 de dezembro de 2009 2

O GP da Espanha foi disputado na pista de Jerez de la Fronteira em 1986. Como o nome já diz, fica na fronteira da Espanha com Portugal e Marrocos ao lado do Estreito de Gibraltar, em um lugar que o sempre espirituoso tricampeão brasileiro Nélson Piquet dizia que ficava “lá aonde o vento faz a curva…”. A pista sempre foi um porre, mas teve ao menos um momento especial na Fórmula 1.

Foi no duelo final entre Nigel Mansell, então em uma poderosa Williams, e o então jovem Ayrton Senna, correndo na instável Lotus-Renault. Senna largou na frente, comboiado por Nélson Piquet e Alain Prost. No meio da prova, Senna foi ultrapassado por Mansell, que passou todo mundo e aproveitou uma confusão entre Senna e o retardatário Marc Surer.

O brasileiro não desistiu e seguiu tentando dar o troco em Mansell, o que finalmente ocorreu. Prost, que vinha espreitando, aproveitou e passou o inglês no mesmo momento. Algumas voltas depois, Mansell recuperou a segunda posição e foi para cima de Senna. Na última volta, o inglês tentou o bote final na reta de chegada, e passou a apenas 0,014s do brasileiro (ou 93cm), na segunda chegada mais apertada da história da categoria. Vejam o compacto:

Aquela foi a terceira vitória na carreira de Senna, que tinha vencido antes no GP de Portugal em Estoril em 1985 e no GP da Bélgica do mesmo ano, em Spa-Francorchamps. Foi também a primeira vez que Ayrton Senna assumiu a liderança do Mundial de Pilotos na categoria.

VEJA TAMBÉM:

GP da Itália de 1971: a chegada mais apertada da F-1 em todos os tempos

Chegadas sensacionais: GP da Áustria de 1982 e triunfo italiano

Comentários (2)

  • Hélio Sassen Paz diz: 22 de dezembro de 2009

    Fala, Perin!

    Mais uma CAN chegando: é hora de apontar para o continente africano!

    []‘s,
    Hélio

    EDITADO: boa lembrança!

  • Nélson diz: 22 de dezembro de 2009

    Senna queimou a largada, mas ninguém falou nada.

Envie seu Comentário